Levado por meio do programa Cidade Empreendedora, curso capacitou 121 participantes no município
No desafiador cenário da agricultura familiar, é essencial que os produtores rurais sejam capazes de enfrentar obstáculos, explorar oportunidades e garantir o sucesso de suas propriedades. Nesse contexto, o Empretec Rural tem se destacado como uma iniciativa transformadora, impulsionando a capacidade empreendedora e a gestão eficiente dos participantes.
A capacitação é uma vertente do já conhecido Empretec, principal programa de formação de empreendedores do mundo, que utiliza metodologia desenvolvida pela Organização das Nações Unidas (ONU). No Brasil, ele é realizado exclusivamente pelo Sebrae, desde 1994. Ao longo do programa, os participantes do programa mergulham em um ambiente de aprendizado intensivo, focado em técnicas de gestão, planejamento estratégico, inovação e resolução de problemas.
No Empretec Rural, a metodologia é voltada para os produtores e um dos principais pontos fortes do curso é a capacidade de despertar habilidades latentes nos participantes. Muitas vezes, as pessoas não têm consciência do próprio potencial empreendedor e do impacto que podem ter em suas propriedades. O programa os desafia a abandonar o comodismo, a enfrentar limitações e a buscar novas estratégias na gestão agrícola.
Na cidade de Brasilândia, localizada no estado de Mato Grosso do Sul, pelo menos de 121 pessoas já participaram do programa Empretec Rural neste ano. A iniciativa foi realizada no âmbito do programa Cidade Empreendedora, desenvolvido pelo Sebrae/MS em parceria com a Prefeitura Municipal, que visa promover o desenvolvimento local por meio do fortalecimento dos pequenos negócios.
Dentre os participantes, destaca-se a história do produtor rural Alan Victor Mendes, da primeira turma do Empretec Rural no município. “O Empretec me ajudou muito, abrindo minha mente para a importância de buscar informações, planejar as atividades, ter uma atitude positiva, avançar, fazer as coisas acontecerem e estar atento às oportunidades. Essas foram as lições fundamentais que obtive com o programa”, pontuou.
Ele também destacou o impacto positivo do programa em seu negócio. “Após participar do Empretec, adotei uma abordagem mais cautelosa e estratégica em minhas ações. Passei a planejar com mais cuidado e a avaliar os resultados. Como produtor rural, conquistei uma parceria com uma grande empresa do setor pecuário, trazendo gado para minha propriedade e ampliando nossa margem de lucro”, completou.
Já Darley Rogério Pedrozo da Luz, proprietário da empresa Carvão Dibao, teve a oportunidade de participar do Empretec em novembro de 2022, quando ainda era funcionário de outro empreendimento. Em abril de 2023, adquiriu a empresa de carvão vegetal para churrasco e atualmente trabalha no negócio. “Aprendi bastante sobre as características de comportamento empreendedor, as quais estou aplicando na empresa hoje. Todo o aprendizado do Empretec Rural foi fundamental para minha decisão de deixar de ser empregado e ingressar no mundo do empreendedorismo, algo que eu sempre quis experimentar”, afirmou.
Darley compartilhou sobre as melhorias e oportunidades que tem trabalhado no cotidiano da empresa. Ele utiliza o Planejamento e Monitoramento Sistemático, com planilhas financeiras para embasar suas decisões. Na área de marketing, redes sociais é uma das principais ferramentas adotadas e ele busca feedback dos clientes pessoalmente.
Com todo esse trabalho, houve uma melhora na qualidade do carvão e estabeleceu novas parcerias para atender melhor os clientes. “Posso dizer que praticamente todas as características do comportamento empreendedor que aprendi no curso Empretec Rural estão sendo aplicadas na minha empresa. Já tenho percebido mudanças significativas, como a melhoria na organização do sistema e na limpeza. Estou aplicando tudo o que aprendi durante o curso”, concluiu o empreendedor.
Cidade Empreendedora
Para promover o desenvolvimento local a partir do fortalecimento dos pequenos negócios, o programa Cidade Empreendedora é executado pelo Sebrae/MS, em parceria com as Prefeituras Municipais que aderem à iniciativa. Uma das vertentes de trabalho é voltada para dar apoio aos pequenos negócios, seja no campo ou na cidade, para que eles possam melhorar a empresa, conquistar novos mercados e ampliar a lucratividade.
Nesse contexto, produtores da agricultura familiar recebem consultoria especializada para que melhorem a qualidade da produção e façam o planejamento do plantio de acordo com o que o mercado precisa, além de conseguirem se organizar para vender para o poder público via Programa Alimenta Brasil (PAB) e Programa Nacional de Alimentação Escolar (PNAE). Em Brasilândia, o curso Empretec Rural foi mais uma iniciativa com a proposta de fortalecer o empreendedorismo no campo e a agricultura familiar.
No total, 37 municípios participam do Cidade Empreendedora em Mato Grosso do Sul: Amambai, Água Clara, Aparecida do Taboado, Bataguassu, Batayporã, Brasilândia, Bela Vista, Bandeirantes, Caarapó, Camapuã, Chapadão do Sul, Costa Rica, Coxim, Dourados, Deodápolis Inocência, Jaraguari, Jardim, Ladário, Maracaju, Miranda, Naviraí, Nioaque, Nova Alvorada do Sul, Nova Andradina, Paraíso das Águas, Paranaíba, Pedro Gomes, Ponta Porã, Porto Murtinho, Ribas do Rio Pardo, Rio Brilhante, Rio Verde de Mato Grosso, Santa Rita do Pardo, São Gabriel do Oeste, Sonora e Terenos.
Mais informações sobre o programa Cidade Empreendedora podem ser obtidas por meio do número 0800 570 0800 ou pelo site cidadeempreendedora.ms.sebrae.com.br.