Sessão multissetorial tem o intuito de aproximar empreendedores e fomentar a geração de negócios
Nessa terça-feira (16), o Sebrae/MS, por meio do programa Cidade Empreendedora, executado em parceria com a Prefeitura Municipal, promoveu, em Dourados, uma Sessão de Negócios para empreendedores do município e região. A ação integra a programação da 57ª edição da Expoagro, uma das maiores feiras agropecuárias de Mato Grosso do Sul, e tem o intuito de aproximar os empreendedores de diversos setores do mercado para gerar networking e estimular o firmamento de negócios. Na data, participaram da iniciativa 42 empreendimentos.
Para a gerente da regional sul do Sebrae/MS, Vanessa Reis, o evento tem a intenção de estreitar o relacionamento entre os empresários da região, que por meio dos acordos fechados movimentam a economia local. “A rodada acontece com objetivo de gerar negócios entre compradores e fornecedores do município de Dourados, promovendo networking entre os empreendedores e consequentemente vendas por meio de um formato dinâmico em ambiente propício para realização de novos negócios”, afirmou a gerente.
De acordo com o proprietário da OK desenvolvimento de software, João Renato Arceno do Canto, a ação foi uma oportunidade de os empreendedores conhecerem o trabalho uns dos outros, em um ambiente que favoreceu essas trocas. “Eu trabalho com software e não conhecia outras empresas que trabalham na área de computação dentro do município. O evento permitiu que os empresários locais se conhecessem melhor e o ambiente foi favorável já que todos estavam abertos a mostrar seu produto e conhecer outros”, comentou o empresário.
Para o representante dos Correios, Waldemir Lopes, a ação foi uma oportunidade de estimular o desenvolvimento da região sul do estado. “A dinâmica das apresentações ajudou a identificar potenciais parceiros para nossos negócios e o intercâmbio que surgiu após o evento tem refletido em resultados positivos. A participação na Expoagro, por meio do Sebrae, foi uma oportunidade única de apoiar os empresários na geração de valor e no desenvolvimento do nosso estado”, pontuou Waldemir.
Capacitação para empreendedores e produtores na Expoagro
Outras iniciativas levadas para o município pelo Sebrae/MS, por meio do programa Cidade Empreendedora, durante a Expoagro são cursos gratuitos na área de panificação. Dentro da feira agropecuária, a capacitação é oferecida por meio de uma carreta equipada e ensina técnicas para a confecção de alimentos como pães doces, cucas, panettone e biscoito. Os cursos tiveram início no dia 11 de maio e seguem até amanhã (18).
Também faz parte da programação da Expoagro, capacitações voltadas para os produtores rurais. Nesse contexto, Sebrae/MS, em parceria com o Sistema Famasul, via Senar, leva para o evento sete ações distintas, com Dias de Campo para a produção leiteira, psicultura, hortifruti e ovinocultura, além de Circuito de Pecuária de Corte, Vitrine de Campo para Agroindústria, Encontro Técnico de Ovinocultura e Seminário do Leite. O objetivo da programação é impactar mais de 560 produtores rurais de diferentes segmentos da região centro sul do estado.
Ainda como parte da programação, o Sebrae/MS custeou a vinda de três palestrantes, dentre eles Sebastian Rufino, que irá abordar o tema “Desossa e Cortes Especiais na Ovinocultura” junto aos produtores que aprenderão mais sobre a importância do manejo e da alimentação para melhorar o rendimento do animal no abate. No total, seis segmentos agropecuários serão contemplados com as atividades teóricas e práticas, sendo eles: Ovinocultura; Pecuária de Corte; Pecuária de Leite; Hortifrúti; Psicultura; e Agroindústria.
Mais informações sobre o programa Cidade Empreendedora podem ser obtidas pelo número 0800 570 0800 ou por meio do site cidadeempreendedora.ms.sebrae.com.br.