Merendeira de Inocência vence etapa estadual do 2º Desafio das Merendeiras com “Purê de batata ao molho à bolonhesa”

/ / Inocência

Realizada por meio do programa Cidade Empreendedora, executado pelo Sebrae/MS em parceria com a Prefeitura, iniciativa visa valorizar o trabalho dos profissionais e fortalecer a agricultura

Com a receita de “Purê de batata ao molho à bolonhesa”, a merendeira Eduarda Godoi conquistou o primeiro lugar na etapa municipal de Inocência do 2º Desafio Estadual das Merendeiras. O evento, que aconteceu no dia 02, segunda-feira, foi promovido pelo Sebrae/MS em parceria com a Prefeitura Municipal, por meio do programa Cidade Empreendedora, e visa valorizar o talento e a criatividade de quem prepara as refeições dos estudantes nas escolas municipais, incentivando o uso de produtos mais saudáveis.

Na segunda-feira (02), profissionais da cozinha aprenderam técnicas de manipulação e preparação de alimentos em um workshop, ministrado pelo chefe Paulo Vasconcelos. Na mesma data, após a capacitação, um corpo de jurados, composto por representantes do comércio alimentício local, juntamente com o chefe, elegeram a vencedora representada do município.

Para a nutricionista Gabriela da Silva, que acompanha o dia a dia das merendeiras, o evento é gratificante por dar o devido reconhecimento aos profissionais da área. “Ser merendeira escolar requer muito mais do que saber cozinhar, é fundamental ter habilidades organizacionais, disciplina, trabalhar bem em equipe, além de fornecer um alimento nutritivo e saboroso! Elas são guerreiras e merecem ser valorizadas”, ressalta a nutricionista.

Já para a merendeira ganhadora Eduarda Moura Godoi Lopes é muito gratificante o reconhecimento, pois ela nunca havia participado de um concurso e teve o privilégio de participar na edição do ano passado, ficando em segundo lugar na etapa municipal. “Me dedico cada dia mais para trabalhar em prol de nossas crianças! Fico muito feliz em saber que nós merendeiras somos importantes para o desenvolvimento escolar e da criança”, declara a vencedora.

“O projeto não é somente premiar as merendeiras. Estamos fazendo esse desafio para capacitá-las e levar o aprendizado na utilização do maior número possível de insumos produzidos pela agricultura familiar do município. No treinamento, as merendeiras também aprendem a melhorar a base nutricional das receitas, e fazer com que as crianças comam alguns itens que reprovam sem identificá-los, como jiló e quiabo, por exemplo, utilizando talo, casca, folha”, destaca o chefe.

A premiação ocorreu na Escola CEI Prof. Olivalton Elias da Silva, na Avenida Juracy Luiz De Castro, nº 191, no Jardim Bom Jesus. Neste ano, mais de mil profissionais foram inscritas pelas prefeituras de 25 municípios de Mato Grosso do Sul para participarem do 2º Desafio Estadual das Merendeiras. Após as etapas municipais, na segunda fase, as manipuladoras de alimentos que garantiram o primeiro lugar em cada cidade competem entre si.

Além de Inocência também participam da disputa os municípios de Água Clara, Amambai, Bandeirantes, Bataguassu, Batayporã, Bela Vista, Camapuã, Chapadão do Sul, Costa Rica, Coxim, Dourados, Jaraguari, Maracaju, Nioaque, Nova Alvorada do Sul, Nova Andradina, Paraíso das Águas, Pedro Gomes, Porto Murtinho, Ribas do Rio Pardo, Rio Brilhante, Rio Verde de Mato Grosso, Santa Rita do Pardo, Sonora e Terenos.

Conheça as demais colocadas da etapa municipal de Inocência:

1° lugar: A merendeira Eduarda Godoi da Escola Cirilo Anoena da Costa com a receita Purê de batata ao molho à bolonhesa

2° lugar: A merendeira Luciana Silva da Escola CEINF Margarida Tomazia de Paula com a receita galinhada nutritiva

3° lugar: A merendeira Carmem Paes da Escola CEINF Margarida Tomazia de Paula com a receita escondidinho de carne nutritivo

4° lugar: A merendeira Iracema Ladeia da Escola CEINF Professor Olivalto Elias da Silva com a receita arroz nutritivo

5° lugar: A merendeira Patrícia Piris da Escola CEINF Professor Olivalto Elias da Silva com a receita strogonoff de frango

Mais informações sobre o 2º Desafio Estadual das Merendeiras e sobre o programa Cidade Empreendedora podem ser obtidas por meio do número 0800 570 0800 ou pelo site cidadeempreendedora.ms.sebrae.com.br.