Escolas de Rio Verde são homenageadas pelo Sebrae/MS por incentivar o empreendedorismo

/ / Rio Verde de Mato Grosso

Chancela de Educação Empreendedora foi concedida para cinco unidades de ensino da Rede Municipal por reconhecimento ao trabalho realizado na formação de jovens empreendedores

O Sebrae/MS homenageou, nesta segunda-feira (27), cinco escolas municipais de Rio Verde de Mato Grosso, com uma honraria que reconhece o trabalho desenvolvido pela instituição no âmbito da formação de jovens empreendedores. O descerramento da placa foi realizado na sede das unidades de ensino e a entrega da honraria veio em reconhecimento ao grau elevado de implementação de metodologias voltadas para o empreendedorismo.

Segundo o Centro Sebrae de Referência em Educação Empreendedora (CER), o índice atingido pelas escolas municipais José Duailibi, Dr. Cesar Galvão e Aurelino Ataide de Brito foi o máximo possibilitado – 100%. Já as escolas Crescêncio de Abreu e Mariza Ferzelli alcançaram, 99% e 82%, respectivamente. Em todos os casos, o resultado obtido pelas instituições foi superior à média exigida para instituições avançadas que, atualmente, é de 79%.

A entrega da honraria foi feita na sede de cada unidade de ensino e contou com a presença de pais e alunos, além de representantes da Prefeitura Municipal. Em uma das solenidades, realizada na Escola Municipal Polo Crescêncio de Abreu, participou também o prefeito de Rio Verde, Réus Fornari.

Para o prefeito, a educação é a base para a construção de uma cidade melhor e mais próspera. “O aluno empreendedor é aquele que sabe, por meio do ensinamento recebido, aproveitar as oportunidades e diferenciar as coisas para manter o equilíbrio entre projetos e é exatamente isso que a futura sociedade vai precisar. Ainda mais no contexto em que vivemos, com o avanço constante das tecnologias”, ressaltou o líder do executivo.

Estudantes do Ensino Fundamental participaram da metologia Jovens Empreendedores Primeiros Passos (JEPP) levada para o município por meio do programa Cidade Empreendedora

Nas cinco instituições de ensino, o trabalho realizado no âmbito do empreendedorismo iniciou-se em 2021 com a chegada do programa Cidade Empreendedora em Rio Verde, executado pelo Sebrae/MS em parceria com a Prefeitura Municipal. Um dos principais eixos da iniciativa é o Educação e, por meio dele, os professores foram capacitados para aplicação da metodologia Jovens Empreendedores Primeiros Passos (JEEP), voltada para estudantes do 1º ao 9º ano do Ensino Fundamental. Além do JEPP, outras soluções com o foco no empreendedorismo, como palestras e capacitações, também foram oferecidas pelo Sebrae para o município.

De acordo com o secretário de Educação, Cultura e Esportes de Rio Verde, Valter Costa de Almeida, o reconhecimento vindo do Sebrae é de suma importância para a Rede Municipal de Ensino por ressaltar o comprometimento do corpo docente e a qualidade do serviço oferecido. “Em 2021 e 2022 foi aplicada a metodologia JEPP nas Escolas e Centros de Educação Infantil no município e as nossas cinco escolas inscritas foram agraciadas com a classificação das histórias. Hoje nossas práticas podem ser lidas e compartilhadas no site do Sebrae. Ouso dizer que este reconhecimento é o primeiro de muitos que estão por vir”, destacou.

Segundo a gestora estadual do programa Educação Empreendedora, Priscila Veloso, a Chancela de Educação Empreendedora foi concedida pelo Sebrae às escolas, por meio do Radar Educação Empreendedora. A ferramenta classificou as instituições de ensino em relação ao grau de ambiência favorável para a implementação das metodologias a partir do preenchimento de um formulário.

“As escolas participantes inseriram informações sobre as iniciativas e projetos desenvolvidos e, a partir disso, o radar mediu o envolvimento dos atores e aspectos como a cultura, estrutura, recursos e políticas públicas. As cinco escolas municipais de Rio Verde se destacaram em relação à pontuação e, por isso, foram contempladas com a honraria”, esclareceu Priscila.

Mais do que receber a placa, o reconhecimento permitiu que a escola pudesse compartilhar as boas práticas com outras instituições de ensino. As ações desenvolvidas estão disponibilizadas no site do Centro Sebrae de Referência em Educação Empreendedora na aba “CER Histórias”.

O Sebrae/MS concedeu para cada escola premiada uma placa em reconhecimento ao trabalho desenvolvido no âmbito do fomento ao empreendedorismo

Palestra “Super competências empreendedoras”

A partir desta segunda-feira (27) até quinta-feira (30), o Sebrae/MS oferece para estudantes das cinco escolas premiadas, a palestra “Super competências empreendedoras” com a proposta de trabalhar com as crianças e adolescentes características positivas como comunicação, bom relacionamento, organização e planejamento. Mais do que garantir que uma pessoa se destaque no mundo do empreendedorismo, o desenvolvimento de habilidades deste tipo também é fundamental para que o estudante siga a carreira que desejar no futuro.

Hoje (27), a palestra foi ministrada pela manhã nas escolas Dr. Cesar Galvão e Crescêncio de Abreu e, à tarde, nas unidades de ensino Maria Ferzelli e Aurelino Ataíde de Brito. Já na quarta-feira (29), a capacitação será oferecida mais uma vez para outras turmas das mesmas escolas: das 8h às 9h, na Dr. Cesar Galvão; nas 9h às 10h30, das 15h às 16h30, na Mariza Ferzelli. Na mesma data, alunos da José Duailibi também recebem a capacitação das 9h às 10h30. Já na quinta-feira (30), das 15h30 às 16h30, a palestra será ministrada para mais uma turma da escola Aurelino Ataide de Brito.

Mais informações sobre o programa Educação Empreendedora podem ser obtidas por meio do número 0800 570 0800 ou pelo e-mail educacaoempreendedora@ms.sebrae.com.br. Já para saber mais sobre o programa Cidade Empreendedora, acesse o site cidadeempreendedora.ms.sebrae.com.br.