Com um modelo de negócios inovador, as startups são empresas que têm como característica o desenvolvimento de soluções em diferentes segmentos, em um formato escalável e “disruptivo”. O município de Chapadão do Sul, na região Norte de Mato Grosso do Sul, ganhou o seu primeiro empreendimento nestes moldes: o Projeto Jarrudão, que se destaca no mercado local no campo da sustentabilidade.
Com o objetivo de aumentar a satisfação dos clientes, os empresários Ruberlei da Silva Santos e Jailson Silvano da Silva fundaram o Projeto Jarrudão. A empresa visa economizar recursos e minimizar transtornos para os moradores, a partir de um método menos destrutivo de trocas de ramais de distribuição. Os ramais são aquelas instalações que ligam a rede geral de água da rua com as instalações internas dos imóveis.
Os sócios eram parceiros de trabalho na Empresa de Saneamento de Mato Grosso do Sul (Sanesul), onde atuavam como operadores de equipamento, serviço responsável por realizar reparos no asfalto quando a água escorre para a rua. Ruberlei conta que enfrentavam frequentes desafios na realização dos ajustes devido à insatisfação dos moradores, que muitas vezes viam suas calçadas danificadas durante o processo de conserto de vazamentos. Para contornar esse problema, eles desenvolveram um equipamento que permite reparos com menor escavação, reduzindo danos às calçadas.
Para tanto, os empreendedores elaboraram um equipamento que evita a destruição da calçada, com apenas dois furos: um no “pé” do cavalete e outro na rede. Dessa forma, eles conseguem realizar o reparo com uma escavação menor. “O que antes a máquina escavava de fora a fora, nós resolvemos com apenas dois furos”, relata o Ruberlei Santos.
Quando tiveram a ideia, Ruberlei e Jailson investiram em um primeiro protótipo, que foi atualizado de acordo com cada dificuldade que encontraram no caminho. Durante o processo, a startup recebeu auxílio da Sanesul e do programa Centelha, da Fundação de Apoio ao Desenvolvimento do Ensino, Ciência e Tecnologia do Estado de Mato Grosso do Sul (Fundect). Atualmente, a Jarrudão recebe o suporte do Living Lab, Laboratório de Inovação e Prototipagem do Sebrae/MS, que apoia o desenvolvimento de negócios inovadores.
“Para gente tudo é novo ainda, não temos muito conhecimento nessa área [empreendedorismo]. Então, acho muito importante esse apoio do Sebrae, porque está abrindo os nossos olhos para coisas que parecem simples, mas para nós que estamos começando, é de grande valia”. Após reuniões com a equipe do Sebrae, os empresários estão montando um portfólio do produto e elaborando uma estratégia para angariar novos clientes.
Inovação em Chapadão do Sul
“O surgimento da primeira startup em Chapadão do Sul é uma abertura local para mostrar que soluções inovadoras podem surgir em todos os cantos do mundo e que problemas se tornam soluções empreendedoras, tornando negócios sustentáveis e escaláveis”, avalia o analista-técnico do Sebrae/MS, Flávio Domeniche.
O Sebrae fomenta a inovação em todo Mato Grosso do Sul, aproximando a comunidade empreendedora de oportunidades de aprendizado e de networking. O analista reforça que por meio da busca de soluções inovadoras ainda não exploradas nos municípios, surgem possibilidades para impactar a sociedade e gerar desenvolvimento para a região.
Chapadão do Sul é uma das cidades sul-mato-grossenses que tem buscado alavancar a inovação junto ao ambiente de negócios. O município tem um aliado nesta missão: o Sebrae/MS, por meio do programa Cidade Empreendedora, executado em parceria com a Prefeitura Municipal para transformar a economia e promover o desenvolvimento local a partir do fortalecimento dos pequenos negócios. No programa, o município escolheu o eixo “Cidade Humana, Inovadora e Sustentável”, onde um dos focos é a realização de um trabalho de fortalecimento do Ecossistema de Inovação, composto por instituições públicas e privadas, com a proposta de gerar soluções para desafios locais enfrentados.
Para mais informações sobre as ações de inovação em Chapadão do Sul e em Mato Grosso do Sul, os interessados podem entrar em contato pela Central de Relacionamento do Sebrae, no número 0800 570 0800.