Nessa quinta-feira (11), o Sebrae/MS, por meio do programa Cidade Empreendedora, realizou, em Nova Alvorada do Sul, uma Sessão de Negócios como parte da programação da Expocanas 2024 – maior feira do setor sucroenergético de Mato Grosso do Sul, no Parque de Exposições Multisetorial do município.
Com objetivo de fortalecer a cadeia produtiva regional, a Sessão de Negócios foi realizada das 14h às 19h e reuniu cerca de 40 pequenas e médias empresas para oportunizar networking, prospecção de parcerias e novos negócios, visando a possibilidade de se tornarem fornecedoras de empresas âncoras como a Atvos – uma das maiores do Brasil em produção de etanol, açúcar VHP e energia elétrica a partir de cana-de-açúcar e biomassa, além do Banco do Brasil, Sicredi e Correios.
Para a secretária de Desenvolvimento Econômico e Meio Ambiente de Nova Alvorada do Sul, Elismeia Borges, a Sessão de Negócios é também uma oportunidade de mostrar as ações do programa Cidade Empreendedora, iniciadas no município em 2021 em parceria com a Prefeitura Municipal. “Trabalhamos vários segmentos no eixo econômico, social e ambiental. Capacitamos pessoas do comércio, da prestação de serviço e da produção rural, principalmente da agricultura familiar, que vêm despontando na geração de renda e proporcionando novas oportunidades, acesso a políticas públicas, à feira do produtor e a outras formas de comercialização. Na Sessão de Negócios, é hora de colocar em prática tudo o que conquistamos e abrir um canal amplo para o desenvolvimento sustentável”, disse a secretária.
O analista-técnico do Sebrae/MS, Hugo Bittar, afirma que a Sessão de Negócios cria uma ponte entre as grandes empresas e o pequeno empresariado local. “Muitas vezes, as grandes empresas vêm para os municípios no interior, mas mantêm o cordão umbilical com fornecedores de outros estados, que acabam captando recursos que poderiam ter sido aplicados localmente. Por isso, é importante o Sebrae fazer essa ponte para conectar as empresas âncoras aos empreendedores do município. Isso fortalece a cadeia produtiva local, porque começa a fazer com que aquele recurso fique na região e comece a germinar prosperidade nas pequenas empresas da cidade, gerando renda e novos empregos”, explica o analista.
Para encontrar futuros parceiros e apostar no potencial das pequenas empresas da região, a Sessão de Negócios contou com apresentação da Atvos sobre produtos, serviços e os critérios que os empreendedores devem seguir para se tornarem fornecedores. “A sessão de negócios foi muito rica e importante para a Atvos. Assim nós podemos ter proximidade com os empresários, com toda a cadeia produtiva, podemos saber quem são as empresas e o que elas podem nos ofertar, e assim incentivamos a economia local e o desenvolvimento regional”, disse a analista da área de Gente & Gestão do Polo Sul da Atvos, Rosane de Castro.
Ana Carolina Rodrigues, que trabalha no controle agrícola da empresa Agrícola MV, uma das realizadoras do evento, estava participando pela primeira vez de uma sessão de negócios e aprovou a iniciativa. “A Sessão de Negócios foi uma experiência nova para mim, agradeço por ter sido convidada pela direção para poder representar a Agrícola MV e acredito que estou saindo daqui com novas possibilidades de investimentos”, afirmou Ana Carolina Rodrigues.
A Sessão de Negócios também foi produtiva para as médias e pequenas empresas. “Foi muito interessante, tem bastante oportunidade aqui, peguei vários contatos e gostei da maneira como é realizada a Sessão”, disse Alex Moreira, consultor de negócios da FertiSystem, fabricante de dosadores de fertilizantes, sediada em Passo Fundo (RS).
Agenda Estratégica e Mapa de Oportunidades
Executado pelo Sebrae/MS em parceria com as Prefeituras Municipais que aderiram ao programa, o Cidade Empreendedora visa promover o desenvolvimento local a partir do fortalecimento dos pequenos negócios. Por isso, durante a abertura da Expocanas, nessa quarta-feira (10), em que foram apresentadas ações públicas e privadas para incentivar o desenvolvimento do setor sucroalcooleiro, o Sebrae/MS e a Prefeitura Municipal, lançaram duas iniciativas para o município: a Agenda Estratégica e o Mapa de Oportunidades.
A Agenda Estratégica Nova Alvorada do Sul é um documento composto por ações que estão sendo executadas com base nos dois eixos escolhidos pela prefeitura para o ciclo Expansão do programa Cidade Empreendedora: “Cidade em Transformação”, em que o foco são as conexões e os grandes investimentos, e “Cidade Inclusiva”, no âmbito da inclusão produtiva. Já o Mapa de Oportunidades apresenta as principais necessidades das grandes empresas e os pequenos negócios que podem atendê-las, sendo resultado de levantamento realizado pelo Sebrae/MS, em parceria com a Atvos.
Mais informações sobre o programa Cidade Empreendedora, oferecido pelo Sebrae/MS, podem ser obtidas pelo site cidadeempreendedora.ms.sebrae.com.br.