Maracaju busca transformação pela educação empreendedora

/ / Maracaju

Como o empreendedorismo é uma das competências essenciais para o novo mercado de trabalho, o Sebrae/MS em parceria com a Prefeitura de Maracaju, realizaram de 25 a 27 de março, o treinamento de professores para aplicação do Jovens Empreendedores Primeiros Passos (JEPP), na Escola Municipal Pereira da Rosa.

Essa é mais uma ação do Programa Cidade Empreendedora, desenvolvido pelo Sebrae/MS e a gestão municipal, que tem foco na melhoria do ambiente de negócios e implantação de políticas e ações para o desenvolvimento econômico local.

Em 2018 no município já foram capacitados pelo menos 100 professores no JEPP e no curso Crescendo e Empreendendo. O município também elaborou o plano de educação empreendedora e, para este ano, a meta é atingir 1230 alunos com o ensino dessa metodologia.

Inicialmente foram contempladas com o programa Educação Empreendedora as escolas José Pereira da Rosa e Irma de Lima Matos, com o apoio das respectivas diretoras Vânia Pasqualini Degrande e Marilene Petini.

A secretária da Educação de Maracaju, Cleoerdes Fátima Barbosa Carneiro, afirmou que as ações de formação com oficinas, palestras e cursos oferecem uma visão empreendedora na vida das pessoas que poderá transformá-las.

“Acredito que a formação do Sebrae, com ênfase em empreendedorismo, contribuirá para ampliar o conhecimento dos professores e alunos, sobre organização financeira e, sobretudo, sobre a importância do planejamento para a vida, desenvolvendo nos alunos qualidades pessoais como iniciativa, criatividade, independência e atitude empreendedora”, afirmou a secretária.

A professora Daiane Strege Rosa, da Escola Municipal José Pereira da Rosa, participou da oficina e falou da importância de trazer a família para dentro da escola e inclui-los desde a pesquisa de campo e questionários. “A oficina forneceu diversas dinâmicas de como trabalhar e estimular as crianças desde pequenas, seja confeccionando uma planta medicinal ou um sachê. É essencial que eles vejam a importância disso para o futuro deles”, avaliou.

Cidade Empreendedora

O programa Cidade Empreendedora foi desenvolvido pelo Sebrae para atuar junto a prefeituras municipais em oito pontos chave que visam acelerar a economia de cada município que adere à iniciativa: Mapeamento de oportunidades; Desburocratização; Sala do Empreendedor; Compras locais; Liderança; Cultura empreendedora e inovação; Plano de Desenvolvimento Econômico; e Desenvolvimento empresarial.

Os interessados em conhecer mais sobre a metodologia do programa e detalhes sobre os trabalhos realizados em Mato Grosso do Sul devem entrar em contato com a Central de Relacionamento do Sebrae no telefone 0800 570 0800 ou pelo site: cidadeempreendedora.ms.sebrae.com.br

Por: Nayara Tiago