Para incentivar a construção da imagem da cidade, ação de Marketing Territorial acontece em Amambai

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Destacar as potencialidades da cidade para o público externo e fomentar o desenvolvimento são os principais objetivos da iniciativa realizada pelo programa Cidade Empreendedora, executado pelo Sebrae/MS e Prefeitura

Como a população local enxerga Amambai e quais são as principais características do município que podem ser destacadas para quem é de fora? Responder essas questões e, a partir delas, consolidar a imagem da cidade para atrair investimentos e conquistar novos públicos foi a principal proposta da oficina de “Marketing territorial”, realizada na sexta-feira (18), na Associação Comercial e Industrial de Amambai. Promovida pelo Sebrae/MS, em parceria com a Prefeitura Municipal, a ação faz parte do ciclo Expansão do programa Cidade Empreendedora e integra o eixo “Cidade + Competitiva”.

Segundo o vice-prefeito de Amambai, Rodrigo Selhorst, o Marketing Territorial consolida ainda mais a imagem da cidade. “Amambai já é conhecida por algumas particularidades como: cidade do Crepúsculo, do Tereré, do Laço, mas não temos ainda uma identidade visual. A oficina proporcionou o entendimento da importância que é acompanhar esse momento de crescimento de uma cidade que está em expansão no setor da agricultura, da infraestrutura etc.”, ressalta o vice-prefeito.

O secretário de Desenvolvimento Econômico do município, Roberto Racchtiune Nascimento, relata que a ação abrange vários âmbitos. “O impacto dessa ação para o município é não só a política de pertencimento da população em si, da cidade, mas também de alavancar os olhares, os investimentos do município para as pessoas de fora, para que elas possam explorar todas as riquezas. Tanto naturais quanto culturais da nossa cidade”, afirma.

De acordo com o consultor do Sebrae/MS, Odair Mombach, a proposta desse trabalho é trazer mais competitividade para a cidade. “O intuito é criar uma marca para o município como forma de apresentá-lo para pessoas que estão em outras cidades do país. Por exemplo, quando pensamos no Rio de Janeiro, logo lembramos que se trata da ‘cidade maravilhosa’, então, a ideia é mostrar o que Amambai tem para oferecer a partir da consolidação de uma imagem que atraia novos investimentos, estimule o turismo e promova o desenvolvimento sustentável”, destacou.

A oficina reuniu representantes de diversos segmentos da sociedade, como comércio local e lideranças, para pensar de forma colaborativa em quais são os potenciais do município e particularidades que podem ser elencadas para definir a identidade de Amambai. Para destacar as características únicas da cidade, construindo uma “marca territorial” que a diferencie das demais localidades, a metodologia aplicada consistiu em três etapas: mapeamento das forças e elementos identitários locais; construção de cenários futuros de posicionamento; e apresentação e análise dos resultados.

Na data, foram levantados diversos elementos que são essenciais na construção da identidade territorial de um lugar. Dentre os principais, destacam-se aspectos que são frequentemente lembrados e associados pelas pessoas quando pensam em determinado local, como produtos típicos, expressões culturais, arquitetura, monumentos, histórico e religiosidade.

Para contribuir com esse processo de formação da identidade local, também foi criada uma pesquisa voltada para ouvir a opinião da população sobre os principais elementos do município. Quem desejar, pode participar da iniciativa de forma on-line, basta responder o questionário ao clicar aqui. Além da criação de uma marca territorial para o município, o trabalho irá resultar em um plano de ação voltado para o posicionamento estratégico da imagem local, de modo a fomentar o desenvolvimento.

Cidade + Competitiva

Com a renovação da parceria com o Sebrae/MS para a execução do ciclo Expansão do programa Cidade Empreendedora no município, a Prefeitura Municipal aderiu ao eixo “Cidade + Competitiva” como uma das principais estratégias para aumentar a competitividade e dinamizar a economia de Amambai.

Para promover a cidade, ressaltando as potencialidades que possui, além das oportunidades de investimento, essa vertente de trabalho visa consolidar a imagem do município para o público externo. Com foco nesse propósito, serão realizadas diversas iniciativas que visam aperfeiçoar as ações da administração municipal, melhorar as políticas públicas e promover a integração entre os representantes do setor produtivo e as lideranças locais, para que possam atuar de forma conjunta em prol do desenvolvimento local.

Juntamente com Amambai, o eixo “Cidade + Competitiva” também é trabalhado por meio do programa Cidade Empreendedora em outros 15 municípios de Mato Grosso do Sul: Amambai, Bandeirantes, Camapuã, Costa Rica, Chapadão do Sul, Dourados, Jaraguari, Jardim, Inocência, Nova Andradina, Paraíso das Águas, Porto Murtinho, Rio Brilhante, Rio Verde de Mato Grosso, Sonora e Terenos.

Mais informações sobre o programa Cidade Empreendedora podem ser obtidas por meio do número 0800 570 0800 ou pelo site cidadeempreendedora.ms.sebrae.com.br.