Para incentivar a construção da imagem da cidade, ação de Marketing Territorial acontece em Jardim

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Destacar as potencialidades da cidade para o público externo e fomentar o desenvolvimento são os principais objetivos da iniciativa realizada pelo programa Cidade Empreendedora, executado pelo Sebrae/MS e Prefeitura

Como a população local enxerga Jardim e quais são as principais características do município que podem ser destacadas para quem é de fora? Responder essas questões e, a partir delas, consolidar a imagem da cidade para atrair investimentos e conquistar novos públicos foi a principal proposta da oficina de “Marketing territorial”, realizada na segunda-feira (28), no Centro de Convenções – Oswaldo Fernandes Monteiro, no município. Promovida pelo Sebrae/MS, em parceria com a Prefeitura Municipal, a ação faz parte do ciclo Expansão do programa Cidade Empreendedora e integra o eixo “Cidade + Competitiva”.

Segundo o diretor do departamento do Meio Ambiente, Carlos Piazer, a ação é de extrema necessidade para que a partir disso se tenha tanto uma evidência regional quanto nacional. “Nós temos que conhecer, nos apropriar e fortalecer a nossa identidade. Estamos no Cerrado, vamos identificar o que temos aqui, em Jardim, mesmo sendo uma cidade pequena, nós temos histórias, a Guerra do Paraguai, possivelmente a Bioceânica, atrativos da nossa história que podem ser contemplados”, ressalta o diretor.

De acordo com o consultor do Sebrae/MS, Odair Mombach, a proposta desse trabalho é trazer mais competitividade para a cidade. “O intuito é criar uma marca para o município como forma de apresentá-lo para pessoas que estão em outras cidades do país. Por exemplo, quando pensamos no Rio de Janeiro, logo lembramos que se trata da ‘cidade maravilhosa’, então, a ideia é mostrar o que Jardim tem para oferecer a partir da consolidação de uma imagem que atraia novos investimentos, estimule o turismo e promova o desenvolvimento sustentável”, destacou.

A oficina reuniu representantes de diversos segmentos da sociedade, como comércio local e lideranças, para pensar de forma colaborativa em quais são os potenciais do município e particularidades que podem ser elencadas para definir a identidade de Jardim. Para destacar as características únicas da cidade, construindo uma “marca territorial” que a diferencie das demais localidades, a metodologia aplicada consistiu em três etapas: mapeamento das forças e elementos identitários locais; construção de cenários futuros de posicionamento; e apresentação e análise dos resultados.

Na data, foram levantados diversos elementos que são essenciais na construção da identidade territorial de um lugar. Dentre os principais, destacam-se aspectos que são frequentemente lembrados e associados pelas pessoas quando pensam em determinado local, como produtos típicos, expressões culturais, arquitetura, monumentos, histórico e religiosidade.

Para contribuir com esse processo de formação da identidade local, também foi criada uma pesquisa voltada para ouvir a opinião da população sobre os principais elementos do município. Quem desejar, pode participar da iniciativa de forma on-line, basta responder o questionário ao clicar aqui. Além da criação de uma marca territorial para o município, o trabalho irá resultar em um plano de ação voltado para o posicionamento estratégico da imagem local, de modo a fomentar o desenvolvimento.

Cidade + Competitiva

Com a renovação da parceria com o Sebrae/MS para a execução do ciclo Expansão do programa Cidade Empreendedora no município, a Prefeitura Municipal aderiu ao eixo “Cidade + Competitiva” como uma das principais estratégias para aumentar a competitividade e dinamizar a economia de Jardim.

Para promover a cidade, ressaltando as potencialidades que possui, além das oportunidades de investimento, essa vertente de trabalho visa consolidar a imagem do município para o público externo. Com foco nesse propósito, serão realizadas diversas iniciativas que visam aperfeiçoar as ações da administração municipal, melhorar as políticas públicas e promover a integração entre os representantes do setor produtivo e as lideranças locais, para que possam atuar de forma conjunta em prol do desenvolvimento local.

Juntamente com Jardim, o eixo “Cidade + Competitiva” também é trabalhado por meio do programa Cidade Empreendedora em outros 15 municípios de Mato Grosso do Sul: Amambai, Bandeirantes, Camapuã, Costa Rica, Chapadão do Sul, Dourados, Jaraguari, Inocência, Nova Andradina, Paraíso das Águas, Porto Murtinho, Rio Brilhante, Rio Verde de Mato Grosso, Sonora e Terenos.

Mais informações sobre o programa Cidade Empreendedora podem ser obtidas por meio do número 0800 570 0800 ou pelo site cidadeempreendedora.ms.sebrae.com.br.