Ação é realizada pelo Sebrae/MS e Prefeitura Municipal, por meio do programa Cidade Empreendedora, e apresentou formas de uso consciente da energia elétrica
Com objetivo de fornecer auxílio a pequenos empresários de Sonora, em relação a redução dos custos com energia elétrica, por meio do uso consciente e de forma sustentável, o Sebrae/MS e a Prefeitura Municipal realizaram o “Circuito de Energias Renováveis”, nesta terça-feira (05), na sede da Câmara Municipal do município.
Na ocasião, foi realizada a palestra com o tema “Como Reduzir Custos com Energia”, que abordou assuntos como: investimento na estruturação de práticas renováveis com o uso consciente de energia elétrica para redução de gastos. Durante a explicação, foram apresentados métodos aplicáveis, sem custos iniciais, e outros com base em investimento de estrutura, bem como, o aluguel de energia proveniente de usinas fotovoltaicas, cuja energia elétrica é produzida a partir da luz solar. O encontro também contou com a participação de instituições financeiras, as quais expuseram linhas de crédito voltadas para o financiamento de iniciativas sustentáveis.
O prefeito de Sonora, Enelto Ramos da Silva, enfatizou que acredita no potencial da parceria entre Sebrae/MS e Prefeitura, já que município tem se destacado como uma das cidades que mais investem no setor. “Quando a gente fala em políticas sustentáveis, impulsiona nossa economia, principalmente neste momento que Sonora vive. O circuito vem para transformar as empresas, melhorar o conhecimento, o investimento em sustentabilidade, e a economia de energia. Um crescimento em conjunto com o apoio da iniciativa pública”, comenta.
Segundo o analista-técnico do Sebrae/MS Vitor Gonçalves Faria, o evento auxilia os empreendedores a identificarem quais medidas podem ser tomadas para favorecer as empresas na adoção de políticas sustentáveis. “O Circuito de Energias Renováveis visa apoiar as empresas na redução dos custos de energia e apresenta soluções. Os participantes assistem uma palestra para entender o mercado, quais os tipos de taxação, e as vantagens do uso da energia limpa e, após esse momento, podem conversar com empresas prestadoras de serviço da área de instalação e instituições financeiras, que têm créditos específicos para a energia renovável”, esclarece Vitor.
Para o presidente da Câmara de Vereadores de Sonora, Jansen Peixoto, o evento foi de conscientização tanto da iniciativa privada quanto às práticas de sustentabilidade, e da possibilidade em melhorias da gestão de recursos públicos, com a redução de custos com energia elétrica. “A sustentabilidade está em alta, por isso, precisamos nos atentar às práticas para um ambiente seguro onde a energia limpa seja trabalhada com seriedade no mundo dos negócios e nos departamentos públicos”, enfatiza.
O proprietário da empresa Evolution Info Solar de Sonora, Luciano Nunes de Souza, declarou a importância em dividir experiências e apresentar soluções sustentáveis para o uso de energia. “É a primeira vez que participo de um evento com empresários, com foco no uso da energia por meios naturais. Fiquei feliz em poder mostrar como isso pode ser feito e partilhar os benefícios para cada empreendedor, porque não há riscos, é um investimento que cada pessoa só tem a ganhar”, expôs Luciano.
Mais informações sobre o programa Cidade Empreendedora, oferecido pelo Sebrae/MS, ligue para 0800 570 0800 ou acesse cidadeempreendedora.ms.sebrae.com.br.