Evento marca a conclusão da metodologia Jovens Empreendedores Primeiros Passos, executada por meio do programa Cidade Empreendedora
Nos dias 25, 26, 27 e 30 de novembro, foi realizada a Feirinha do JEPP em sete Escolas Municipais de Jardim. Alunos do 1º ao 9º ano do Ensino Fundamental, tiveram a oportunidade de apresentar à comunidade, os produtos que desenvolveram em sala de aula, a partir da metodologia Jovens Empreendedores Primeiros Passos (JEPP).
A iniciativa foi promovida por meio do programa Cidade Empreendedora, executado pela primeira vez em Jardim, pelo Sebrae/MS, em parceria com a Prefeitura Municipal, através da Secretaria de Educação. Com a proposta de possibilitar que as crianças aprendessem sobre inovação e empreendedorismo, o projeto capacitou os professores para que as temáticas fossem trabalhadas com os alunos em sala de aula. Nas sete escolas de Jardim, 1.511 alunos participaram do projeto e cerca de 62 professores foram capacitados.
Por meio da metodologia, o tema empreendedorismo foi trabalhado com os estudantes de acordo com a faixa etária e o ano que estão cursando. Por exemplo, com a turma do 1º ano o tema proposto para a ideia de negócios foi o “Mundo das ervas aromáticas”, quando os alunos são estimulados a cultivar hábitos mais saudáveis e, além disso, desenvolveram produtos a partir dessa matéria prima, como sachês perfumados.
De acordo com a gestora estadual do Programa Educação Empreendedora do Sebrae/MS, Priscila Veloso, a metodologia aplicada em cada turma envolveu a criação de produtos e a Feirinha do JEPP reuniu todos eles. “A ação vem estimular a confraternização entre a comunidade escolar e é um momento que representa todo o trabalho que os professores desenvolveram com os alunos no decorrer do ano e, dentro dessa proposta, os estudantes têm a oportunidade de vender os produtos e ter a vivência do que é o empreendedorismo e como pode ser colocado em prática”, ressaltou Priscila.
Entre as escolas que participaram do projeto estão a Escola Municipal Castelo Branco, Escola Municipal Major Alberto Rodrigues da Costa, Escola Municipal Rufina Loureiro Caldas, Escola Municipal Oswaldo Fernandes Monteiro, Escola Municipal Beracy Brunet Barbosa, Escola Municipal Zeus Benevides e Escola Municipal Estácio Cunha Martins.
Segundo a coordenadora da Escola Municipal Beracy Brunet Barbosa, Maria de Lourdes Loureiro Leites, a metodologia aproximou a família da escola e foi muito produtivo. “Os professores se dedicaram muito para ensinar os alunos, foi um processo interessante e bastante tranquilo de trabalhar, o mais bacana foi o envolvimento da família de cada um dos alunos, o incentivo, os auxílios e a presença dessas pessoas na feirinha foi essencial para que os alunos vissem o resulto dos projetos na prática”, disse a coordenadora.
Para a professora da Escola Beracy Brunet Barbosa, Professora Rosane Florêncio da Silva, os alunos se mostraram entusiasmados com o projeto e se envolveram fortemente com a metodologia. “Gostei muito da metodologia, os alunos mostraram grande envolvimento com o projeto e se esforçaram bastante, pude perceber que eles desenvolveram o espírito empreendedor ao longo desse tempo. Eles trouxeram a família, que também se mostrou muito receptiva ao JEPP e os incentivaram bastante”, pontuou a professora.
De acordo com o aluno da escola Escola Beracy Brunet Barbosa, Felipe Gaino, o apoio da escola e da família foi primordial. “Aprendi muitas coisas novas e legais, o mais importante nisso tudo foi o apoio que eu recebi das minhas professoras e da minha família no desenvolvimento do meu projeto. O projeto é bem divertido, já vendi quase todos os meus produtos e estou muito feliz com isso”, completou Felipe.
Nely Cabral da Rosa Montesano, professora da Escola Municipal Castelo Branco, comenta que o projeto foi importante para que os alunos pudessem desenvolver novas competências. “A metodologia foi parte importante no aprendizado das crianças e contribuiu positivamente na formação de cada um deles. Eles puderam desenvolver principalmente a autonomia, quando foram criar os produtos para a feirinha, se mostraram muito envolvidos e dispostos a abrir os olhos para o mundo do empreendedorismo”, reforçou a professora.
Lorena Mougenot de Bueno, aluna da Escola Municipal Castelo Branco, diz que a metodologia possibilitou os alunos a descobrirem diferentes formas de negócio. “O JEPP foi muito legal, eu aprendi várias coisas diferentes e que vão ser muito importantes para o futuro. Eu fiz brigadeiro para a feirinha e foi bem interessante, porque eu fiz tudo sozinha e agora estou aqui vendendo o meu produto, depois eu vou calcular o lucro que eu tive e planejar as próximas produções”, expôs a aluna.
Alexander Chimenes, professor da Escola Rufina Loureira Caldas, enfatiza que a metodologia foi uma forma dinâmica de trabalhar o empreendedorismo com os alunos. “Achei uma metodologia muito boa e didática, trabalhei os temas sociais, ambientais e comerciais com meus alunos, o projeto os colocou como protagonistas e a proposta foi muito interessante, além de um complemento a base comum curricular. Os estudantes gostaram e se envolveram por ser uma aula dinâmica, diferente e prática. Vejo que o JEPP transformou a mentalidade deles, tenho relato de uma aluna que deseja abrir uma loja, entender como funciona o empreendedorismo, foi o que motivou e aproximou ela desse sonho. Eles se interessaram em comercializar, aprenderam sobre precificação para que pudessem lucrar e foi uma ótima experiência”, comemorou Alexander.
Raul Rodrigues Fernandes, aluno da Escola Rufina Loureira Caldas, aponta que a feirinha foi uma oportunidade para mostrar aquilo que aprendeu com a metodologia. “Eu aprendi muito sobre empreendedorismo, achei muito legal fazer os produtos para a Feirinha do JEPP, porque assim eu vou conseguir ganhar dinheiro e uma coisa que a professora ensinou, foi que a gente não precisa gastar demais para fazer um produto que vai me gerar lucro”, finalizou Raul.
Mais informações sobre o programa Cidade Empreendedora podem ser obtidas pelo número 0800 570 0800.