Com parceria do programa Cidade Empreendedora, o encontro teve o objetivo de fortalecer o segmento na região
Após um trabalho de mapeamento de vocações e oportunidades, o município de Nioaque recebeu, nesta quarta-feira (19), o Seminário Oportunidades e Desafios para o Desenvolvimento do Turismo, que apresentou as ações a serem desenvolvidas no setor. O encontro foi promovido por meio do programa Cidade Empreendedora, realizado pelo Sebrae/MS e Prefeitura Municipal – iniciativa voltada para promover o desenvolvimento local.
Inicialmente, representantes do setor público e privado discutiram o setor do turismo local. A região possui atrativos naturais como Pegadas de Dinossauro, além da Retirada da Laguna. Depois dessa análise, o município agora conta com um plano de ações e consultoria de acompanhamento.
Dentre as ações, destaca-se roteirização de atrativos relativos à Retirada da Laguna e diagnóstico da oferta turística local e sensibilização para o turismo. No eixo de demanda turística, foi proposta a estruturação de um calendário de eventos e maior presença digital do destino e empreendimentos. O plano junto a governança inclui a dinamização do Conselho e Fundo Municipal de Turismo e o fortalecimento do associativismo do artesanato indígena.
“Essas ações são propostas e a partir desse seminário a gente tem o trabalho de junto ao trade local fazer com que as ações sejam colocadas em prática. Serão realizadas reuniões mensais de consultoria e semanais pensando nos atores responsáveis pelo desenvolvimento de cada uma dessas propostas”, disse o consultor do Sebrae/MS, Ronaldo Junior.
Na avaliação da interlocutora da Rota Pantanal e Bonito da Fundação de Turismo de Mato Grosso do Sul, Emanueli Ribeiro, a reunião do setor público, setor privado e jovens discutindo o turismo ajuda a fomentar a economia do trade turístico local. “O turismo tem um poder de transformação social local muito grande e Nioaque tem um potencial absurdo. Acredito que o segmento será próspero e em pouco tempo a gente vai começar a ver produtos turísticos aqui do município sendo cada vez mais ofertados”, pontuou.
Para Mariel Brescovit de Oliveira, do Novo Hotel, o turismo deve impulsionar a geração de renda, a capacitação da mão de obra local e o incentivo ao empreendedorismo. “Com essa análise feita pelo Sebrae, aumenta a nossa vontade de investir no município, agora começo a pensar em melhorias para a nossa classe. O turismo local tem um potencial maravilhoso e a população precisa tomar consciência sobre isso e ser também o nosso marketing, precisamos colocar Nioaque na mídia”, disse.
Mais informações sobre o programa Cidade Empreendedora podem ser obtidas por meio do 0800 570 0800.