Lideranças de Corumbá discutem ações para desenvolvimento local

/ / Corumbá

Oficina de Planejamento Participativo ocorrida nesta quinta (27) faz parte do programa Cidade Empreendedora, realizado pelo Sebrae e Prefeitura Municipal

Representantes da Prefeitura Municipal de Corumbá e lideranças locais, como vereadores, artistas, empresários do ramo turístico, membros de ONGs, de Sindicato Rural e da Associação Comercial e Empresarial do município, reuniram-se, nesta quinta-feira (27), com uma equipe do Sebrae/MS para estabelecer estratégias de melhorias para a cidade.

O encontro faz parte do programa Cidade Empreendedora e trata-se da Oficina de Planejamento Participativo (OPP). A proposta da reunião é que, a partir do diálogo com os interlocutores do município e das análises de pesquisas socioeconômicas feitas pelo Sebrae, seja elaborado o Plano de Desenvolvimento Econômico (PDE) de Corumbá – documento que vai nortear a execução do programa na cidade com a proposta de promover a inovação, melhorar a dinâmica e o ambiente de negócios, aumentar o desempenho empresarial e fortalecer a governança.

Presente no encontro, o secretário municipal de Desenvolvimento Econômico e Sustentável, Cássio Marques, acredita em um consenso para a elaboração de ações futuras. “Quem está no dia a dia à frente das suas atividades tem uma percepção clara daquilo de que o segmento necessita, enxergando possibilidades de melhoria. A Prefeitura de Corumbá tem na sua estrutura secretarias que estão ligadas diretamente ao setor, mas é sempre importante ter um ambiente para fazer discussões sobre isso. Uma oportunidade de racionalizarmos essas ações com o debate com a sociedade”, destacou.

Segundo o consultor do Sebrae/MS, Cassio Rodrigues, a oficina contou com a participação maciça da população. “A participação da sociedade de Corumbá é marcante, e cremos que o programa Cidade Empreendedora será um sucesso em função disso, dessa vocação empreendedora latente. A OPP serviu para engajar as pessoas no desenvolvimento da sociedade, e esta é a função dela, escutar a sociedade”, disse.

Ainda durante a oficina, os participantes discutiram sobre oportunidades econômicas em Corumbá, sendo destacado o Turismo. “Corumbá é uma cidade que tem vários vieses de desenvolvimento: o minério de grandes empresas, festas típicas regionais que trazem muitos turistas para a cidade, e já está incorporando em seu desenvolvimento a pesca esportiva. Tudo isso foi muito falado na OPP, sobre oferecer novas opções para o Turismo”, finaliza o consultor.

Durante a oficina, mais do que identificar o que é relevante para o município, também foi elencado qual tipo de trabalho é prioridade. O diálogo entre os interlocutores resultou em um relatório que vai ser analisado por técnicos do Sebrae e a partir dele vai ser feito o Plano de Desenvolvimento Econômico para Corumbá. O documento será entregue a gestão municipal posteriormente, quando vai ser elaborado um cronograma de execução das ações.

 

Cidade Empreendedora

A Prefeitura de Corumbá aderiu pela primeira vez ao programa Cidade Empreendedora em 2021, e, junto a outros 20 municípios de Mato Grosso do Sul, irá receber o acompanhamento do Sebrae por um período de 15 meses, com ações para a transformação da economia a partir do fortalecimento dos pequenos negócios.

Entre as ações, estão desde a desburocratização de processos na abertura e alterações de empresas; incentivo às compras locais; promoção de uma cultura empreendedora e a inovação nas escolas; melhorias na sala do empreendedor; estímulo ao desenvolvimento empresarial; e formação de lideranças que exerçam uma gestão pública empreendedora.

Mais informações sobre o programa Cidade Empreendedora podem ser obtidas por meio do número 0800 570 0800.