Para a execução do Cidade Empreendedora, Sebrae/MS e Prefeitura de Corumbá firmam parceria

/ / Corumbá

Solenidade de assinatura de contrato vai ser realizada no município na próxima segunda-feira (10)

Na próxima segunda-feira (10), a Prefeitura Municipal de Corumbá e o Sebrae/MS assinam contrato para a execução do programa Cidade Empreendedora no município. Com protocolos de biossegurança, como o uso obrigatório de máscaras e distanciamento social, a solenidade será realizada no auditório do Centro de Convenções Miguel Gomez, em Corumbá, às 8h30.

Em parceria com a prefeitura, o programa pretende transformar a economia e impulsionar o desenvolvimento local a partir do fortalecimento dos pequenos negócios. Corumbá recebe acompanhamento do Sebrae/MS por 15 meses e as ações no município tem como foco o eixo “Cidade de Negócios” que é voltado para alavancar a cidade por meio do empreendedorismo e fomentar a geração de emprego e renda.

Uma das linhas de atuação do Cidade Empreendedora é direcionada para auxiliar e propor soluções ao pequeno empresário que, em Corumbá, são 6.749 e representam 88% da densidade empresarial, de acordo com dados da Receita Federal do último ano. Já a outra vertente do programa atua diretamente no âmbito das políticas públicas com a proposta de melhorar o ambiente de negócios.

Segundo o presidente do Conselho Deliberativo do Sebrae/MS e titular da Secretaria de Estado de Meio Ambiente, Desenvolvimento Econômico, Produção e Agricultura Familiar (Semagro), Jaime Verruck, as duas estratégias juntas vão possibilitar o desenvolvimento local. “O foco principal do programa é o nosso pequeno empresário, são as compras públicas, a desburocratização, a melhoria do ambiente de negócios, gerando o desenvolvimento econômico da cidade. Assim, o Sebrae cumpre a sua missão. Ajuda a fomentar a capacidade empreendedora do município por meio do fortalecimento do pequeno empresário, além de ajudar o poder público, como instrumento de desenvolvimento econômico”, ressaltou Jaime Verruck.

Com as ações do programa é possível promover o círculo virtuoso da economia e, por meio disso, aumentar a geração de riquezas por parte do município que já é destaque no ranking estadual. No último levantamento feito pela Semagro, em 2018, Corumbá aparece como a quinta cidade de Mato Grosso do Sul com o maior volume do Produto Interno Bruto (PIB), com um total de R$ 3 bilhões. A maior contribuição setorial foi na área de Comércio e Serviços que representou quase 65%, em seguida aparece Indústria com 28% e a Agropecuária com quase 7%.

De acordo com o diretor-superintendente do Sebrae/MS, Claudio Mendonça, o objetivo da instituição ao desenvolver o Cidade Empreendedora é promover o crescimento de cada município que adere ao programa. “O nosso grande papel é a transformação. O objetivo maior é desenvolver a cidade através do fortalecimento do pequeno negócio. Nós precisamos fortalecer o empreendedor local para que ele possa gerar emprego e fazer com que o dinheiro gire na cidade”, enfatizou Claudio.

São várias iniciativas que englobam o Cidade Empreendedora e, dentre ações previstas pelo programa, além da desburocratização de processos na abertura e alterações de empresas e o atendimento ao empresário, está o incentivo às compras locais; promoção de uma cultura empreendedora e a inovação nas escolas; melhorias na sala do empreendedor; estímulo ao desenvolvimento empresarial; e formação de lideranças que exerçam uma gestão pública empreendedora.

 

Serviço

Assinatura de contrato Cidade Empreendedora – Corumbá

Data: 10-05-2021 (Segunda-feira)

Horário: 8h30

Local: Centro de Convenções Miguel Gomez – Rua Domingos Sahib, nº570, Corumbá (MS).