De acordo com dados do Simples Nacional, mais da metade dos microempreendedores individuais (MEIs) do município de Maracaju estão adimplentes em relação aos tributos entre março e abril deste ano (63,10%). Os números são resultado da ação da Prefeitura Municipal e a Sala do Empreendedor, que faz parte de um dos eixos estratégicos desenvolvidos no Programa Cidade Empreendedora, realizado pelo Sebrae/MS em conjunto com a gestão municipal para acelerar a economia local.
Segundo a agente de desenvolvimento de Maracaju, Mariana Quadros, foi realizado um trabalho de identificação dos inadimplentes no município. “Os MEIs receberam orientações quanto a inadimplência e seus malefícios, além de ter apoio para realizar o parcelamento”, destacou Mariana.
Para ter direito a benefícios, o MEI precisa pagar a contribuição mensal (DAS), que é o Documento de Arrecadação do Simples Nacional, ou seja, uma forma de recolher os impostos. Também é obrigação do MEI, realizar uma declaração anual — o Simples Nacional — no mês de maio, informando o valor do faturamento bruto do ano anterior.
Cidade Empreendedora
O Programa atua com foco em políticas públicas que aceleram o desenvolvimento da economia, fortalecendo oito pontos chave de acordo com o potencial de cada município: Mapeamento de oportunidades; Desburocratização; Sala do Empreendedor; Compras locais; Liderança; Cultura empreendedora e inovação; Plano de Desenvolvimento Econômico; e Desenvolvimento empresarial.
Os interessados em conhecer mais sobre a metodologia do programa Cidade Empreendedora e detalhes sobre os trabalhos realizados em Mato Grosso do Sul entre em contato com a Central de Relacionamento do Sebrae no telefone 0800 570 0800 ou pelo site: https://cidadeempreendedora.ms.sebrae.com.br/
Por: Nayara Tiago