Executado pelo Sebrae/MS, em parceria com a Prefeitura Municipal, programa ampliou o número de abertura de empresas na cidade e melhorou o ambiente de negócios
Fortalecimento do comércio, fomento à inovação, valorização do artesanato local e promoção de uma cultura empreendedora nas escolas. Essas foram algumas das vertentes trabalhadas pelo programa Cidade Empreendedora em Ladário, executado desde abril de 2023, em uma parceria entre Sebrae e Prefeitura Municipal.
Nesta segunda-feira (3), os resultados desse trabalho foram celebrados em um evento de encerramento do programa Cidade Empreendedora, realizado no Gran Murano Buffet, em Campo Grande. Na data, o prefeito de Ladário, Iranil de Lima Santos, recebeu uma placa em reconhecimento ao empenho para tornar o município um ambiente melhor para os pequenos negócios, fomentando o empreendedorismo.
“O programa Cidade Empreendedora realizou um trabalho excelente e contribuiu muito para todos os setores da economia de Ladário, tanto para o poder público, como para iniciativa privada. Parabenizo a equipe e todos que estiveram conosco neste período, pois foi uma grande experiência para a cidade e, principalmente, para a população. Podemos destacar alguns setores como o turismo, a cultura, a agricultura familiar que foram diretamente impactados pelo programa, sem contar os nossos processos internos, que o Sebrae orientou as secretarias, fornecendo todas as informações necessárias para que pudéssemos tornar os processos licitatórios e processos administrativos mais eficientes. Posso definir o Cidade Empreendedora como progresso”, destacou o prefeito de Ladário.
A partir do programa Cidade Empreendedora, foram realizadas diversas ações em Ladário focadas em eixos estratégicos com base na necessidade do município. O principal deles, norteador do trabalho, foi “Cidade de Negócios” com o foco em alavancar a economia através da transformação do desemprego em empreendedorismo. Algumas das iniciativas que tiveram esse propósito foram estruturadas a partir da construção do Plano de Desenvolvimento Econômico elaborado em conjunto com as lideranças locais.
Para o diretor-superintendente do Sebrae/MS, Claudio Mendonça, o sucesso da execução do Cidade Empreendedora e as conquistas alcançadas são reflexos de uma gestão municipal comprometida e do envolvimento da sociedade como um todo. “O Sebrae leva para o município um conjunto de ferramentas para impulsionar o processo de desenvolvimento e oferece apoio para que isso aconteça, mas é o engajamento da Prefeitura, das lideranças locais e da sociedade que fazem as ações saírem do papel e gerarem transformações. Para nós, é um orgulho ver que estamos colhendo frutos hoje graças ao comprometimento da administração municipal que acreditou na nossa instituição e se empenhou em fomentar o empreendedorismo, desburocratizar processos e tornar o município um lugar melhor para as pessoas viverem”, pontuou Mendonça.
Apoio ao comércio local
O Sebrae atuou no município de Ladário melhorando o ambiente de negócios para quem quer empreender e dando suporte para o pequeno empresário com orientações e capacitações. Neste sentido, foram realizados mais de 1.900 atendimentos durante a execução do programa, alcançando cerca de 252 empresas distintas localizadas na cidade. Dados da Receita Federal, mostram resultados expressivos desse trabalho com o fortalecimento do comércio local e surgimento de novos negócios.
O número de formalização de microempreendedores individuais durante a execução do programa, de abril de 2023 a abril de 2024, aumentou 6% se comparado com o mesmo período anterior ao programa. Atualmente, no município são 588 MEIs ativos. Além disso, houve a abertura de 191 novas empresas em Ladário durante a execução do programa Cidade Empreendedora.
Em conjunto com as orientações, o Sebrae promoveu capacitações para levar conhecimento aos empreendedores e possibilitar o crescimento das empresas. O destaque foi a realização do Dia da Oportunidade, um grande evento gratuito ocorrido em março de 2024, que ofereceu palestras e oficinas, além de Sessão de Negócios entre os empresários locais e a promoção de uma feira onde os microempreendedores individuais (MEI) e produtores puderam expor os produtos para a população.
No âmbito da inovação, também foram realizadas várias capacitações aos pequenos empreendedores locais para que pudessem melhorar processos e utilizar as novas tecnologias a favor do negócio. Nesse contexto, foi feito um trabalho em conjunto com a Prefeitura Municipal no sentido de transformar a região em um ambiente mais propício à inovação. Isso corroborou para a consolidação de um Ecossistema Local de Inovação, em 2023, composto por membros de Ladário e Corumbá que representam entidades do Sistema S e instituições de ensino (Universidades estadual e federal), além de empreendedores dos dois municípios convidados a participar.
Outra ação de qualificação que está sendo desenvolvida em Ladário tem como foco o fomento à economia criativa e valorização do artesanato local. Cerca de 20 artesãos que desenvolvem peças a partir de argila, crochê, pintura e cerâmica recebem capacitações para melhorar as técnicas de trabalho e conquistar novos mercados. As peças produzidas pelo grupo destacam a cultura pantaneira e para a divulgação da produção foi confeccionado um catálogo de produtos, com a proposta de dar mais visibilidade ao trabalho e ampliar a geração de renda do grupo.
Melhoria da gestão pública e fomento à cultura empreendedora
Por meio do programa Cidade Empreendedora, o Sebrae também atuou capacitando os servidores públicos para que pudessem desenvolver o espírito de liderança e a melhoria de processos, o que refletiu positivamente no serviço público oferecido à população. Isso possibilitou, por exemplo, maior celeridade para a abertura de empresas no município.
Com a execução de um plano de desburocratização feito pelo Sebrae para Ladário, a administração municipal começou a utilizar a RedeSim, integrando todos os órgãos envolvidos na formalização de empresas do município, como Vigilância Sanitária e a área de Meio Ambiente. Além disso, o município passou a dispensar aos Microempreendedores Individuais (MEIS) e empresas classificadas com atividades de baixo risco de atos públicos de liberação, como alvarás de localização e funcionamento, licenças sanitárias e ambientais, o que trouxe mais dinamismo ao processo. As mudanças possibilitaram a redução de 22% no tempo médio de abertura de empresas, atualmente, o procedimento é feito em 36h, segundo o site da RedeSim do Governo Federal.
Já na área de Compras Públicas, a equipe também recebeu consultoria especializada para tornar o processo mais célere e eficiente e conhecer as estratégias que podem ser aplicadas para beneficiar os pequenos negócios locais nos editais de licitações – um tratamento diferenciado previsto pela lei 123/2006.
Mais uma iniciativa desenvolvida em Ladário foi o fomento a uma cultura empreendedora nas escolas. Cerca de 1.334 estudantes da Rede Municipal de Ensino foram contemplados com soluções que abordam competências empreendedoras, em 2023. Nesse período, professores foram capacitados para a abordagem do tema em sala de aula e uma das ações promovidas foi a aplicação da metodologia Jovens Empreendedores Primeiros Passos (JEPP), voltada para estudantes do ensino fundamental.
Mais informações sobre o programa Cidade Empreendedora em Ladário podem ser obtidas pelo número 0800 570 0800 ou pelo site cidadeempreendedora.ms.sebrae.com.br.