Estudantes de Novo Horizonte de Sul participam da Feirinha do JEPP e expõem produtos feitos em sala de aula

/ / Novo Horizonte do Sul

Realizado pela segunda vez no município, evento marca a conclusão da metodologia Jovens Empreendedores Primeiros Passos, executada por meio do programa Cidade Empreendedora

Estudantes do 1º ao 9º ano do Ensino Fundamental da Rede Municipal de Ensino de Novo Horizonte de Sul tiveram a oportunidade de apresentar à comunidade os produtos que desenvolveram em sala de aula por meio da metodologia Jovens Empreendedores Primeiros Passos (JEPP), aplicada pela segunda vez no município através do eixo Educação do programa Cidade Empreendedora – iniciativa executada pelo Sebrae/MS em parceria com a Prefeitura Municipal de março de 2021 a junho deste ano.

A “Feirinha do JEPP”, como é chamada a ação, foi realizada na Escola Municipal Professor Eduardo Pereira Calado de Novo Horizonte do Sul e, por conta do ciclo da metodologia, foi a última iniciativa realizada por meio do programa no munícipio. Com a participação de 618 estudantes, a ação foi realizada na última semana, nos dias 3 e 4 de novembro.

De acordo com a gestora estadual do programa Educação Empreendedora do Sebrae/MS, Priscila Veloso, a feirinha representa o fechamento do trabalho realizado durante quatro meses com os estudantes na temática do empreendedorismo. Após participarem de uma formação, oferecida pelo Sebrae/MS, os professores abordam o assunto com os alunos em sala de aula, de acordo com a faixa etária de cada turma.

Em 2021, a metodologia já havia sido aplicada nas escolas municipais de Nova Alvorada do Sul e, neste ano, novos estudantes tiveram a oportunidade de participar da iniciativa. “É o segundo ano consecutivo que a Secretaria Municipal de Educação aplica a metodologia do JEPP nas escolas e com a realização da Feirinha pudemos ver de perto a evolução e a entrega das crianças, bem como o empenho dos professores em fazer todo o projeto acontecer. Além disso, a ação possibilita a confraternização entre a comunidade escolar e permite que os estudantes tenham a vivência do empreendedorismo e como ele pode ser colocado em prática”, destacou Priscila.

Segundo o prefeito de Novo Horizonte do Sul, Aldemir Barbosa do Nascimento, a feirinha é uma forma de promover o desenvolvimento dos estudantes e fomentar o empreendedorismo. “Essa parceria foi muito importante para concluir essa etapa de desenvolver o empreendedorismo no município. Agora, conseguimos ver as crianças dando os primeiros passos e aprendendo isso na prática com a feira. Quando ensinamos os jovens eles aprendem e nós aprendemos ainda mais com eles”, expôs o prefeito.

Para o presidente da Associação Comercial de Novo Horizonte do Sul, Amarildo Silva Conceição, a feirinha foi uma oportunidade para que os jovens aprendessem na prática o que é o empreendedorismo. “Esse tema para nós é de suma necessidade. Acredito que o trabalho que fazemos com os nossos parceiros contribui positivamente para o crescimento das crianças e dos adolescentes. Além disso, é uma forma de estimular e fomentar a criatividade desses alunos para que eles sejam capazes de trazer melhorias para o comércio e para o município”, comentou o presidente.

O coordenador pedagógico, Paulo Vitor Ferreira Gonçalves, que atua como gerente municipal de Educação em Novo Horizonte do Sul, explica que o JEPP é uma maneira de integrar família e escola. “A metodologia Jovens Empreendedores Primeiros Passos, traz uma mudança de atitude para todos os membros da escola, além de envolver os pais nessa ação. Depois que os professores trabalham a metodologia em sala de aula, os alunos vão para casa e discutem com a família novas ideias. Quando voltam para a escola aplicam em conjunto com os colegas aquilo que trouxeram de casa”, revelou.

A diretora da Escola Municipal Professor Eduardo Pereira Calado, Rita de Cássia Alves, comenta que a feinha foi um momento de apresentar os resultados obtidos com a aplicação da metodologia. “O JEPP aqui na nossa escola foi ótimo, conseguimos ver que os alunos estavam empenhados em aprender, para que eles estivessem aptos a comercializar os produtos que eles fizeram. Durante a preparação para a feirinha foi possível ver o quando eles se esforçaram para obter o melhor resultado, todo o trabalho realizado em equipe foi importante tanto para os alunos quanto para os professores”, afirmou.

Para o aluno Nicolas Marques, que estuda na Escola Municipal Professor Eduardo Pereira Calado, com a aplicação de metodologia foi possível desenvolver a autonomia e a criatividade. “A minha turma fez brinquedos e um dos nossos produtos é o jogo da velha. Eu aprendi que podemos fazer os nossos próprios brinquedos. Além disso, conseguimos vender para ganhar dinheiro. Para mim, ser empreendedor é poder produzir a minha própria mercadoria e conseguir lucrar com isso”, finalizou.

Saiba mais sobre o JEPP

Ensinar as crianças desde pequenas que empreender pode ser uma alternativa de carreira, além de trazer novas possibilidades e fazer com que os jovens desenvolvam habilidades diferenciadas, também é uma forma de incentivar o desenvolvimento dos municípios, por isso, o programa Cidade Empreendedora, oferecido pelo Sebrae/MS, possui como um dos principais eixos, o Educação Empreendedora.

Para os municípios que aderiram ao programa, é oferecida a metodologia Jovens Empreendedores Primeiros Passos (JEPP), voltada para estudantes das escolas municipais que cursam do 1º ao 9º ano do Ensino Fundamental. Por meio dela, o Sebrae/MS capacita os professores para que a temática empreendedorismo seja trabalhada em sala de aula.

O tema é trabalhado com os estudantes de acordo com a faixa etária, por exemplo, com a turma do 1º ano o tema proposto para a ideia de negócios foi o “Mundo das ervas aromáticas”, quando os alunos são estimulados a cultivar hábitos mais saudáveis e, além disso, desenvolveram produtos a partir dessa matéria prima, como sachês perfumados. A Feirinha do JEPP é o último passo da metodologia, quando os estudantes de todos os anos envolvidos apresentam os produtos desenvolvidos à comunidade.

Mais informações sobre o programa Cidade Empreendedora podem ser obtidas pelo número 0800 570 0800 ou pelo site https://cidadeempreendedora.ms.sebrae.com.br/.