Capacitação realizada por meio do programa Cidade Empreendedora teve a proposta de despertar no público o interesse por empreender
“Empreendedorismo em dois tempos” foi o tema da palestra promovida para estudantes da Rede Municipal de Ensino de Rio Brilhante, nessa quinta-feira (26) e sexta-feira (27). A capacitação foi uma iniciativa do programa Cidade Empreendedora, executado pelo Sebrae/MS e pela Prefeitura Municipal, com o apoio da Associação Comercial e do Sindicato Rural de Rio Brilhante.
Com protocolos de biossegurança, as palestras foram realizadas na Escola Municipal Sidney Coelho Nogueira. Na manhã desta sexta-feira (27), o público-alvo foram os estudantes do 9º ano do Ensino Fundamental de 12 escolas municipais, estavam presentes na palestra cerca de 50 alunos. Já na noite de quinta-feira (26) o conteúdo foi apresentado para cerca de 40 alunos que cursam o EJA (Educação de Jovens e Adultos) por meio da Rede Municipal.
Para despertar nas crianças e adolescentes a capacidade de identificar oportunidades, ter ideias e as transformar em algo de valor para o outro, seja no âmbito financeiro, cultural ou social, o programa Cidade Empreendedora possui como uma das vertentes o eixo Educação Empreendedora e a palestra ministrada é uma das iniciativas que fazem parte deste trabalho.
De acordo com Elizabeth Tobias Vergineo, analista técnica do Sebrae/MS, cada encontro teve, em média, duas horas com a proposta de sensibilizar os participantes a respeito do empreendedorismo. Foi falado sobre a importância do equilíbrio entre: empreendedorismo empresarial; empreendedorismo corporativo; e empreendedorismo social. Além de expor aos participantes conteúdos como: as novas e antigas visões a respeito de empreender, se o empreendedorismo se encaixa em profissão ou em comportamento, e as demais pluralidades da área.
“Através do empreendedorismo em nossas vidas conseguimos avançar confiantes, a palestra mostra esse ponto de vista ao aluno que está se preparando para entrar no mercado do trabalho, usamos esse momento para plantar a semente do empreendedorismo, para que ele possa empreender na vida pessoal e profissional. É decidindo fazer e ser algo, que conseguimos mudar a trajetória de nossa vida, por isso os insights da palestra foram significativos para os jovens que estavam presentes”, pontuou Elizabeth.
Mais informações sobre o programa Cidade Empreendedora podem ser obtidas pelo número 0800 570 0800.