Etapa Municipal do 2º Desafio Estadual das Merendeiras acontece em Batayporã e merendeira vence com receita de galinhada

/ / Batayporã

Aconteceu nos dias 04 e 05, segunda-feira e terça-feira, respectivamente, em Batayporã, a etapa municipal do 2º Desafio Estadual das Merendeiras. Com a receita “Galinhada Nutritiva, a merendeira Maria de Fátima, representando a Escola Municipal Anízio Teixeira da Silva, ganhou o primeiro lugar.

O evento, promovido pelo Sebrae/MS em parceria com a Prefeitura Municipal, por meio do programa Cidade Empreendedora, visa valorizar o talento e a criatividade de quem prepara as refeições dos estudantes nas escolas municipais, incentivando o uso de produtos mais saudáveis.

Na segunda-feira (04), profissionais da cozinha aprenderam técnicas de manipulação e preparação de alimentos em um workshop, ministrado pelo chefe Paulo Vasconcelos. Após a capacitação, na terça-feira (05), um corpo de jurados, composto por representantes do comércio alimentício local, juntamente com o chefe, elegeram a vencedora representada do município.

De acordo com o prefeito de Batayporã, Germino Roz, o desafio potencializa a capacidade das profissionais da cozinha e leva aprendizado com novas formas de inovar nas receitas. “Muitas vezes essas merendeiras não acreditam nelas mesmas. Então, quando acontece o Desafio das Merendeiras dentro das escolas, elas se sentem protagonistas, e aprendem a fazer mais e melhor. Elas também aprendem que podem inovar, provando que é possível servir merenda de qualidade, merenda diferente para o paladar das crianças”, ressalta o prefeito.

O secretário de agricultura do município, Renan Bom, reafirma que o evento é de suma importância para a valorização tanto das merendeiras quanto dos produtores da agricultura familiar. “Eles se sentem mais reconhecidos, ganhando mais motivação para trabalhar pelo reconhecimento que estão tendo. Vemos que é uma junção com a agricultura familiar, onde os produtores oferecem legumes, verduras, frutas, e podem melhorar e contribuir para que os alunos recebam uma alimentação mais adequada”.

“Foi surpreendente, porque eu não esperava. Eu participava só para a intenção de competir, de participar, eu não esperava ganhar nada”, conta a merendeira ganhadora da etapa municipal de Batayporã, Maria de Fátima. Ainda, de acordo com ela, a inspiração para o prato se deve a dificuldade que as crianças têm para gostar de frango e legumes. “Lá na escola onde eu trabalho, as crianças não gostam muito assim do frango junto, “separadinho”, né, com legumes, então eu inventei o prato assim, e elas adoram. Por isso, eu resolvi fazer aqui”, explica a merendeira.

Segundo o chefe Paulo Vasconcelos, o objetivo do trabalho realizado é estimular a administração municipal a adquirir produtos oriundos da agricultura familiar por meio do Programa Nacional de Alimentação Escolar (PNAE). Com essa proposta, as merendeiras são capacitadas para que possam utilizar novas técnicas e expandir a quantidade de itens utilizados.

“O projeto não é somente premiar as merendeiras. Estamos fazendo esse desafio para capacitá-las e levar o aprendizado na utilização do maior número possível de insumos produzidos pela agricultura familiar do município. No treinamento, as merendeiras também aprendem a melhorar a base nutricional das receitas, e fazer com que as crianças comam alguns itens que reprovam sem identificá-los, como jiló e quiabo, por exemplo, utilizando talo, casca, folha”, destaca o chefe.

A premiação ocorreu na Escola Municipal Shiozo Takahashi, na Rua Vladimir Kubick, nº 170, na Vila Atílio Monteiro da Rocha, em Batayporã. Neste ano, mais de mil profissionais foram inscritas pelas prefeituras de 27 municípios de Mato Grosso do Sul para participarem do 2º Desafio Estadual das Merendeiras. Após as etapas municipais, na segunda fase, as manipuladoras de alimentos que garantiram o primeiro lugar em cada cidade competem entre si.

Além de Batayporã também participam da disputa os municípios de Água Clara, Amambai, Bandeirantes, Bataguassu, Bela Vista, Camapuã, Chapadão do Sul, Costa Rica, Coxim, Dourados, Inocência, Jaraguari, Jardim, Maracaju, Naviraí, Nioaque, Nova Alvorada do Sul, Nova Andradina, Paraíso das Águas, Pedro Gomes, Porto Murtinho, Ribas do Rio Pardo, Rio Brilhante, Rio Verde de Mato Grosso, Santa Rita do Pardo, Sonora e Terenos.

Conheça as demais colocadas da etapa municipal de Batayporã:

1º lugar: A merendeira Maria de Fátima da Escola Municipal Anízio Teixeira da Silva, com a receita Galinha Nutritiva

2º lugar: A merendeira Roseni Lima da Escola Benedita Figueiró de Oliveira, com a receita Polenta Nutritiva

3º lugar: A merendeira Roseli Boffo da Escola Municipal Anízio Teixeira da Silva – Polo, com a receita Arroz Nutritivo

4º lugar: A merendeira Roseli Boffo da Escola Municipal Shiozo Takahashi, com a receita Vaca Atolada

5º lugar: A merendeira Aparecida Rocio da Escola Municipal Anízio Teixeira da Silva, com a receita Caldo Pantaneiro

Mais informações sobre o 2º Desafio Estadual das Merendeiras e sobre o programa Cidade Empreendedora podem ser obtidas por meio do número 0800 570 0800 ou pelo site cidadeempreendedora.ms.sebrae.com.br.