Atuação em conjunta do Sebrae/MS, Prefeitura Municipal e lideranças locais irá resultar em documento que norteará a execução do programa Cidade Empreendedora no município
Representantes da Prefeitura Municipal de Brasilândia, Sebrae/MS, agricultura familiar e comércio local se reuniram, nessa quinta-feira (1º), na sede da Secretaria de Educação. O encontro, promovido pelo programa Cidade Empreendedora, teve como objetivo a elaboração do Plano de Desenvolvimento Econômico (PDE) para o município, por meio de discussões com os atores locais e análises socioeconômicas conduzidas pelo Sebrae. O PDE será um guia estratégico para a execução da iniciativa no município.
Na avaliação do secretário municipal de Desenvolvimento Econômico, Jorge Daniel Silva de Oliveira, a metodologia adotada pelo Sebrae na construção colaborativa do Plano de Desenvolvimento Econômico é dinâmica e produtiva. “Essa abordagem incluiu diversos setores da comunidade e lideranças, permitindo alinhar de maneira mais efetiva as necessidades do município para impulsionar o desenvolvimento local. Entre as melhorias prioritárias para impulsionar o crescimento do município estão programas Jovem Aprendiz, Casa do Trabalhador e cursos profissionalizantes”, afirmou.
De acordo com a consultora do Sebrae/MS, Eionyr Morais Barbosa, Brasilândia é um município que investe no empreendedorismo feminino e na agricultura familiar. “É um município que acredita na força dos jovens e na relevância do investimento em conscientização e capacitação voltada para essa faixa etária, o que garante o desenvolvimento solidificado e sustentável do município”, ressaltou Barbosa.
Durante a reunião, foram discutidos diversos temas de relevância para o desenvolvimento econômico de Brasilândia. Um dos pilares destacados foi o agronegócio, que possui um grande potencial de crescimento e fortalecimento do cooperativismo na região. Segundo a consultora, foi identificado um interesse crescente no investimento na suinocultura, o que possibilitaria a diversificação da produção agropecuária.
Além disso, o município demonstra interesse em trabalhar o setor da indústria de vestuário. Já está em construção uma edificação destinada à instalação de uma fábrica, que promete gerar emprego e renda para a população local. “Brasilândia é muito voltada para o agronegócio, a agricultura familiar e o empreendedorismo feminino. Tanto é que criou uma secretaria da mulher na cidade”, enfatizou Barbosa.
Durante a oficina estiveram presentes secretários municipais, empresários locais, representantes de instituições como Sicredi, além de representantes da Associação Comercial e Movimento das Mulheres Empreendedoras. Durante o encontro, foram debatidas diversas propostas e ações que serão compiladas em um relatório a ser analisado pelos técnicos do Sebrae. Com base nesse documento, será elaborado o Plano de Desenvolvimento Econômico específico para a cidade.
O PDE será entregue à administração municipal, que ficará responsável por criar um cronograma de execução das propostas apresentadas. Essa iniciativa tem como objetivo impulsionar o crescimento econômico, melhorar a qualidade de vida da população e fortalecer os pequenos negócios locais, alinhada às diretrizes do programa Cidade Empreendedora.
Cidade Empreendedora
A prefeitura de Brasilândia ingressou no programa Cidade Empreendedora, pela segunda vez, neste ano, com acompanhamento do Sebrae/MS até 2024, visando promover o desenvolvimento local por meio do fortalecimento dos pequenos negócios. O programa abrange diversas iniciativas, incluindo a simplificação dos processos de abertura e alterações de empresas, estímulo às compras locais, fomento de uma cultura empreendedora e inovação nas escolas, melhorias na sala do empreendedor, estímulo ao desenvolvimento empresarial e formação de líderes engajados em uma gestão pública empreendedora.
Mais informações sobre o programa Cidade Empreendedora podem ser obtidas por meio do número 0800 570 0800 ou pelo site cidadeempreendedora.ms.sebrae.com.br.