Para impulsionar o desenvolvimento de Amambai, Prefeitura Municipal adere ao Cidade Empreendedora

/ / Amambai

Programa do Sebrae/MS começa a ser executado nesta segunda-feira com a ação “Sebrae na sua empresa”

 

A Prefeitura Municipal de Amambai aderiu ao programa Cidade Empreendedora, oferecido pelo Sebrae/MS. Com o objetivo de transformar a economia e impulsionar o desenvolvimento local a partir do fortalecimento dos pequenos negócios, a iniciativa começa a ser executada no município nesta segunda-feira (12).

Segundo o prefeito de Amambai, Edinaldo Luiz de Melo, a adesão ao programa vem como ferramenta para melhorar a economia do município por meio do apoio aos pequenos empresários. “Como médico, sempre tive um grande conhecimento sobre a área da saúde e por isso, procuro sempre me especializar nos outros segmentos necessários para o desenvolvimento de nosso município. Assim, decidi aderir ao programa Cidade Empreendedora do Sebrae para poder ampliar nossa gestão econômica. Acredito que através dele poderemos implementar políticas públicas que promovam de fato um ambiente mais favorável para os empreendedores do município, garantindo um maior giro na economia local e apoio àqueles que buscam investir aqui”, ressaltou Edinaldo.

Com contratação do Cidade Empreendedora, Paraíso das Águas vai receber acompanhamento do Sebrae/MS durante 15 meses. Será elaborado um plano de desenvolvimento econômico para o município com ações voltadas para o eixo “Cidade de Negócios”. A estratégia, adotada pela Prefeitura Municipal, visa alavancar a cidade por meio do empreendedorismo e fomentar a geração de emprego e renda.

Dados da Receita Federal, apontam que em Amambai, neste ano, há mais de 2.500 empreendimentos entre Microempresas (ME), Empresas de Pequeno Porte (EPP) e Microempreendedores Individuais (MEI), a partir do programa esse público vai ser diretamente atendido, já que uma das linhas de atuação do Cidade Empreendedora é direcionada para auxiliar e propor soluções ao pequeno empresário. Outra vertente do programa atua diretamente no âmbito das políticas públicas com a proposta de melhorar o ambiente de negócios.

Segundo o presidente do Conselho Deliberativo do Sebrae/MS e titular da Secretaria de Estado de Meio Ambiente, Desenvolvimento Econômico, Produção e Agricultura Familiar (Semagro), Jaime Verruck, as duas estratégias juntas vão possibilitar o desenvolvimento local. “O foco principal do programa é o nosso pequeno empresário, são as compras públicas, a desburocratização, a melhoria do ambiente de negócios, gerando o desenvolvimento econômico da cidade. Assim, o Sebrae cumpre a sua missão. Ajuda a fomentar a capacidade empreendedora do município por meio do fortalecimento do pequeno empresário, além de ajudar o poder público, como instrumento de desenvolvimento econômico”, ressaltou Jaime Verruck.

De acordo com o diretor-superintendente do Sebrae/MS, Claudio Mendonça, o objetivo da instituição ao desenvolver o Cidade Empreendedora é promover o crescimento do município. “O nosso grande papel é a transformação. O objetivo maior do programa é desenvolver a cidade através do fortalecimento do pequeno negócio. Nós precisamos fortalecer o empreendedor local para que ele possa gerar emprego e fazer com que o dinheiro gire na cidade”, enfatizou Claudio.

São várias iniciativas que englobam o Cidade Empreendedora e, dentre ações previstas pelo programa, além da desburocratização de processos na abertura e alterações de empresas e o atendimento ao empresário, está o incentivo às compras locais; promoção de uma cultura empreendedora e a inovação nas escolas; melhorias na sala do empreendedor; estímulo ao desenvolvimento empresarial; e formação de lideranças que exerçam uma gestão pública empreendedora.

Primeira ação do programa

Em Amambai, a execução do Cidade Empreendedora já começa nesta segunda-feira (12) com ação “Sebrae na sua empresa”. Agentes do Sebrae/MS vão percorrer os empreendimentos locais para identificar as necessidades de cada empresário e, a partir disso, propor soluções.

Mais do que levar orientação aos empresários, a visita dos agentes também tem a função de mapear a necessidade dos pequenos negócios. O levantamento deve embasar novas ações voltadas para atender esse público.

Outras informações sobre o Cidade Empreendedora podem ser obtidas por meio do telefone 0800 570 0800 ou pelo Whatsapp (67) 3389-5300.