Estudantes de Caarapó realizam primeira troca do Recicla Verdinho na feira

/ / Caarapó

Iniciativa promovida por meio do programa Cidade Empreendedora possibilita que alunos troquem materiais recicláveis por alimentos saudáveis

Nessa quinta-feira (13), alunos do 4º e 5º ano da Escola Municipal Moacir Franco de Carvalho, em Caarapó, realizaram a primeira troca da moeda social do projeto Recicla Verdinho por alimentos saudáveis na Praça Central da cidade. Ao entregar na escola materiais que seriam descartados em casa, como garrafas pet e recipientes plásticos, os estudantes recebem “verdinhos” e podem adquirir produtos da agricultura familiar na feira.

O projeto Recicla Verdinho é uma parceria entre a Prefeitura Municipal, Sicoob e Sebrae/MS, por meio do programa Cidade Empreendedora. O prefeito André Nezzi participou da solenidade de lançamento da iniciativa e explicou que o valor dos produtos fornecidos para as crianças será repassado integralmente aos produtores pelo Sicoob, promovendo o fortalecimento da economia local e incentivando a agricultura familiar.

Representantes do Sebrae/MS, Sicoob e Prefeitura Municipal participaram do lançamento do projeto na Praça Central

No total, seis produtores estão cadastrados no projeto para fornecer alimentos aos estudantes. Já os materiais recicláveis arrecadados na escola serão destinados a Cooperativa dos Catadores de Materiais Recicláveis (Coopercicla), contribuindo para a valorização da atividade.

Francielly da Silva Batista, mãe da estudante Yasmin, compartilhou a história da filha que está no 4º ano do Ensino Fundamental e, por meio do projeto, vivenciou a experiência de autonomia financeira. Com a iniciativa, Yasmin conseguiu arrecadar 520 embalagens e, a partir da troca por verdinhos, utilizou a moeda social para adquirir verduras, legumes e frutas, incluindo repolho, um alimento que não costumava comer. “Foi uma experiência muito boa para ela, que a motivou a juntar objetos para poder ter seu próprio dinheiro”, relata a mãe.

Estudantes trocam materiais recicláveis pela moeda social “verdinho” e com ela podem adquirir alimentos saudáveis oriundos da agricultura familiar

Para Yasmin, participar do projeto fez com que ela se sentisse mais participativa em casa, contribuindo para a alimentação da família. “Foi muito legal! Comprei verduras, legumes e frutas. Gostei bastante! Foi a primeira vez que fui com o meu próprio dinheiro, que eu juntei. Já tinha ido várias vezes com a minha mãe, mas agora pude fazer com o meu próprio dinheiro. Comprei até coisas que eu não comia para ajudar a minha família”, revela.

Em Mato Grosso do Sul, além de Caarapó, essa iniciativa também é realizada em Bela Vista, Rio Brilhante, Maracaju, Costa Rica, Naviraí, Nova Andradina, Dourados, Amambai, Rio Verde de Mato Grosso, Inocência, Paraíso das Águas e Nova Alvorada do Sul. A expansão do projeto visa promover a sustentabilidade, incentivar a reciclagem e proporcionar uma alimentação mais saudável para as crianças. Com a participação de diversos municípios, a iniciativa fortalece o compromisso com a educação ambiental, o consumo consciente e o desenvolvimento econômico local.

Mais informações sobre o programa Cidade Empreendedora podem ser obtidas por meio do número 0800 570 0800 ou pelo site cidadeempreendedora.ms.sebrae.com.br.