Para promover o desenvolvimento de Bataguassu, prefeitura oficializa parceria com o Sebrae/MS

/ / Bataguassu

Programa Cidade Empreendedora foi aderido pelo município pela segunda vez e irá promover ações voltadas para transformar a economia

Em uma cerimônia realizada nesta segunda-feira (9), na sede do Sebrae/MS, em Campo Grande, o prefeito de Baraguassu, Akira Otsubo, formalizou a parceria com a instituição para a execução do Cidade Empreendedora – programa que visa transformar a economia e promover o desenvolvimento local a partir do fortalecimento dos pequenos negócios.

Essa é a segunda vez que o município faz parte do programa e as ações dessa nova etapa já tiveram início no município no dia 18 de abril. Para o prefeito de Bataguassu, Akira Otsubo, que assinou o termo de adesão do programa Cidade Empreendedora, fica a certeza de que a atuação em parceria com o Sebrae trará geração de renda, emprego e fortalecimento econômico.

“Temos boas perspectivas com a adesão nesse plano de ação que vai ajudar no processo de fortalecimento da capacidade do município, principalmente, porque temos uma grande confiabilidade no trabalho do Sebrae. Nós precisamos de parceiros para levar desenvolvimento para a cidade”, pontuou.

Na data, o evento foi aberto pelo presidente do Conselho Deliberativo Estadual (CDE) do Sebrae/MS e presidente do Sistema Fiems, Sérgio Longen, que enfatizou a relevância do trabalho desenvolvido pelo Sebrae em parceria com as entidades do Sistema S e setor produtivo. “Cada vez mais, o Sebrae tem avançado com trabalhos nos municípios, fazendo a diferença para a retomada da nossa economia. Essa atuação com as pequenas e médias empresas é feita em parceria com o Sistema S, que compõe a base, inclusive, do nosso Conselho do Sebrae. Hoje, temos agentes em todo o Estado dando suporte para as pequenas empresas e a grande maioria desse apoio é oferecida de forma gratuita ou em parceria com as prefeituras, como é o caso do programa Cidade Empreendedora”, destacou Longen.

Com a adesão ao Cidade Empreendedora, Bataguassu passa a compor o terceiro ciclo do programa e será acompanhado pelo Sebrae/MS durante 18 meses. O trabalho é desenvolvido a partir do eixo “Cidade de Negócios”, uma estratégia voltada para alavancar o município por meio do empreendedorismo.

Outros dez municípios também fazem parte do terceiro ciclo do Cidade Empreendedora, por isso, durante a cerimônia de assinatura de contrato, estiveram presentes representantes de Água Clara, Batayporã, Bela Vista, Caarapó, Coxim, Naviraí, Nioaque, Pedro Gomes, Ponta Porã e Santa Rita do Pardo.

“Em cada município, trabalhamos em parceria com a Prefeitura Municipal e lideranças locais, como Associação Comercial e Sindicato Rural, para que juntos possamos promover o desenvolvimento. O Cidade Empreendedora atua para melhorar o ambiente de negócios de cada cidade, desburocratizar os processos, e, principalmente, para dar apoio aos empreendedores. Queremos que o empresário se fortaleça para que ele consiga melhorar o seu negócio, gerar emprego, renda, e, dessa maneira, alavancar o desenvolvimento”, ressaltou o diretor-superintendente do Sebrae/MS, Claudio Mendonça.

Dentre as iniciativas promovidas pelo Cidade Empreendedora estão a desburocratização dos processos para a abertura e alterações de empresas; incentivos às compras locais; promoção de uma cultura empreendedora e a inovação nas escolas; melhorias ou criação da Sala do Empreendedor; estímulo ao desenvolvimento empresarial; e formação de lideranças que exerçam uma gestão pública empreendedora.

Cidade Empreendedora em Bataguassu

A cerimônia de assinatura veio como uma formalização da parceria entre a prefeitura e o Sebrae/MS, pois em Bataguassu a execução do Cidade Empreendedora neste ciclo teve início no dia 18 de abril com a ação “Sebrae na sua Empresa”. Por meio da iniciativa, agentes do Sebrae/MS vão percorrer pequenos negócios do município para identificar as necessidades de cada empresário e, a partir disso, propor soluções. Mais do que levar orientação aos empresários, a visita dos agentes também tem a função de mapear a necessidade dos pequenos negócios. O levantamento deve embasar novas ações voltadas para atender esse público.

Entre os dias 25 e 28 de abril também foi realizada no município a pesquisa socioeconômica. O levantamento teve o objetivo de identificar a opinião de quem mora no munícipio sobre aspectos econômicos, sociais e de infraestrutura da cidade. Os dados coletados irão nortear construção de um plano de ação que será desenvolvido para o município pelo Sebrae, em conjunto com a Prefeitura Municipal.

Mais informações sobre o programa Cidade Empreendedora podem ser obtidas ao clicar aqui ou por meio do número 0800 570 0800.