Para fomentar a inclusão produtiva, Empreenda Hoje promove capacitações gratuitas em Jaraguari

/ / Jaraguari

Em torno de 170 pessoas participaram do Empreenda Hoje, na tarde desta terça-feira (14), na Escola Municipal Francisco Antônio de Souza, em Jaraguari. Promovido pelo Sebrae/MS, em parceria com a Prefeitura Municipal, o evento é uma iniciativa do programa Cidade Empreendedora, e contou com o apoio da Fundação do Trabalho (Funtrab-MS), por intermédio do programa MS Qualifica, executado em conjunto com o Sistema S, e trouxe cursos de capacitação profissional às pessoas que desejam empreender ou buscam recolocação no mercado de trabalho.

De acordo com o prefeito de Jaraguari, Edson Rodrigues Nogueira, o grande intuito dessa iniciativa é levar conhecimento, apoiar o comércio local, e contribuir com a qualificação das pessoas para o mercado de trabalho. “O programa Cidade Empreendedora é de grande valia, pois deu motivação aos empreendedores, capacitou a população e gerou novos postos de trabalho. Nossa cidade melhorou muito e é uma alegria para nós receber mais essa ação”, expôs o líder do executivo.

Segundo o gerente da Unidade de Competividade Empresarial do Sebrae/MS, Rodrigo Maia, o evento é mais uma entrega do programa Cidade Empreendedora para o município. “Estamos em Jaraguari com um grande evento, que traz qualificação tanto para quem quer empreender, quanto para quem quer uma oportunidade no mercado de trabalho. Atuamos em Jaraguari desde 2021, com iniciativas de apoio à gestão municipal e aos empreendedores locais e essa é mais uma ação que tem como intuito oferecer suporte e gerar transformação”, destacou Maia.

Para o secretário de Desenvolvimento Econômico e Meio Ambiente, Kléber de Oliveira da Costa, o Empreenda Hoje é uma ação de grande relevância para o município e vem corroborar com o trabalho que já é desenvolvido em Jaraguari em parceria com o Sebrae. “O evento é de suma importância para o empresariado local que quer crescer o seu negócio, além dos jovens que procuram uma oportunidade no mercado de trabalho. Essas ações ajudam a transformar a realidade das pessoas, integrando através do empreendedorismo”, ressaltou o secretário.

Gerente da Unidade de Relacionamento com o Cliente do Sebrae/MS, Rodrigo Maia, entregou o Brading Book Municipal de Jaraguari ao prefeito, Edson Rodrigues.

Durante a abertura do Empreenda Hoje, a Prefeitura Municipal recebeu do Sebrae mais uma entrega do programa Cidade Empreendedora: o Branding Book Municipal com estratégias para posicionar Jaraguari como a cidade “Terra das águas nascentes”. O documento foi elaborado em conjunto com a sociedade e traz estratégias para consolidar a imagem do município para quem é de fora, ressaltando as oportunidades econômicas presentes na cidade e a já existente demanda de viajantes que passam por ali, tornando a cidade uma referência em recursos naturais, com muitas cachoeiras, rios, córregos e nascentes.

Além de representantes das instituições que realizam o evento, estiveram presentes na solenidade o presidente da Câmara Municipal Cláudio Ferreira da Silva, o presidente da Associação Comercial e Empresarial de Jaraguari (ACEJ), Jairo Pereira da Silva, a secretária de assistência social e Habitação Glauce Urbieta de Jesus Rodrigues e o vice-prefeito, Walfrido Nascimento.

Empreendedorismo Feminino

Na abertura do Empreenda Hoje, também foram entregues os certificados de conclusão de outra iniciativa realizada no município voltada para o fomento à inclusão produtiva: a Metodologia das Três Fases, que tem como objetivo capacitar e empoderar as mulheres atendidas pela Secretaria de Assistência Social de Camapuã por meio dos cursos nas áreas de gastronomia e estética. O grupo também recebeu um “kit semente” – quantia em dinheiro viabilizada para que cada uma tenha recurso para iniciar um negócio.

Mulheres atendidas pela Metodologia das Três Fases receberam certificado.

Ao todo, sete mulheres concluíram a metodologia voltada para proporcionar o desenvolvimento humano e profissional, trazendo oportunidades de geração de renda. Uma das participantes foi Aparecida Maria Nunes que encontrou sua paixão ao produzir doces. “Foi nos cursos que eu descobri o que eu gosto de fazer. Durante todas as fases temos o incentivo das professoras e de todos os envolvidos para continuarmos passo a passo e chegar ao resultado de ser uma empreendedora. Hoje eu produzo doces e geleias, aprendi a fazer os produtos, colocar preço, vender e a ganhar dinheiro. Nunca imaginei ter uma renda e ser feliz com o resultado do meu trabalho”, ressaltou.

Para Patrícia Ferreira, que também foi aluna, a capacitação fez toda a diferença para a consolidação de uma nova alternativa de sustento para a família e uma nova perspectiva. “Com o curso eu aprendi a trabalhar, expor meus produtos, consegui ter uma visão ampla do que eu posso realizar, e realmente ter lucro. O incentivo de todos foi o principal motivo para essa mudança, pois para participar de todas as aulas eu saía da fazenda, muitas vezes era difícil, mas vale a pena”, exaltou.

Qualificação profissional e oportunidades

O Empreenda Hoje ofereceu qualificação para quem busca inserção no mercado de trabalho ou abrir o próprio negócio. Foram oferecidas oficinas gratuitas, que trabalharam as seguintes temáticas: “Planejando o sucesso”, “Oficina de fotografia criativa: Dominando seu smartphone como câmera”, “Oficina Delas: liderança, administração de conflitos e pensamento estratégico” e “Oficina soft skills estratégicas: a diferença no mercado de trabalho”.

O estudante Hygor, Olegário ressalta a importância das palestras disponibilizadas no Empreenda Hoje. “O mercado de trabalho é exigente e sempre busca pessoas preparadas, nós temos que evoluir e nos atualizar para estar de acordo com a tendência.  A minha escolha foi a participação na palestra Planejando o Sucesso, pois é isso que eu quero alcançar o sucesso na minha vida profissional e o Sebrae me proporcionou isso”, comentou.

Evento levou qualificação para a população de Jaraguari.

Para Rosinalva do Prado Santos, participar das oficinas do Sebrae/MS é o primeiro passo para quem pretende empreender. “Tenho vontade de ter meu negócio, ser uma empreendedora e essa é uma oportunidade de aprendizado, quero ter algo na área da gastronomia e sei que com o Sebrae, isso vai ser possível”, expôs.

Além de conhecimento, os participantes também puderam conhecer produtos locais expostos na Feira de Negócios. Um dos expositores foi José Alceu da Silva Cabral, da Queijos Dazu, que conta com entusiasmo a sua história com o Sebrae. “Nossa parceria existe desde sempre, temos esse protótipo de queijo, que impulsionou o nosso negócio e em breve teremos novidades que será um queijo sul-mato-grossense, único no mundo, já estamos conversando com o Living Lab (Laboratório de Inovação e prototipagem do Sebrae/MS”, destacou.

Mais informações sobre o programa Cidade Empreendedora podem ser obtidas pelo número 0800 570 0800 ou pelo portal cidadeempreendedora.ms.sebrae.com.br.