Competição é promovida pelo programa Cidade Empreendedora com a proposta de valorizar profissionais que preparam alimentos nas escolas
Nessa segunda-feira (4) e terça-feira (5), foi realizada a etapa municipal do 1º Desafio Estadual das Merendeiras em Costa Rica. Voltada para valorizar o talento e a criatividade de quem prepara as refeições dos estudantes nas escolas municipais, além de incentivar a adoção de receitas mais saudáveis com uso de produtos da agricultura familiar, a competição é promovida pelo Sebrae/MS em parceria com a Prefeitura Municipal, por meio do programa Cidade Empreendedora.
No primeiro dia, 10 profissionais participaram de uma oficina preparatória ministrada por um chefe disponibilizado pelo Sebrae/MS onde tiveram a oportunidade de aprender técnicas de manipulação e preparação de alimentos. Após a capacitação, cada profissional apresentou uma receita e as cinco melhores foram selecionadas. No dia seguinte, as finalistas voltaram à cozinha e prepararam os pratos inscritos para um comitê julgador, que elegeu as melhores receitas classificando-as em 1º, 2º e 3º lugar.
O prato que se destacou e garantiu o primeiro lugar na etapa municipal foi “Rondeli de abobrinha com frango” preparado por Roberta Alves de Oliveira que atua no Centro de Educação Infantil Davina Correa de Oliveira. “Agradeço a Deus e a todos os envolvidos pela oportunidade de participar deste desafio. Eu sempre dou o meu melhor na cozinha e no preparo dos alimentos para os alunos, procurando melhorar cada vez mais”, expôs a vencedora. Com a vitória, a merendeira vencedora foi classificada para a etapa estadual da primeira edição do Desafio Estadual das Merendeiras.
Em âmbito estadual, a competição envolve, no total, profissionais de 20 municípios de Mato Grosso do Sul que integram o programa Cidade Empreendedora – iniciativa do Sebrae/MS que visa transformar a economia e promover o desenvolvimento local. Nesta segunda fase, as manipuladoras de alimentos que garantiram o primeiro lugar em cada cidade competem entre si. A final ocorrerá ainda neste ano, em data a ser definida pela organização, e irá premiar as merendeiras que conquistarem o 1º, 2º e 3º lugar.
Conheça as profissionais que foram finalistas na etapa municipal em Costa Rica
1º lugar: Roberta Alves de Oliveira (Centro de Educação Infantil Davina Correa de Oliveira) – Receita: Rolinho de abobrinha com frango
2º lugar: Lucimara Mesquita (Escola Municipal Fábio Rodrigues Barbosa) – Receita: Assado de legumes e frango a rolê
3º lugar: Maria Aurenice da Silva (Escola Municipal Francisco Martins Carrijo) – Receita: Carne de panela com purê de mandioca
4º lugar: Ana Lúcia Serafim (Centro de Educação Infantil Ilídia Lacerda de Almeida) – Receita: Carreteiro com legumes
5º lugar: Andreia Rodrigues da Silva (Escola Municipal Vale do Amanhecer) – Receita: Pizza de strogonoff com jardineira de legumes
Saiba mais sobre o 1º Desafio Estadual das Merendeiras
Em âmbito estadual, a competição reúne representantes dos seguintes municípios: Amambai, Bandeirantes, Camapuã, Chapadão do Sul, Corumbá, Costa Rica, Dourados, Inocência, Jardim, Maracaju, Nova Alvorada do Sul, Nova Andradina, Paraíso das Águas, Porto Murtinho, Ribas do Rio Pardo, Rio Brilhante, Rio Verde de Mato Grosso, Selvíria, Sonora e Terenos.
Para a criação das receitas, não é permitido o uso de alimentos ultraprocessados. Além disso, as participantes devem utilizar a carne bovina ou de frango como proteína principal e incluir, no mínimo, três itens da agricultura familiar previstos no edital. Os critérios foram adotados para incentivar os municípios a adquirirem os itens dos produtores locais, uma exigência prevista pelo Programa Nacional de Alimentação Escolar (PNAE), além de estimular a criação de cardápios mais saudáveis a partir de hortaliças, leguminosas e frutas.
Mais informações sobre o programa Cidade Empreendedora podem ser obtidas ao clicar aqui ou por meio do número 0800 570 0800.