Chancela de Educação Empreendedora foi concedida para instituições de ensino da Rede Municipal por reconhecimento ao trabalho realizado na formação de jovens empreendedores
Como forma de reconhecer o trabalho desenvolvido por escolas municipais de Camapuã no âmbito da formação de jovens empreendedores, o Sebrae/MS concede às instituições de ensino a Chancela Educação Empreendedora. Nesta segunda-feira (3), duas unidades escolares foram presenteadas com uma placa que destaca o alto grau de implementação de metodologias voltadas para o empreendedorismo.
De acordo com o Centro Sebrae de Referência em Educação Empreendedora (CER), o índice atingido pela Escola Municipal Sudalydio Rodrigues Machado foi de 83%, enquanto a Escola Municipal Ernesto Solon Borges Polo alcançou 90%. Nos dois casos, o resultado obtido pelas unidades escolares foi superior à média exigida para instituições avançadas que, atualmente, é de 79%.
O descerramento da placa foi feito na sede de cada escola municipal e contou com a presença de pais e alunos, além de representantes da Prefeitura Municipal, como o prefeito de Camapuã, Manoel Nery. A secretária municipal de Educação, Cultura, Esporte e Lazer, Selma Maria Rodrigues Ramires, destacou que trabalho desenvolvido no âmbito do empreendedorismo foi possível graças ao empenho do corpo docente e proporcionou uma mudança significativa na vida dos estudantes.
“Foi emocionante ver o brilho nos olhos das nossas crianças e professores durante a atividade, pois isso nos mostrou o quanto o empreendedorismo pode ser importante para o futuro delas. Tenho a certeza de que elas levarão esse aprendizado desde a infância para a vida toda”, destacou a secretária.
Nas duas instituições de ensino premiadas, o trabalho realizado no âmbito do empreendedorismo teve início em 2021 com a chegada do programa Cidade Empreendedora em Camapuã, realizado pelo Sebrae/MS em parceria com a Prefeitura Municipal. Um dos principais eixos da iniciativa é o Educação e, por meio dele, os professores foram capacitados para aplicação da metodologia Jovens Empreendedores Primeiros Passos (JEPP), voltada para estudantes do 1º ao 9º ano do Ensino Fundamental. Além do JEPP, outras soluções com o foco no empreendedorismo, como palestras e capacitações, também foram oferecidas pelo Sebrae para o município.
Segundo a gestora estadual do programa Educação Empreendedora, Priscila Veloso, a Chancela de Educação Empreendedora foi concedida pelo Sebrae às escolas, por meio do Radar Educação Empreendedora. A ferramenta classificou as instituições de ensino em relação ao grau de ambiência favorável para a implementação das metodologias a partir do preenchimento de um formulário.
“As escolas participantes inseriram informações sobre as iniciativas e projetos desenvolvidos e, a partir disso, o radar mediu o envolvimento dos atores e aspectos como a cultura, estrutura, recursos e políticas públicas. As duas escolas municipais de Camapuã se destacaram em relação à pontuação e, por isso, foram contempladas com a honraria”, esclareceu Priscila.
Mais do que receber a placa, o reconhecimento permitiu que a escola pudesse compartilhar as boas práticas com outras instituições de ensino. As ações desenvolvidas estão disponibilizadas no site do Centro Sebrae de Referência em Educação Empreendedora na aba “CER Histórias”.
Palestra “Super competências empreendedoras”
No último dia 27, o Sebrae/MS ofereceu para estudantes das duas escolas premiadas, a palestra “Super competências empreendedoras” com a proposta de trabalhar com as crianças e adolescentes características positivas como comunicação, bom relacionamento, organização e planejamento. Mais do que garantir que uma pessoa se destaque no mundo do empreendedorismo, o desenvolvimento de habilidades deste tipo também é fundamental para que o estudante siga a carreira que desejar no futuro.
Mais informações sobre o programa Educação Empreendedora podem ser obtidas por meio do número 0800 570 0800 ou pelo e-mail educacaoempreendedora@ms.sebrae.com.br. Já para saber mais sobre o programa Cidade Empreendedora, acesse o site cidadeempreendedora.ms.sebrae.com.br.