Como parte do Programa Cidade Empreendedora estão previstas atividades da Redesimples, no eixo de desburocratização, voltadas a tornar mais eficiente e eficaz os processos de abertura e alteração de empresas no município de Maracaju. Nesta quinta-feira (28), na Prefeitura de Maracaju, foi realizada uma reunião de sugestão de melhorias.
Participaram do encontro o secretário de Fazenda e Planejamento, Lenilso Carvalho; a técnica do setor de tributação, Márcia Souza, responsável pelo Sistema Integrar no município; o especialista em informática da Prefeitura de Maracaju, Luciano Silva; e a consultora da Redesimples do Sebrae/MS, Lívia Silva Borges.
Durante o evento, foram revisadas as ações da Redesimples realizadas no município desde 2018. Também foram apresentadas e discutidas as sugestões de melhorias para viabilizar a emissão e envio online do alvará de funcionamento, a entrada única de documentos e o compartilhamento de dados cadastrais entre o Posto de Atendimento ao Contribuinte (PAC) e demais órgãos licenciados, e o desenvolvimento de um instrumento de melhoria na fiscalização das empresas abertas.
Cidade Empreendedora
O programa Cidade Empreendedora foi desenvolvido pelo Sebrae para atuar junto a prefeituras municipais em oito pontos chave que visam acelerar a economia de cada município que adere à iniciativa: Mapeamento de oportunidades; Desburocratização; Sala do Empreendedor; Compras locais; Liderança; Cultura empreendedora e inovação; Plano de Desenvolvimento Econômico; e Desenvolvimento empresarial.
Os interessados em conhecer mais sobre a metodologia do programa e detalhes sobre os trabalhos realizados em Mato Grosso do Sul devem entrar em contato com a Central de Relacionamento do Sebrae no telefone 0800 570 0800 ou pelo site: cidadeempreendedora.ms.sebrae.com.br
Por: Nayara Tiago