Inovação e empreendedorismo são abordados em palestra feita pelo Sebrae para professores da região de Corumbá

/ / Corumbá

Nessa segunda-feira (21), a palestra “Inovação e empreendedorismo nas escolas” foi ministrada no Centro Sebrae Pantanal para professores e profissionais de educação que atuam nas redes municipal, estadual e particular de ensino de Corumbá e Ladário. Com a proposta de apresentar ao público ferramentas que possibilitem trabalhar as temáticas em sala de aula com os estudantes, a capacitação envolveu atividades teóricas e práticas ligadas também à economia criativa.

Em Corumbá, escolas da Rede Municipal já implementaram, por meio do eixo Educação do programa Cidade Empreendedora – executado no pelo Sebrae/MS em parceria com a Prefeitura Municipal – a metodologia Jovens Empreendedores Primeiros Passos (JEPP), voltada para estudantes do 1º ao 9º ano do Ensino Fundamental. Cerca de 8.500 alunos já foram contemplados e, para que outros estudantes, tenham a oportunidade de aprender sobre empreendedorismo a palestra foi mais uma solução levada ao município e, desta vez, envolveu também profissionais de educação atuantes em outras redes de ensino.

De acordo com a consultora do Sebrae/MS, Ynara Paes, o principal intuito foi apresentar formas de abordar a temática do empreendedorismo, principalmente, no âmbito da inovação. “Corumbá tem um engajamento muito grande e as escolas são muito atentas aos novos cenários. Na palestra, pude mostrar que a inovação é muito mais simples e fácil de ser trabalhada do que muitos imaginam. Não é preciso, necessariamente, de dinheiro e tecnologia para inovar, pequenas mudanças em processos ou em áreas como marketing e metodologias ativas, podem ser consideradas inovadoras e trazer bons resultados”, destacou a consultora.

Quem participou da palestra como a professora de Português e Redação, Renata Pura Alves Rodrigues, elogiou a iniciativa. “Foi muito produtivo, pois a palestra trouxe atividades lúdicas, além de despertar em mim mais motivação para eu chegar em casa, estudar assunto e aplicar no dia a dia. Conseguir ativar essa questão do empreendedorismo nas crianças é importante, para que elas saibam resolver problemas e criar soluções. Os alunos são capazes e precisamos ajudá-los a desenvolver isso”, destacou a docente.

Já o professor Thomáz da Silva Guerreiro Botelho, que atua no Projeto de Vida, Ciências e Biologia, também ressaltou a importância de abordar os temas com os estudantes. “Na escola onde eu trabalho, a gente tem dado mais voz para o aluno e percebo que dessa maneira a gente acaba identificando as demandas que eles possuem e os atendendo de uma forma melhor. Já tentei trabalhar o empreendedorismo nas três disciplinas que eu ministro e a palestra veio para somar e me apresentar mais possibilidades. O Sebrae é um canal que temos aqui em Corumbá para servir de ferramenta para novas ações e nos trazer novas soluções para serem trabalhadas com os alunos”, concluiu.

As metodologias oferecidas pelo Sebrae voltadas para o âmbito da Educação podem ser aderidas por todas as instituições de ensino interessadas, tanto públicas, quanto particulares. Mais informações podem ser obtidas por meio do número 0800 570 0800 ou pelo e-mail educacaoempreendedora@ms.sebrae.com.br. Para obter mais detalhes sobre o programa Cidade Empreendedora acesse o site cidadeempreendedora.ms.sebrae.com.br.