Evento marca a conclusão da metodologia Jovens Empreendedores Primeiros Passos, executada por meio do programa Cidade Empreendedora
Nesta quinta-feira (25), foi realizada a Feirinha do JEPP em dez Escolas Municipais de Amambai. Alunos do 1º ao 9º ano do Ensino Fundamental, tiveram a oportunidade de apresentar à comunidade, os produtos que desenvolveram em sala de aula, a partir da metodologia Jovens Empreendedores Primeiros Passos (JEPP).
A iniciativa foi promovida por meio do programa Cidade Empreendedora, executado pela primeira vez em Amambai, pelo Sebrae/MS, em parceria com a Prefeitura Municipal, através da Secretaria de Educação. Com a proposta de possibilitar que as crianças aprendessem sobre inovação e empreendedorismo, o projeto capacitou os professores para que as temáticas fossem trabalhadas com os alunos em sala de aula. Nas dez escolas de Amambai, 808 alunos participaram do projeto e 14 professores foram capacitados.
Por meio da metodologia, o tema empreendedorismo foi trabalhado com os estudantes de acordo com a faixa etária e o ano que estão cursando. Por exemplo, com a turma do 1º ano o tema proposto para a ideia de negócios foi o “Mundo das ervas aromáticas”, quando os alunos são estimulados a cultivar hábitos mais saudáveis e, além disso, desenvolveram produtos a partir dessa matéria prima, como sachês perfumados.
De acordo com a gestora estadual do Programa Educação Empreendedora do Sebrae/MS, Priscila Veloso, a metodologia aplicada em cada turma envolveu a criação de produtos e a Feirinha do JEPP reuniu todos eles. “A ação vem estimular a confraternização entre a comunidade escolar e é um momento que representa todo o trabalho que os professores desenvolveram com os alunos no decorrer do ano e, dentro dessa proposta, os estudantes têm a oportunidade de vender os produtos e ter a vivência do que é o empreendedorismo e como pode ser colocado em prática”, ressaltou Priscila.
Entre as escolas que participaram do projeto estão a Escola Municipal Antonio Pinto da Silva, Escola Municipal Professora Maria Bataglin Machado, Escola Municipal Mbo’erenda Ypyendy, Escola Municipal Marlene Vilarinho de Albuquerque, Escola Municipal Mbo’eroy Guarani Kaiowá, Escola Municipal Polo Indígena Mbo’erenda Tupã’i Nandeva, Escola Municipal Mitã Rory, Escola Municipal Flavio Augusto Coelho Derzi, Escola Municipal Julio Manvailer e Escola Municipal Polo João Rodrigues.
Segundo Daiane Aquino Cáceres, professora da Escola Municipal Polo Indígena Mbo’eroy Guarani Kaiowá, trabalhar o empreendedorismo com alunos foi dinâmico e inovador. “O JEPP foi um projeto muito bom para a escola e para os estudantes. Como a minha escola é indígena o projeto nos deu a possibilidade de mostrar aos estudantes que é possível empreender com recursos da natureza como, por exemplo, sementes e frutas. Os alunos gostaram muito, o tempo foi curto, mas esperamos aprimorar e melhorar para a feira do ano seguinte”, pontuou a Daiane.
Para Kelen Tavares Alexandre de Araujo, coordenadora pedagógica da Escola Municipal Mitã Rory, os alunos desenvolveram novas competências que podem ajudá-los no futuro. “Trabalhar com o JEPP foi muito bacana, a metodologia envolveu bastante os alunos, eles puderam falar sobre seus sonhos, e aprenderam que se agirem da maneira estratégica será possível conquistar aquilo que querem. Foi um grande estímulo para que eles analisassem o futuro. Os professores gostaram do curso, se mostraram bastante criativos, além de descobrirem uma nova capacidade”, completou a coordenadora.
Mais informações sobre o programa Cidade Empreendedora podem ser obtidas pelo número 0800 570 0800.