
Documento foi elaborado por meio do programa Cidade Empreendedora e traz mais de 20 ações voltadas para alavancar a economia e impulsionar o crescimento do município
Na noite desta quarta-feira (15), foi realizado o lançamento do Plano de Desenvolvimento Econômico de Caarapó, uma entrega do Sebrae e da Prefeitura Municipal, por meio do programa Cidade Empreendedora, executado no município desde maio de 2022. De acordo com o prefeito, André Nezzi, o plano é composto por ações que irão impulsionar o crescimento do município e auxiliar a gestão pública a agir de forma mais assertiva.
“Esse documento é de fundamental importância para o nosso município, pois não adianta a nossa cidade crescer de maneira desorganizada, é necessário se desenvolver de forma ordenada e esse documento vem auxiliar a gente nesse processo. Ele foi elaborado em parceria com o Sebrae, com a nossa população, através dos segmentos, da Associação Comercial, participação da Câmara Vereadores, e traz metas para que a gente possa crescer, preparando nossos empresários, investidores, poder público e a população em geral, para um futuro promissor em Caarapó”, ressaltou o líder do executivo.
app-brazino777

Ações do Plano de Desenvolvimento Econômico foram apresentadas para a sociedade durante lançamento
Elaborado a partir de pesquisas socioeconômicas e do diálogo com lideranças locais do município, o Plano de Desenvolvimento Econômico de Caarapó é composto por 26 ações voltadas para fortalecer o comércio local através da redução da evasão de consumo; aumentar a autoestima da população e fomentar a área do turismo.
De acordo com a diretora-técnica do Sebrae/MS, Sandra Amarilha, essa é mais uma entrega do programa Cidade Empreendedora para o município e, com esse trabalho junto à prefeitura, a instituição se faz presente para auxiliar a integrar representantes de diversos segmentos da sociedade e promover a transformação de Caarapó.
“Neste plano está contido o rumo para o desenvolvimento de Caarapó construído a várias mãos. Não é algo que o Sebrae faz e não é somente a vontade da prefeitura, o documento foi elaborado com base em estudos a respeito dos potenciais do município e com a participação social. Então, empresários e a sociedade civil organizada foram inclusos desse processo, construindo as principais ações para atingir a melhoria e o crescimento do município. Todos somos responsáveis pelas iniciativas que compõem o plano e apenas com o esforço conjunto, cada um fazendo a sua parte, é que nós atingiremos esse objetivo”, destacou Amarilha.

Sandra Amarilha, diretora-técnica do Sebrae/MS, ao lado do prefeito de Caarapó, André Nezzi
As ações elencadas no plano também irão nortear a execução do programa Cidade Empreendedora no município, que é executado a partir do eixo competitivo “Cidade de Negócios”. A vertente foi escolhida pela administração pública e é voltada para alavancar o desenvolvimento por meio do empreendedorismo. Segundo o secretário municipal de Agricultura e Desenvolvimento Econômico, Aldecir Roberto Fernandes, esse trabalho irá fortalecer, principalmente, os pequenos empreendedores tanto do campo quanto da cidade.
global-bet-777
“Todas as ações do plano são de grande importância, mas considero aquelas voltadas para apoiar os empreendedores como fundamentais. Uma delas é voltada para promover a aproximação de empreendedores a linhas de crédito com a criação de uma ponte entre os nossos empresários e as instituições financeiras para que eles possam ter recursos e melhorar o negócio. A outra ação de destaque é a criação de um escritório de licitações como uma estratégia de melhorar o acesso dos pequenos negócios locais aos editais de licitação e ajudá-los a se tornar aptos a participar dos pregões. Com isso, a gente consegue fazer com que o pequeno negócio tenha mais renda, gere emprego e promova o crescimento da economia”, pontuou o secretário.
161bet
Mais informações sobre o programa Cidade Empreendedora, oferecido pelo Sebrae/MS, podem ser obtidas por meio do número 0800 570 0800 ou pelo site cidadeempreendedora.ms.sebrae.com.br.