Estudantes de Bataguassu participam de Dia da Educação Ambiental promovido pelo Sebrae/MS

/ / Bataguassu

Iniciativa foi promovida por meio do programa Cidade Empreendedora, em parceria com a Prefeitura Municipal

Nesta segunda-feira (24), o Sebrae/MS por meio do programa Cidade Empreendedora, em parceria com a Prefeitura Municipal de Bataguassu, Superintendência Municipal do Meio Ambiente e Associação Costa Leste dos Artesãos de Mato Grosso do Sul (ACLAMS), promoveu o Dia da Educação Ambiental para alunos das Escolas Municipais Marechal Rondon e Pedro Domingues, localizadas no Distrito Nova Porto XV do município.

A ação teve como objetivo conscientizar os alunos sobre noções de sustentabilidade, logística reversa, produtos orgânicos e responsabilidade socioambiental. Na data, foi realizada a oficina de plantio de hortaliças em garrafas pet e distribuição de mudas e sementes frutíferas nativas da região. De acordo com a analista técnica do Sebrae/MS, Patrícia Tatiana, a ação foi uma forma de tratar a educação ambiental de maneira divertida com os alunos.

“A ação realizada na escola, além de educativa, trouxe o lúdico e encantamento para as crianças. Foi realizada uma discussão sobre meio ambiente, reciclagem e logística reversa, onde as crianças puderam ser protagonistas desse processo de criação, fizeram o plantio de hortaliças, colocaram a mão na massa. Com isso, serão multiplicadores do que elas mesmas puderam criar”, expõe a analista.

Para a professora Bianca Coutinho Borges, que trabalha na Escola Municipal Professor Pedro Domingues de Figueiredo da Nova Porto XV, o Dia da Educação Ambiental foi uma forma de conscientizar as crianças. “A atividade foi bastante relevante. Foi trabalhado não só a consciência ambiental, mas também foi realizado o trabalho com os próprios materiais recicláveis. Toda essa parte prática da iniciativa foi importante, as crianças puderam manusear os materiais e ter um contato direto. O encontro foi muito produtivo e acredito que ações como essa tem um impacto positivo na vida das crianças”, comenta Bianca.

Já para Emanuelle dos Santos Siqueira, professora na Escola Municipal Professor Pedro Domingues de Figueiredo da Nova Porto XV, a iniciativa foi um momento em que as crianças tiveram a oportunidade de conhecer na prática, diversas maneiras de reciclar materiais que usamos no dia a dia. “Os alunos realizaram uma atividade muito bacana na plantação de pés de alface, foi muito produtivo e lúdico. A partir disso, os estudantes construíram uma horta na garrafa pet, sendo essa uma das formas de reciclar esse material que tanto usamos”, explica a professora.

Mais informações sobre o programa Cidade Empreendedora podem ser obtidas por meio do número 0800 570 0800 ou pelo site cidadeempreendedora.ms.sebrae.com.br.