Empresários envolvidos no setor turístico de Bataguassu e o Distrito de Nova Porto XV se reuniram, na quinta e sexta-feira (07 e 08), para 1º Encontro de Empreendedores que retomou as discussões a respeito das ações de fomento ao turismo da região. Foram abordados os pontos fortes da cidade, as possibilidades de investimento e projetos que visam a organização da infraestrutura, bem como a geração de emprego através de atração de indústrias, torneios e eventos tradicionais, incentivo de esportes rurais, entre outros.
Os encontros foram marcados pela presença de representantes de restaurantes, hotéis e pousadas, pescadores, piloteiros e artesãos. Com essa ação, o Sebrae promove uma maior aproximação com o público que está diretamente ligado com as ações para alavancar o desenvolvimento local.
De acordo com o consultor do Sebrae/MS, Gustavo Schmidt, a atividade teve como objetivo apresentar opiniões sobre os pontos fortes e barreiras para o desenvolvimento do turismo com o potencial das águas para pesca e esporte. O próximo passo será apresentar os dados obtidos nos encontros de forma compilada e debater as formas de ação para posteriormente desenvolver um plano de ação do município com participação de lideranças dos setores envolvidos.
Segundo o secretário de Desenvolvimento Econômico e Meio Ambiente de Bataguassu, Nilo José Perlin, a participação de diversas instituições permite uma ampla discussão quanto aos investimentos necessários para alavancar ainda mais a economia da cidade. “A troca de ideias e pensamentos com diferentes ramos permite a articulação de parcerias e o fomento para execução integrada de ações voltadas ao desenvolvimento local sustentável”, destacou.
Para o empresário Bruno Alberto de Araújo, a gestão municipal de Bataguassu já realizou melhorias e agora é hora de desenvolver mais pontos de lazer. “Com a criação de lugares de eventos e mais opções de lazer na cidade, poderemos ter o consumo real dentro da cidade, com uma boa qualidade de vida”, afirmou ele, que participou do 1º Encontro de Empreendedores em Bataguassu.
Renan Gustavo da silva Alves, também marcou presença no encontro como representante de uma empresa da cidade. “O evento deu mais confiança para entender as dificuldades da sociedade, comerciantes e indústrias, além de conversar sobre os interesses, discutir o que a cidade precisa e o que a gente consegue fazer para melhorar”, falou.
Cidade Empreendedora
O Cidade Empreendedora é um programa do Sebrae que tem como objetivo promover o desenvolvimento local por meio de um trabalho conjunto com prefeituras municipais, para atuar com foco em eixos estratégicos da economia.
O programa está dividido em oito pilares que visam acelerar o desenvolvimento: Mapeamento de oportunidades; Desburocratização; Sala do Empreendedor; Compras locais; Liderança; Cultura empreendedora e inovação; Plano de Desenvolvimento Econômico; e Desenvolvimento empresarial.
Os interessados em conhecer mais sobre a metodologia do programa e detalhes sobre os trabalhos realizados em Mato Grosso do Sul devem entrar em contato com a Central de Relacionamento do Sebrae no telefone 0800 570 0800.
Por: Nayara Tiago