Executado pelo Sebrae/MS, em parceria com a Prefeitura Municipal, programa ampliou o número de abertura de empresas na cidade e melhorou o ambiente de negócios
Fortalecimento do comércio local e da agricultura familiar, além do fomento ao empreendedorismo no município e melhorias dos processos do poder público. Essas foram algumas das vertentes trabalhadas pelo programa Cidade Empreendedora em Brasilândia, executado pela segunda vez no município, desde 2023, em uma parceria entre Sebrae e Prefeitura Municipal.
Nesta segunda-feira (3), os resultados desse trabalho foram celebrados em um evento de encerramento do programa Cidade Empreendedora, realizado no Gran Murano Buffet, em Campo Grande. Na data, o prefeito de Brasilândia, Antonio de Pádua Thiago, recebeu uma placa em reconhecimento ao empenho para tornar o município um ambiente melhor para os pequenos negócios, fomentando o empreendedorismo.
“O programa Cidade Empreendedora é muito bom e importante. Com esse apoio, Brasilândia avançou ainda mais e passou a ser realmente uma cidade empreendedora e inclusiva, ou seja, ninguém ficou de fora. As mudanças que o programa trouxe foram visíveis nos mais diversos segmentos da nossa sociedade, como na agricultura familiar, na educação, no comércio local e também no empreendedorismo feminino, principalmente com a participação de várias mulheres do nosso município no Sebrae Delas”, enalteceu o prefeito.
A partir do programa Cidade Empreendedora, foram realizadas diversas ações em Brasilândia focadas em eixos estratégicos com base na necessidade do município. O principal deles, norteador do trabalho, foi “Cidade de Agro” com o foco no potencial produtivo da cidade com a proposta de estimular o pequeno produtor e criar incentivos para impulsionar a economia agrícola local. Algumas das iniciativas que tiveram esse propósito foram estruturadas a partir da construção do Plano de Desenvolvimento Econômico elaborado em conjunto com as lideranças locais.
Para o diretor-superintendente do Sebrae/MS, Claudio Mendonça, o sucesso da execução do Cidade Empreendedora e as conquistas alcançadas são reflexos de uma gestão municipal comprometida e do envolvimento da sociedade como um todo. “O Sebrae leva para o município um conjunto de ferramentas para impulsionar o processo de desenvolvimento e oferece apoio para que isso aconteça, mas é o engajamento da Prefeitura, das lideranças locais e da sociedade que fazem as ações saírem do papel e gerarem transformações. Para nós, é um orgulho ver que estamos colhendo frutos hoje graças ao comprometimento da administração municipal que acreditou na nossa instituição e se empenhou em fomentar o empreendedorismo, desburocratizar processos e tornar o município um lugar melhor para as pessoas viverem”, pontuou Mendonça.
Apoio ao comércio local
O Sebrae atuou no município de Brasilândia melhorando o ambiente de negócios para quem quer empreender e dando suporte tanto para o pequeno empresário quanto para os produtores da agricultura familiar. Neste sentido, foram realizados mais de 2.800 atendimentos durante a execução do programa, alcançando cerca de 300 empresas distintas localizadas na cidade. Dados da Receita Federal, mostram resultados expressivos desse trabalho com o fortalecimento do comércio local e surgimento de novos negócios.
O número de fechamento de empresas durante o Cidade Empreendedora, por exemplo, de março de 2023 a abril de 2024, reduziu 8% se comparado com o mesmo período anterior ao programa. Além disso, também houve um aumento de 6% no número de empresas abertas no município, totalizando 1.118 empresas ativas, e o aumento de 18% na formalização de Microempreendedores Individuais (MEIs), que hoje correspondem, no total, a 457.
Dentre as iniciativas que possibilitaram esse resultado, esteve o Dia da Oportunidade. O evento gratuito, ocorrido em fevereiro de 2024, promoveu ampla programação composta por capacitações, Sessão de Negócios para conectar os empreendedores, além de uma feira onde comerciantes e produtores da agricultura familiar puderam expor os produtos para a população.
Além disso, uma das principais ações realizadas em Brasilândia para dar suporte aos empreendedores locais foi a solução Empretec, promovida tanto para quem vive na cidade quanto para empreendedores do campo. De 2023 para cá, foram promovidas 12 edições da capacitação, com mais de 250 pessoas capacitadas. Dentro delas, o destaque foi o primeiro Empretec Indígena do Brasil, feito na aldeia Ofaié, com a participação de 30 mulheres artesãs.
O município também recebeu, por meio do Cidade Empreendedora, o programa Sebrae Delas, voltado para o fomento do empreendedorismo feminino. Ao todo, 75 mulheres foram atendidas pela iniciativa com consultoria especializada e acompanhamento para que pudessem alavancar o negócio.
Compras públicas e fomento à agricultura familiar
Por meio do programa Cidade Empreendedora, o Sebrae também atuou capacitando os servidores públicos para que pudessem desenvolver o espírito de liderança e a melhoria de processos, o que refletiu positivamente no serviço público oferecido à população. Abrir uma empresa no município, por exemplo, ficou mais rápido. A partir da execução de um plano desburocratização, Brasilândia iniciou o processo para utilizar a RedeSim de forma plena, com a integração de todos os órgãos envolvidos na formalização de empresas do município. Com esse trabalho, houve a redução de 50% no tempo médio de abertura de empresas, atualmente, o procedimento é feito em 12h, segundo o site da RedeSim do Governo Federal.
Outra melhoria, foi o suporte que o município recebeu na área de Compras Públicas, o que ajudou a tornar o processo mais célere e eficiente. Além disso, os servidores municipais aprenderam sobre as estratégias que podem ser aplicadas para beneficiar os pequenos negócios locais nos editais de licitações – um tratamento diferenciado previsto pela lei 123/2006. Já na parte da agricultura familiar, o setor de compras também recebeu suporte para adquirir mais itens dos produtores locais via Programa Nacional de Alimentação Escolar (PNAE) e Programa de Aquisição de Alimentos (PAA).
Nesse contexto, em 2024, Brasilândia participou do SuperChef Merendeiras – uma competição entre as profissionais que elege as melhores receitas elaboradas com o uso de alimentos da agricultura familiar, como forma de estimular a prefeitura a comprar itens para a merenda das escolas de produtores locais. O município foi destaque em âmbito estadual, quando a merendeira Bia de Lima, que já tinha vencido a etapa municipal, garantiu o segundo lugar na grande final da competição com a receita “Arroz temperado com farofa da Tia Bia”.
O trabalho realizado pela gestão municipal no âmbito de compras públicas foi reconhecido pelo Sebrae/MS, em âmbito estadual, em 2024, quando o município venceu o 12º Prêmio Sebrae Prefeitura Empreendedora na categoria “Compras Governamentais” com o projeto “Protege Brasilândia”. A iniciativa começou em 2018, com o primeiro ciclo do Cidade Empreendedora no município, e persiste até hoje. Por meio do projeto, a prefeitura adquire frutas, legumes e verduras da Associação de Produtores Rurais do Reassentamento Pedra Bonita para fornecer cestas à 300 famílias atendidas pela assistência social. Por meio do programa, os produtores também receberam consultoria para a melhoria da qualidade dos produtos e planejamento de produção.
Também como forma de apoiar os pequenos produtores locais, grupos da agricultura familiar do município receberam consultoria na área do associativismo como uma ferramenta importante para trazer mais visibilidade aos empreendedores e auxiliá-los na conquista de novos mercados. Foram feitas reuniões e capacitações com os produtores, o que resultou na criação de duas novas associações: a Cisalpina e a Associação de Produtores de Leite do Assentamento Mutum e Avaré. Esse trabalho também auxiliou no fortalecimento da Associação Comercial, Industrial e Agropastoril de Brasilândia (ACIABRA).
Mais informações sobre o programa Cidade Empreendedora em Brasilândia podem ser obtidas pelo número 0800 570 0800 ou pelo site cidadeempreendedora.ms.sebrae.com.br.