Educação empreendedora é um dos eixos do programa Cidade Empreendedora, realizado pelo Sebrae e pela Prefeitura Municipal
Por: Nayara Tiago/Assecom Alcinópolis
Unindo educação, sustentabilidade e empreendedorismo, alunos da Escola Municipal Alcino Carneiro de Alcinópolis têm produzido hortaliças orgânicas e de alta qualidade para a comunidade. O projeto é mais um incentivo para o desenvolvimento do espírito empreendedor, interagindo com os processos de planejamento, produção e vendas.
A educação empreendedora e inovação é um dos oito eixos desenvolvidos dentro do Programa Cidade Empreendedora, realizado pelo Sebrae/MS em parceria com a Prefeitura Municipal, visando a melhoria do ambiente de negócios.
O analista técnico do Sebrae/MS, Lucas Borelli, destacou o incentivo aos alunos no trabalho da educação empreendedora, promovido por meio do plantio, colheita e comercialização. “Isso mostra o empenho nesse processo de cuidado na horta, o comprometimento dos alunos desenvolvendo as ações propostas”, avaliou.
O projeto é do 6º ano vespertino, coordenado pela professora Amélia Patrícia. Folhas como alface, rúcula, mostarda e couve, além de cenoura, jiló, pepino, tomate, rabanete, entre outros, “estão sendo produzidos pelos alunos em canteiros de garrafa pet e também no chão, exclusivamente com adubo orgânico”, falou a professora.
Os alunos também estiveram na Prefeitura de Alcinópolis para entregar hortaliças ao prefeito Dalmy Crisóstomo da Silva. “Essa é uma iniciativa que deixa a gestão pública muito feliz. Os estudantes comercializam para a comunidade geral, desenvolvendo assim o senso de responsabilidade e compromisso com o trabalho”, disse o chefe do executivo.
Cidade Empreendedora
O programa Cidade Empreendedora foi desenvolvido pelo Sebrae para atuar junto a prefeituras em oito pontos chave que visam acelerar a economia de cada município que adere à iniciativa: Mapeamento de oportunidades; Desburocratização; Sala do Empreendedor; Compras locais; Liderança; Cultura empreendedora e inovação; Plano de Desenvolvimento Econômico; e Desenvolvimento empresarial.
Os interessados em conhecer mais sobre a metodologia do programa e detalhes sobre os trabalhos realizados em Mato Grosso do Sul devem entrar em contato com a Central de Relacionamento do Sebrae no telefone 0800 570 0800 ou pelo site: cidadeempreendedora.ms.sebrae.com.br