A merendeira Mônica Morais Batista, com a torta “Maravilha de Frango” ficou em primeiro lugar na disputa da etapa municipal do Super Chef Merendeiras de São Gabriel do Oeste. Promovida pelo Sebrae/MS, por meio do programa Cidade Empreendedora, em parceria com a Prefeitura Municipal, a competição tem o propósito de valorizar o talento e a criatividade de quem prepara as refeições dos estudantes nas escolas municipais, além de fomentar o empreendedorismo no campo, pois incentiva a confecção de receitas que incluam alimentos saudáveis, oriundos da agricultura familiar.
Em São Gabriel, a competição ocorreu nos dias 29 e 30 de abril. Na segunda-feira (29), 18 merendeiras participaram um workshop culinário sobre manipulação e preparação de alimentos, ministrado pelo consultor do Sebrae/MS, chef Paulo Vasconcelos. Já na terça – feira (30) as receitas inscritas foram preparadas pelas competidoras e avaliadas por um corpo de jurados que reconheceu os cinco melhores pratos.
A merendeira vencedora da etapa, Mônica, contou que a inspiração para elaborar o prato veio da mãe, e que mesmo atuando como cozinheira de escola há sete anos se sentiu surpresa com a vitória. “Não imaginei que fosse ganhar, pois tinha merendeiras muito experientes. Eu escolhi esse prato porque minha mãe fazia muito essa receita, a gente consegue esconder mais os vegetais, por isso, tem uma aceitação muito boa das crianças. Quando fiz o primeiro processo seletivo da prefeitura juntei a necessidade de trabalhar com o gosto em cozinhar. Esse desafio me fez refletir e aprender sobre a utilização da forma adequada dos alimentos e nunca desperdiçar nada ou quase nada. Estou muito feliz. Valeu muito a pena”, comemorou a campeã.
Para a secretária municipal de educação, Danielle Emiliani, a ação foi importante para valorizar o trabalho das profissionais que tem um grande impacto no desenvolvimento das crianças. “Com o workshop que as merendeiras e as nutricionistas participaram, elas puderam entender a importância do trabalho de cada uma, além de dar mais qualidade no preparo dos alimentos para que fiquem nutritivos para os alunos. Nesse evento, foi possível exaltar a valorização dessas profissionais, que se mostraram interessadas e engajadas em aprender e aprimorar seus cardápios. Foi importante também para agricultura familiar que pôde ver o seu produto utilizado nas receitas. Tenho certeza de que todos os envolvidos nunca mais esquecerão desses aprendizados, além de entenderem o quão valioso é o trabalho de todos”, pontuou a gestora.
Segundo o consultor do Sebrae/MS, chef Paulo Vasconcelos, o grande intuito do Super Chef Merendeiras é demonstrar o potencial da utilização de alimentos da agricultura familiar nas preparações das refeições dos estudantes e, dessa forma, estimular o poder público a adquirir itens dos produtores locais por meio do Programa Nacional de Alimentação Escolar (PNAE), o que fortalece o empreendedorismo no campo. Com essa proposta, as merendeiras são capacitadas para que possam utilizar novas técnicas e expandir a quantidade de produtos utilizados.
“O projeto é realizado há dois anos e, em 2024, contempla seis municípios do Estado. O intuito é capacitar as merendeiras com técnicas culinárias, para que elas usem o máximo possível de insumos da agricultura familiar local. Usamos, inclusive, cascas de vegetais para fazermos tinturas de pães e bolos, leguminosas diversas e outros ingredientes para estimular a criatividade delas. O prato escolhido em São Gabriel do Oeste teve 24 insumos utilizados da agricultura familiar, um a mais em relação ao segundo colocado que tinha 23, além disso, na receita vencedora foi utilizada a técnica de tingimento ensinada no workshop para deixar o prato mais colorido e nutritivo”, destacou o chef.
Representando a Agricultura Familiar de São Gabriel, Kenia Santos Medina, disse que o evento foi uma forma de enriquecer e valorizar o trabalho da merendeira e dos produtores. “Gostei muito de provar cada prato. Todos muito gostosos e nutritivos. Eu e minha mãe produzimos mandioca e fornecemos para as escolas para ajudar na alimentação escolar. O importante é que a Prefeitura tem estimulado e apoiado muito a agricultura familiar. As escolas estão utilizando cada vez mais os nossos produtos”, expôs.
Neste ano, 135 profissionais foram inscritas pelas prefeituras de seis municípios de Mato Grosso do Sul para participarem do Super Chef Merendeiras. Após as etapas municipais, na etapa final, prevista para maio, em Campo Grande, as cozinheiras vencedoras de cada cidade disputarão entre si. Além de São Gabriel do Oeste também participam da disputa os municípios de Aparecida do Taboado, Brasilândia, Deodápolis, Ladário e Miranda.
Conheça as demais colocadas da etapa municipal de São Gabriel do Oeste:
1º lugar: Mônica Morais Batista, CMEI Mundo da Criança, com a torta maravilhosa de frango.
2º lugar: Auxiliadora Fernandes Simões, da Escola Municipal escola Nilma Glória Gaziniu, com a farda com tudo dentro.
3º lugar: Zélia Auxiliadora Dias Coelho, do projeto Além da escola, com o bobó saboroso com Chips de batata doce.
4º lugar: Rosane Martins, da Escola Municipal Criança Feliz, com o guisado criança feliz.
5º lugar: Ilza da Silva Bispo, da Escola Municipal Ênio Carlos Bortolini, com a feijoada São Gabriel.
Mais informações sobre o Super Chef Merendeiras e sobre o programa Cidade Empreendedora podem ser obtidas por meio do número 0800 570 0800 ou pelo site cidadeempreendedora.ms.sebrae.com.br.