Promovidas por meio do programa Cidade Empreendedora, capacitações foram realizadas pelo Sebrae em parceria com a Prefeitura Municipal
Por meio do programa Cidade Empreendedora, o Sebrae/MS e a Prefeitura Municipal de Porto Murtinho promoveram, nesta quarta-feira (6) e quinta-feira (7), duas capacitações sobre a área de Comércio Exterior – uma voltada para os empreendedores locais e a outra para os servidores municipais, com a proposta de prepará-los para as oportunidades que irão surgir a partir da implantação da Rota Bioceânica.
Porto Murtinho possui uma localização estratégica, pois o corretor rodoviário ligará o Brasil com o Paraguai através de uma ponte sobre o rio Paraguai que será construída na fronteira entre o município e a cidade de Carmelo Peralta. A estrutura é fundamental para possibilitar o transporte de produtos rumo ao Oceano Pacífico.
De acordo com a analista do Sebrae/MS, Lorrany Godoy, novas possibilidades irão surgir com a implantação da rota e o conhecimento apresentado vem para dar suporte aos empreendedores e, para a própria prefeitura, na tomada de decisão. “Com a chegada da Rota Bioceânica tornou-se imprescindível a realização de capacitações em Comércio Exterior, visando atender a nova realidade que está chegando e preparar o empresariado local para poder competir neste mercado”, pontuou a analista.
Com o tema “Sistemática de Exportação”, o primeiro curso foi realizado nessa quarta-feira (6) e teve como público-alvo os empreendedores locais. Com um momento prático e outro teórico, os empresários aprenderam desde os aspectos básicos referentes ao tema, como nomenclaturas específicas, até o funcionamento do fluxo e tiveram a possibilidade de simular uma exportação via terrestre.
Quem participou da capacitação como o empreendedor Edemir Soares Lopes, proprietário de um escritório contábil no município, aprovou a iniciativa. “O curso foi muito bom, trouxe bastante conhecimento para que a gente consiga desenvolver o nosso negócio na área. Temos a pretensão de apresentar os nossos conhecimentos e exportar os nossos serviços para as empresas e queremos estar preparados para atendê-las”, comentou o empresário.
Já nesta quinta-feira (7), foi a vez dos servidores municipais aprenderem mais sobre “Técnicas de negociação internacional”. Os dois cursos foram ministrados pela consultora do Sebrae/MS Andrea Afif Elossais, no caso do conteúdo apresentado para os colaboradores da prefeitura, a capacitação também simulou uma rodada de negócios.
“Trouxemos informações teóricas e depois os participantes tiveram a oportunidade de simular uma negociação. O conteúdo do curso apresentou, principalmente, como os servidores devem agir ao negociar com pessoas que possuem culturas diferentes, como o paraguaio. A prefeitura pode estabelecer convênios com outros países, minimizar barreiras existentes, fazer troca de conhecimentos, serviços e produtos e, agora, o servidor público está apto para fazer o procedimento”, esclareceu Andrea.
Segundo a agente de desenvolvimento de Porto Murtinho, Annice Dias de Oliveira, o conteúdo apresentado é importante para que os servidores municipais estejam preparados para aproveitar as oportunidades que serão proporcionadas pela implantação da Rota Bioceânica.
“A prefeitura adotou o programa Cidade Empreendedora justamente para auxiliar o município nessa preparação. O programa tem capacitado a população e os servidores também terão que estar qualificados para atender as novas demandas. Então, esse curso foi muito importante não só para a atuação dos servidores na própria prefeitura, mas também para que eles possam orientar os investidores interessados em trabalhar no município”, ressaltou a agente.
Mais informações sobre o programa Cidade Empreendedora podem ser obtidas por meio do número 0800 570 0800.