Oportunidades e desafios para o desenvolvimento do turismo é tema de seminário em Rio Verde

/ / Rio Verde de Mato Grosso

Com parceria do programa Cidade Empreendedora, o encontro teve o objetivo de fortalecer o segmento na região

Após um trabalho de mapeamento de vocações e oportunidades, o município de Rio Verde recebeu, nesta quarta-feira (29), o Seminário Oportunidades e Desafios para o Desenvolvimento do Turismo, que apresentou as ações a serem desenvolvidas no setor. O encontro foi promovido por meio do programa Cidade Empreendedora, realizado pelo Sebrae/MS e Prefeitura Municipal – iniciativa voltada para promover o desenvolvimento local.

Dentro da metodologia de análise dos destinos, do ponto de vista da oferta turística, demanda turística e governança, é realizada uma análise de dados preliminares, além de visitas técnicas, bem como o seminário com as lideranças, empreendedores e empresários locais e depois a consultoria para mentoria junto a gestão pública municipal e aos conselhos de turismo para implementação de ações estratégicas do turismo, conforme apontou o consultor do Sebrae/MS, Richard Alves.

“Estamos com uma boa adesão dos empresários e a parceria fundamental das prefeituras, como já no âmbito do Cidade Empreendedora e o turismo é uma das vertentes fortes do programa nesses municípios que tem essas potencialidades”, destacou o consultor.

Para o vereador Amauri Careca, o encontro levou explanações enriquecedoras sobre como alavancar o segmento na cidade. “O turismo será a maior empregadora do nosso município, fortalecendo toda a cadeia produtiva e trazendo turistas para conhecer nossas belezas naturais. Tudo isso, através do Cidade Empreendedora, em parceria com o Sebrae”, pontuou.

Selma Brito, sócia proprietária da empresa Inspiraê, destacou que o debate de ideias levou uma nova bagagem para todos os participantes. “Esse é o momento de Rio Verde, momento de desenvolver o setor turístico tão importante para o crescimento da economia da nossa cidade, pois contribui com a geração de emprego e renda”, disse.

Gelson Fernandes é morador da região e também quer aproveitar o potencial turístico do município. “Com o apoio do Sebrae, cursos e consultoria, futuramente quero trazer o verdadeiro café boiadeiro. Esse é um projeto que tenho para servir a população rio-verdense e os turistas”, falou.

Mais informações sobre o programa Cidade Empreendedora podem ser obtidas por meio do 0800 570 0800.