Jovens Empreendedores Primeiros Passos: Palestras expõem projeto para pais de alunos de Inocência

/ / Inocência

Ação integra o programa Cidade Empreendedora e também promoveu capacitação sobre liderança para os professores da Rede Municipal que irão trabalhar com a metodologia 

Como uma iniciativa do programa Cidade Empreendedora, executado pelo Sebrae/MS em parceria com a Prefeitura de Inocência, por meio da Secretaria Municipal de Educação, o projeto Jovens Empreendedores Primeiros Passos (JEPP) aborda o tema empreendedorismo com os estudantes e é desenvolvido em duas instituições de ensino: a Escola Municipal Cirilo Anoena da Costa e o Centro de Educação Infantil (CEI) Professor Olivalto Elias da Silva. 

Para apresentar aos pais e responsáveis pelos alunos como funciona a metodologia, na terça-feira (19), foram realizadas duas palestras de sensibilização. A primeira delas, no período da tarde, foi promovida na Escola Municipal Cirilo Anoena da Costa, localizada na rodovia MS-316, para os pais dos alunos da residem na zona rural do município. Já à noite, a mesma apresentação aconteceu no Centro de Convivência Ilda Tomázia da Silva (Conviver), para os pais de alunos que frequentam a escola na zona urbana.  

Quem participou do evento como Dayane Aparecida Leal, que é mãe de uma aluna da Escola Cirilo Anoena da Costa, ressaltou que a palestra foi bastante proveitosa e esclareceu muitas dúvidas sobre o projeto. “Vou levar esse aprendizado para vida, me esclareceu muitas coisas e abriu a minha mente para diferentes pontos de vista. Recebi boas orientações de como auxiliar a minha filha em casa”, comentou Dayane. 

Já para Sandra Mariano da Silva, mãe de um aluno do CEI Professor Olivalto Elias da Silva, o evento trouxe de forma muito clara importância de se trabalhar o empreendedorismo. “A apresentação do projeto me trouxe esperanças, acredito que com esse incentivo a criatividade das crianças possa ser despertada e de alguma maneira fazer com que elas criem interesse pelo empreendedorismo”, completou Sandra. 

Segundo a chefe do departamento pedagógico da Secretaria de Educação de Inocência, Marcia Cristina Carlos Costa de Freitas, a palestra foi importante para que os pais conhecessem melhor o projeto. “Enquanto representante da Secretaria, fiquei muito satisfeita com esses dois dias de evento, as palestras foram bastante dinâmicas e foram apresentadas com muita clareza. Os pais se mostraram bastante interessados e motivados”, disse Marcia. 

Além das palestras voltadas para os pais dos estudantes, nessa quarta-feira (20), os professores que irão aplicar a metodologia do JEPP em sala de aula, participaram da palestra “Liderança com propósito”. A capacitação também foi realizada no Conviver e, na data, abordou temas como autoconhecimento, propósito de vida, legado, inteligência emocional e trabalho em equipe. 

Jovens Empreendedores Primeiros Passos  

Por meio do eixo Educação Empreendedora, que integra o programa Cidade Empreendedora, o JEPP é uma metodologia voltada para despertar nas crianças e adolescentes a criatividade e o comportamento empreendedor. Para que a temática seja trabalhada com os alunos em sala de aula, ou de forma virtual, em Inocência, o Sebrae promoveu a capacitação de 55 professores e, ao todo, 615 estudantes que cursam do 1° ao 9° ano do Ensino Fundamental serão atendidos pelo projeto no município. 

Com cada turma o empreendedorismo é abordado de forma diferente. No caso do 3° ano, por exemplo, o tema proposto para a ideia de negócios é a “Oficina de brinquedos ecológicos”, onde os alunos irão são conscientizados sobre a importância de utilizar recursos que seriam descartados como lixo, aprendendo a reduzir o impacto ambiental de poluição e estimulando a criatividade na montagem de brinquedos. 

As metodologias possuem de 20 a 30 horas/aula e a orientação é que os temas sejam trabalhados com os alunos em 2 horas/aula por semana, com isso, a ação é concluída em até 4 meses. Como cada um dos cursos envolve a criação de produtos, a proposta é que ao final do projeto seja feita uma feira com a participação de todos os estudantes com o envolvimento da sociedade. 

Mais informações sobre o Cidade Empreendedora podem ser obtidas pelo número 0800 570 0800.