Realizada por meio do programa Cidade Empreendedora, executado pelo Sebrae/MS em parceria com a Prefeitura, iniciativa visa valorizar o trabalho dos profissionais e fortalecer a agricultura
Nessa quarta-feira (2) e quinta-feira (3), aconteceu em Pedro Gomes a etapa municipal do 2º Desafio Estadual das Merendeiras. Com a receita da farofa nutritiva “Amarra Cabelo”, nome de um dos rios do município, a merendeira Regina Martins Lopes, conquistou o 1º lugar e entrou para a disputa da etapa estadual.
O evento, promovido pelo Sebrae/MS em parceria com a Prefeitura Municipal, por meio do programa Cidade Empreendedora, visa valorizar o talento e a criatividade de quem prepara as refeições dos estudantes nas escolas municipais, e incentiva o uso de produtos mais saudáveis.
A etapa municipal do Desafio das Merendeiras foi dividida em dois dias. Na quarta-feira (2), profissionais da cozinha aprenderam técnicas de manipulação e preparação de alimentos em um workshop, ministrado pelo chefe Paulo Vasconcelos. Após a capacitação, na quinta-feira (3), um corpo de jurados, composto por representantes do comércio alimentício local, juntamente com o chefe, elegeram a vencedora representada do município.
De acordo com a secretária municipal de Meio Ambiente e Turismo de Pedro Gomes, Jaqueline Figueiredo, o sentimento de pertencimento das merendeiras criando receitas ou aprimorando a refeição que já é fornecida com qualidade, fortalece o trabalho em equipe, e as crianças passam a consumir refeições saborosas com acompanhamento nutricional, importante para o desenvolvimento infantil.
“O Desafio das Merendeiras é mais do que oportunidade de aprimoramento das técnicas de manipulação dos alimentos que são servidos as nossas crianças, é um ato de empatia, tanto para as servidoras participantes quanto para os responsáveis pela agricultura familiar que fornecem os produtos com excelente qualidade para o poder público municipal”, ressaltou a secretária.
Já para a secretária municipal de Educação, Luiza Camargo, o evento também reconhece todos os profissionais envolvidos. “Eu acho muito importante, porque é uma maneira de nós valorizarmos as merendeiras, mas também os agricultores, os pequenos produtores da agricultura familiar”, reforçou Luiza.
Segundo o chefe Paulo Vasconcelos, outro objetivo do trabalho realizado é estimular a administração municipal a adquirir produtos oriundos da agricultura familiar por meio do Programa Nacional de Alimentação Escolar (PNAE). Com essa proposta, as merendeiras são capacitadas para que possam utilizar novas técnicas e expandir a quantidade de itens utilizados.
“O projeto não é somente premiar as merendeiras. Estamos fazendo esse desafio para capacitá-las e levar o aprendizado na utilização do maior número possível de insumos produzidos pela agricultura familiar do município. No treinamento, as merendeiras também aprendem a melhorar a base nutricional das receitas, e fazer com que as crianças comam alguns itens que reprovam sem identificá-los, como jiló e quiabo, por exemplo, utilizando talo, casca, folha”, destaca o chefe.
Ainda de acordo com o chefe, as profissionais da cozinha de Pedro Gomes trouxeram para os nomes das receitas uma homenagem aos rios da região. A receita de farofa nutritiva da ganhadora da vez se chama “Amarrar Cabelo”, devido ao rio, onde as mulheres lavavam as roupas e os cabelos, e depois voltavam para suas casas com os cabelos amarrados.
“O workshop me trouxe um conhecimento mais profundo, me fez buscar lá no fundo, bem nas minhas raízes, e isso ajudou ‘explodir’ aquela vontade de criar o prato com muito amor e carinho”, relatou a merendeira ganhadora do 1º lugar de Pedro Gomes, Regina Martins Lopes. Para ela, a competição se torna emocionante mesmo se não atingir a reta final, pois já lhe ofereceu novos conhecimentos.
A premiação ocorreu no Centro de Referência da Assistência Social (Cras) da cidade. Neste ano, mais de mil profissionais foram inscritas pelas prefeituras de 27 municípios de Mato Grosso do Sul para participarem do 2º Desafio Estadual das Merendeiras. Após as etapas municipais, na segunda fase, as manipuladoras de alimentos que garantiram o primeiro lugar em cada cidade competem entre si.
Além de Pedro Gomes também participam da disputa os municípios de Amambai, Bandeirantes, Bataguassu, Batayporã, Bela Vista, Camapuã, Chapadão do Sul, Costa Rica, Coxim, Dourados, Inocência, Jaraguari, Jardim, Maracaju, Naviraí, Nioaque, Nova Alvorada do Sul, Nova Andradina, Paraíso das Águas, Porto Murtinho, Ribas do Rio Pardo, Rio Brilhante, Rio Verde de Mato Grosso, Santa Rita do Pardo, Sonora e Terenos.
Conheça as demais colocadas da etapa municipal de Pedro Gomes:
1º lugar – Merendeira Regina Martins Lopes com a receita farofa nutritiva “Amarra Cabelo”, do Centro de Educação Infantil (CEI) Elvira Teodoro Jesus de Farias
2º lugar – Merendeira Maria das Graças Cavalcante com a receita arroz de frango “Quilombola” da Cozinha Central
3º lugar – Merendeira Fátima de Almeida Sales com a receita torta de Taquari da Cozinha Central
4º lugar – Inês Batista com a receita kebab “Olho D’água, do Centro de Educação Infantil (CEI)
5º lugar – Merendeira Nilda Cardoso com a receita lasanha “Cachoeira Água Branca” da Cozinha Central
Mais informações sobre o 2º Desafio Estadual das Merendeiras e sobre o programa Cidade Empreendedora podem ser obtidas por meio do número 0800 570 0800 ou pelo site cidadeempreendedora.ms.sebrae.com.br.