Na próxima etapa do desafio, as vencedoras de cada cidade irão concorrer em âmbito estadual

/ / Inocência

Competição é promovida pelo programa Cidade Empreendedora com a proposta de valorizar profissionais que preparam alimentos nas escolas

Nessa quinta-feira (13), foi realizada a etapa municipal do 1º Desafio Estadual das Merendeiras em Inocência. Voltada para valorizar o talento e a criatividade de quem prepara as refeições dos estudantes nas escolas municipais, além de incentivar a adoção de receitas mais saudáveis com uso de produtos da agricultura familiar, a competição é promovida pelo Sebrae/MS em parceria com a Prefeitura Municipal, por meio do programa Cidade Empreendedora.

Durante o dia, as profissionais de cozinha, entre merendeiras e auxiliares, participaram de uma oficina preparatória ministrada por um chefe onde tiveram a oportunidade de aprender técnicas de manipulação e preparação de alimentos. Após a capacitação, cada profissional apresentou uma receita e as cinco melhores foram selecionadas. Já na noite da mesma data, as finalistas voltaram à cozinha e prepararam os pratos inscritos para um comitê julgador, que elegeu as melhores receitas classificando-as em 1º, 2º e 3º lugar.

O prato que se destacou e garantiu o primeiro lugar na etapa municipal foi “Carne de panela com batata caramelizada”, feito por Eduarda Moura Godoi, merendeira da Escola Cirilo Anoena. Com a vitória, a vencedora foi classificada para a etapa estadual da primeira edição do Desafio Estadual das Merendeiras.

Em âmbito estadual, a competição envolve, no total, profissionais de 20 municípios de Mato Grosso do Sul que integram o programa Cidade Empreendedora – iniciativa do Sebrae/MS que visa transformar a economia e promover o desenvolvimento local. Nesta segunda fase, as manipuladoras de alimentos que garantiram o primeiro lugar em cada cidade competem entre si. A final ocorrerá ainda neste ano, em data a ser definida pela organização, e irá premiar as merendeiras que conquistarem o 1º, 2º e 3º lugar.

Conheça as profissionais que foram finalistas na etapa municipal em Inocência

1° lugar: Eduarda Moura Godoi, com a receita “Carne de panela com batata caramelizada”

2° lugar: Maria José Silva Santos, com a receita “Carreteiro com legumes”

3° lugar: Jesualda Alves Maia dos Santos, com a receita “Galinhada e farofa”

4° lugar: Carmen Silva Santos, com a receita “Almôndegas com arroz temperado”

5° lugar: Iracema Aparecida de Carvalho, com a receita “Macarrão com legumes”

Saiba mais sobre o 1º Desafio Estadual das Merendeiras

Em âmbito estadual, a competição reúne representantes dos seguintes municípios: Amambai, Bandeirantes, Camapuã, Chapadão do Sul, Corumbá, Costa Rica, Dourados, Inocência, Jardim, Maracaju, Nova Alvorada do Sul, Nova Andradina, Paraíso das Águas, Porto Murtinho, Ribas do Rio Pardo, Rio Brilhante, Rio Verde de Mato Grosso, Selvíria, Sonora e Terenos.

Para a criação das receitas, não é permitido o uso de alimentos ultraprocessados. Além disso, as participantes devem utilizar a carne bovina ou de frango como proteína principal e incluir, no mínimo, três itens da agricultura familiar previstos no edital. Os critérios foram adotados para incentivar os municípios a adquirirem os itens dos produtores locais, uma exigência prevista pelo Programa Nacional de Alimentação Escolar (PNAE), além de estimular a criação de cardápios mais saudáveis a partir de hortaliças, leguminosas e frutas.

Mais informações sobre o programa Cidade Empreendedora podem ser obtidas ao clicar aqui ou por meio do número 0800 570 0800.