Iniciativa do Sebrae/MS e Prefeitura Municipal se encerra com contribuições no aumento da formalização de empresas, desburocratização de processos e maior participação de negócios locais nas compras públicas
Apoio ao comércio local e agricultura familiar, desburocratização e melhoria dos processos municipais e incentivo à participação dos pequenos negócios nas compras públicas, além da promoção de uma cultura empreendedora nas escolas. Essas foram algumas das vertentes trabalhadas pelo programa Cidade Empreendedora em Terenos, executado ao longo dos últimos 21 meses em uma parceria entre Sebrae e Prefeitura Municipal. A iniciativa foi encerrada oficialmente na noite dessa quinta-feira (9), com a entrega de um relatório com os resultados do trabalho desenvolvido no município ao prefeito, Henrique Wancura Budke.
Na mesma data, o líder do executivo também renovou a parceria com o Sebrae/MS para a continuidade do trabalho por meio do programa Cidade Empreendedora. Neste novo ciclo, o município irá receber um pacote diferente de soluções que possuem o propósito de promover a competitividade de Terenos e dinamizar a economia local. Segundo Henrique, a nova adesão veio, principalmente, pelos resultados alcançados por meio do trabalho já realizado.
De acordo com o prefeito, a iniciativa promoveu o crescimento econômico do município, por meio de ações articuladas entre o poder público, empresários, produtores rurais e a população em geral. “Desde o início do programa Cidade Empreendedora, nós conseguimos aproximar a gestão pública do empresário local e mostrar para ele que a prefeitura não é só uma cobradora de impostos, mas que pode ajudá-lo a crescer. Com o atendimento trazido pelo Sebrae, a gente pode dar apoio ao pequeno empresário, ao produtor e, além disso, também conseguimos melhorar a administração municipal e prestar um serviço de mais qualidade para a nossa população”, destacou o líder do executivo.
Terenos aderiu ao programa Cidade Empreendedora em março de 2021 e foi acompanhado pelo Sebrae até dezembro do ano passado. Nesse período, 58 ações foram realizadas em eixos estratégicos com base na necessidade do município. O principal deles, norteador do trabalho, foi “Cidade de Negócios” voltado para transformar a economia através do empreendedorismo. Algumas das iniciativas foram estruturadas a partir da construção de um Plano de Desenvolvimento Econômico, elaborado em conjunto com as lideranças locais.
Segundo o diretor-superintendente do Sebrae/MS, Claudio Mendonça, o comprometimento do poder público e da sociedade civil organizada foi fundamental para repercussão positiva do programa. “O Cidade Empreendedora inclui diversas ferramentas que possibilitam a melhoria do município em muitos aspectos, mas o envolvimento da gestão municipal, dos empreendedores locais e demais lideranças locais, é fundamental para a conquista de bons resultados. Foram várias ações que permitiram fortalecer não só o empreendedor, mas também a Prefeitura Municipal, promovendo a geração de emprego e renda e o crescimento de Terenos”, destacou Mendonça.
Fortalecimento do empreendedorismo
O Sebrae atuou em Terenos melhorando o ambiente de negócios para quem quer empreender e dando suporte tanto para o pequeno empresário quanto para os produtores da agricultura familiar. Neste sentido, foram realizados mais de 3.400 atendimentos, com a proposta de dar apoio aos empreendedores e interessados em ter o próprio negócio. Deste número, foram alcançadas cerca de 500 empresas distintas localizadas na cidade.
Um dos empreendedores atendidos foi Odilson de Souza Figueiredo proprietário do restaurante Estância Caipira. Com o apoio do Sebrae, o empresário adquiriu conhecimento que precisava para melhorar a empresa e, em 2021, participou da primeira edição do Compre On-line do Pequeno, iniciativa do Sebrae voltada para apoiar a divulgação dos pequenos negócios nas redes sociais. Concorrendo no segmento de Bares e Restaurantes, o empreendimento conseguiu uma ampla visibilidade no mundo digital e conquistou o primeiro lugar da disputa em Terenos. A partir desse momento, o restaurante que à princípio, recebia mais amigos e clientes próximos, ficou conhecido, e hoje atende indústrias, fazendas e empresas.
Com o aumento das vendas, Odilson passou de Microempreendedor Individual (MEI) para proprietário de uma Microempresa (ME). Segundo o empreendedor, que por alguns momentos, ficou descrente em relação ao crescimento do restaurante, foi uma realização ver o desempenho do negócio. “Ficamos muito gratos, porque em plena pandemia nossa empresa cresceu 70%, estamos chegando num patamar de média de vendas de 85%, estamos progredindo. Em tudo nós agradecemos ao Sebrae, pois foi oferecido cursos e direcionamento e até hoje contamos com esse apoio. Creio que o Sebrae foi uma porta para nosso sucesso e vamos continuar”, comemora o empreendedor.
Também como forma de apoiar o comércio local, empresários do trade turístico receberam consultoria para que pudessem identificar as potencialidades da região e adaptar o modelo de negócios para atrair visitantes e se tornarem mais competitivos. Um dos grupos atendidos foram os proprietários de balneários e restaurantes, localizados no distrito de Cachoeirão, que fica a 47 quilômetros de Terenos, e é rico em belezas naturais. Além disso, o programa possibilitou a integração entre representantes do turismo e o poder público, de modo a fomentar o segmento no município.
Nesse contexto de fortalecer o empreendedorismo, o Sebrae promoveu capacitações para levar conhecimento aos empresários locais e possibilitar o crescimento das empresas. O destaque foi a realização do Dia da Oportunidade, um grande evento gratuito ocorrido em junho deste ano, que ofereceu palestras e oficinas, além de Sessão de Negócios entre os empresários locais e a promoção de uma feira onde os microempreendedores individuais (MEI) e produtores puderam expor os produtos para a população.
Outra ação destaque foi possibilitada pela parceria com o Sistema Fiems, quando o Sebrae/MS também levou para o município unidades móveis de capacitação. Por meio de carretas equipadas com maquinários de ponta, foram oferecidos cursos nas áreas de transformação digital, informática, construção civil, panificação, costura e solda.
De acordo com o secretário municipal de Desenvolvimento Econômico, Valdecir Batista, esse trabalho fez a diferença na vida das pessoas e apresentou o empreendedorismo como possibilidade de carreira. “Aderimos ao programa na intenção de fomentar o comércio local e estimular o desenvolvimento no contexto de retomada econômica. Então, tivemos grande participação dos empresários e da população, de modo geral, o que resultou no surgimento de renda extra para essas pessoas. Os cursos proporcionaram, inclusive, o surgimento de novas empresas, como um empreendimento de instalação de cerca elétrica que foi criado após o empresário fazer a capacitação oferecida pelo Cidade Empreendedora”, apontou o secretário.
O resultado do suporte oferecido ao comércio local pode ser observado pelos dados emitidos pela Receita Federal. O número de fechamento de empresas durante a execução do programa, por exemplo, reduziu 62% se comparado com o mesmo período anterior ao Cidade Empreendedora. Além disso, também houve um aumento de 13% no número de empresas ativas no município e o aumento de 34% na formalização de microempreendedores individuais.
Desburocratização e Compras Públicas
Além de dar apoio ao comércio local, o Cidade Empreendedora também atuou capacitando os servidores públicos para que pudessem desenvolver o espírito de liderança e a melhoria de processos, o que possibilitou a desburocratização de serviços prestados pela administração municipal. Neste âmbito, foi elaborado um planejamento com adoção de estratégias para a melhoria do ambiente de negócios do município, o que resultou na redução do tempo médio de abertura de empresas em, aproximadamente, 27%, segundo informações do site da RedeSim do Governo Federal.
O município também recebeu suporte e tornou o processo de Compras Públicas mais célere e eficiente, além de adotar estratégias para possibilitar que os pequenos negócios locais sejam priorizados nos editais de licitação – tratamento diferenciado previsto na Lei Complementar nº 123/2006. Com esse trabalho, a Prefeitura Municipal investiu, em 2021 e 2022, no total, R$ 9 milhões em empresas locais licitadas para o fornecimento de produtos e prestação de serviços.
Mais uma melhoria foi a adoção de novas ferramentas para facilitar o acesso das empresas locais aos editais de licitação, como o Portal Empreende Terenos. A plataforma digital também possibilita que os empresários cadastrados acompanhem o cronograma de compras do órgão público e se programem para participar dos pregões.
Nesse contexto de incentivar o município a adquirir produtos de pequenos empreendedores presentes tanto na cidade quanto no campo, foi realizado o 1º Desafio Estadual das Merendeiras. Terenos aderiu à competição e 17 profissionais participaram da etapa municipal. Além de promover a capacitação e valorizar o trabalho desenvolvido pelas merendeiras nas escolas, a iniciativa exigiu a criação de receitas compostas por alimentos oriundos da agricultura familiar, como uma forma de estimular a prefeitura a adquirir mais itens dos produtores locais.
Outro trabalho voltado para fomentar a agricultura familiar foi a implementação de um novo layout para a Feira do Produtor. Os feirantes receberam kits com peças de comunicação visual para a identificação das barracas, além de receber apoio para que pudessem melhorar a relação com o cliente e a qualidade dos produtos. Antes da reinauguração, foi feita a oficina ‘Dez passos para uma feira de sucesso’, para que o grupo aprendesse como dar mais visibilidade ao negócio e entendesse a importância do trabalho em conjunto.
Empreendedorismo na escola
Por meio do programa Cidade Empreendedora, estudantes de sete escolas tiveram oportunidade de aprender sobre empreendedorismo em sala de aula. O Sebrae/MS formou os professores para a aplicação da metodologia Jovens Empreendedores Primeiros Passos (JEPP) e, ao todo, 3.616 alunos do 1º ao 9º ano do Ensino Fundamental foram contemplados. No total, cerca de 200 docentes foram capacitados com soluções em empreendedorismo no município.
Essa atuação para promover o empreendedorismo nas escolas ganhou protagonismo no município com o reconhecimento de dois professores que ganharam a etapa estadual do Prêmio Sebrae de Educação Empreendedora, em 2022, e tiveram a oportunidade de concorrer na etapa nacional da premiação. Os docentes se destacaram nas categorias “Ensino Fundamental Anos Iniciais” e “Ensino Fundamental Anos Finais”. Uma das finalistas foi a professora da Escola Municipal Antônio Sandim, Marinalva Silva e o outro educador finalista foi o professor da Escola Municipal Acampamento Campo Verde, Gerson Leonardo.
Mais informações sobre o programa Cidade Empreendedora podem ser obtidas pelo número 0800 570 0800 ou pelo site cidadeempreendedora.ms.sebrae.com.br.