Com parceria do programa Cidade Empreendedora, o encontro teve o objetivo de fortalecer o segmento na região
Após um trabalho de mapeamento de vocações e oportunidades, o município de Bela Vista recebeu, nesta terça-feira (18), o Seminário Oportunidades e Desafios para o Desenvolvimento do Turismo, que apresentou as ações a serem desenvolvidas no setor. O encontro foi promovido por meio do programa Cidade Empreendedora, realizado pelo Sebrae/MS e Prefeitura Municipal – iniciativa voltada para promover o desenvolvimento local.
Inicialmente, representantes do setor público e privado discutiram o setor do turismo local. A região possui atrativos naturais como Praia do Pompilio, além de atrativos histórico-culturais como Igreja de Pedra, Igreja Matriz Santo Afonso, Capela São Patrício, Monumento Nhandipá, Memorial Centenário de Bela Vista, entre outros. Depois dessa análise, o município agora conta com um plano de ações e consultoria de acompanhamento.
Dentre as ações, destaca-se a capacitação da comunidade e empresários para o turismo, bem como a roteirização de atrativos relativos à Retirada da Laguna. No eixo de demanda turística, foi proposta a estruturação de um calendário de evento e maior presença digital do destino e empreendimentos. O plano junto a governança inclui a dinamização do Conselho e Fundo Municipal de Turismo e aproximação com a gestão do turismo de Bela Vista Norte.
“Essas ações são propostas e a partir desse seminário a gente tem o trabalho de junto ao trade local fazer com que as ações sejam colocadas em prática. Serão realizadas reuniões mensais de consultoria e semanais pensando nos atores responsáveis pelo desenvolvimento de cada uma dessas propostas”, disse o consultor do Sebrae/MS, Ronaldo Junior.
Na avaliação do secretário de Turismo, Jorge Tebicherane, o planejamento estratégico para ações de turismo é mais uma conquista do Cidade Empreendedora. “É uma reunião de com proposições para gente poder fortalecer o turismo a partir de uma política pública e com o apoio do Sebrae no desenvolvimento dos pequenos negócios que atuam nessa cadeia produtiva”, avaliou.
O presidente do Comtur de Bela Vista, Cassemiro Afonso, explica que no encontro foi possível esclarecer aos empresários o quanto o turismo pode alavancar o desenvolvimento local. “É necessária a união de todos os segmentos para fazer dar certo e o Conselho está aí para motivar a classe empresarial e buscar esse turismo desenvolvido junto ao Poder Público”, destacou.
Participaram do encontro o secretário de Administração. Francisco Elio Battilani; o secretário de Educação, Idelcides Gutierres; o secretário de Turismo Bela Vista Norte PY, Ramon Ariste Villalba; a secretária de Desenvolvimento, Leticia Candia; a analista-técnica do Sebrae/MS, Lorrany Godoy, além de empresários do trade turístico (hotelaria, bares e restaurantes).
Mais informações sobre o programa Cidade Empreendedora podem ser obtidas por meio do 0800 570 0800.