Para impulsionar o desenvolvimento de Porto Murtinho, Prefeitura Municipal adere ao Cidade Empreendedora

/ / Porto Murtinho

Programa do Sebrae/MS começa a ser executado nesta segunda-feira com a ação “Sebrae na sua empresa”

A Prefeitura Municipal de Porto Murtinho aderiu ao programa Cidade Empreendedora, oferecido pelo Sebrae/MS. Com o objetivo de transformar a economia e impulsionar o desenvolvimento local a partir do fortalecimento dos pequenos negócios, a iniciativa começa a ser executada no município nesta segunda-feira (12).

Segundo o prefeito de Porto Murtinho, Nelson Cintra, a cidade hoje tem uma grande relevância em Mato Grosso do Sul por integrar a Rota Bioceânica. O corredor de integração rodoviária entre os oceanos Atlântico e Pacífico vai permitir o escoamento da produção para o mercado asiático com competitividade e menor tempo, por isso o município deve se preparar e, de acordo com Nelson, o programa Cidade Empreendedora vai ajudar nesse processo ao impulsionar o desenvolvimento da cidade.

“Porto Murtinho é uma cidade hoje de destaque nacional e internacional, nós temos o corredor Biocêanico que vai nos levar até o pacífico e temos dois portos em funcionamento e mais quatro portos que serão instalados, portanto nada melhor do que aderir ao Cidade Empreendedora, onde nós vamos trabalhar bastante junto com o Sebrae, para a gente transformar a nossa cidade”, ressaltou Nelson.

Com contratação do Cidade Empreendedora, Porto Murtinho vai receber acompanhamento do Sebrae/MS durante 15 meses. Será elaborado um plano de desenvolvimento econômico para o município com ações voltadas para o eixo “Cidade de Negócios”. A estratégia, adotada pela Prefeitura Municipal, visa alavancar a cidade por meio do empreendedorismo e fomentar a geração de emprego e renda.

Dados da Receita Federal, apontam que em Porto Murtinho, neste ano, 83% da densidade empresarial do município corresponde aos pequenos negócios. A partir do programa, esse público vai ser diretamente atendido, já que uma das linhas de atuação do Cidade Empreendedora é direcionada para auxiliar e propor soluções para o empresário. Outra vertente do programa atua diretamente no âmbito das políticas públicas com a proposta de melhorar o ambiente de negócios.

Segundo o presidente do Conselho Deliberativo do Sebrae/MS e titular da Secretaria de Estado de Meio Ambiente, Desenvolvimento Econômico, Produção e Agricultura Familiar (Semagro), Jaime Verruck, as duas estratégias juntas vão possibilitar o desenvolvimento local. “O foco principal do programa é o nosso pequeno empresário, são as compras públicas, a desburocratização, a melhoria do ambiente de negócios, gerando o desenvolvimento econômico da cidade. Assim, o Sebrae cumpre a sua missão. Ajuda a fomentar a capacidade empreendedora do município por meio do fortalecimento do pequeno empresário, além de ajudar o poder público, como instrumento de desenvolvimento econômico”, ressaltou Jaime Verruck.

De acordo com o diretor-superintendente do Sebrae/MS, Claudio Mendonça, o objetivo da instituição ao desenvolver o Cidade Empreendedora é promover o crescimento do município. “O nosso grande papel é a transformação. O objetivo maior do programa é desenvolver a cidade através do fortalecimento do pequeno negócio. Nós precisamos fortalecer o empreendedor local para que ele possa gerar emprego e fazer com que o dinheiro gire na cidade”, enfatizou Claudio.

São várias iniciativas que englobam o Cidade Empreendedora e, dentre ações previstas pelo programa, além da desburocratização de processos na abertura e alterações de empresas e o atendimento ao empresário, está o incentivo às compras locais; promoção de uma cultura empreendedora e a inovação nas escolas; melhorias na sala do empreendedor; estímulo ao desenvolvimento empresarial; e formação de lideranças que exerçam uma gestão pública empreendedora.

 

Primeira ação do programa

Em Porto Murtinho, a execução do Cidade Empreendedora já começa nesta segunda-feira (12) com ação “Sebrae na sua empresa”. Agentes do Sebrae/MS vão percorrer os empreendimentos locais para identificar as necessidades de cada empresário e, a partir disso, propor soluções. A expectativa é que quase 500 pequenos negócios sejam visitados durante o ciclo do programa.

Mais do que levar orientação aos empresários, a visita dos agentes também tem a função de mapear a necessidade dos pequenos negócios. O levantamento deve embasar novas ações voltadas para atender esse público.

Outras informações sobre o Cidade Empreendedora podem ser obtidas por meio do telefone 0800 570 0800 ou pelo Whatsapp (67) 3389-5300.