Lançado pelo Sebrae e Prefeitura Municipal, documento foi elaborado por meio do programa Cidade Empreendedora
Na noite dessa quinta-feira (9), o Sebrae/MS e a Prefeitura Municipal de Maracaju lançaram o Plano de Desenvolvimento Econômico (PDE) para a cidade que inclui ações de melhorias voltadas para impulsionar o desenvolvimento do município. A iniciativa foi desenvolvida a partir do segundo ciclo do programa Cidade Empreendedora que é executado em Maracaju desde março deste ano.
De acordo com o prefeito, Marcos Calderan, o novo plano irá auxiliar o município a se preparar para o futuro. “O programa Cidade Empreendedora traz um conjunto muito interessante de inciativas que irá nos ajudar a promover o desenvolvimento efetivo. Nosso município sempre foi pujante, forte no agronegócio, e agora tem grandes oportunidades por estar em uma localização estratégica, diante da Rota Bioceânica e da ferrovia Ferroeste, o programa nos ajuda a enxergar novas possibilidades e a preparar o nosso município para o que está por vir”, enfatizou o prefeito.
O Plano de Desenvolvimento Econômico de Maracaju é composto por 17 ações voltadas para transformar o desemprego em empreendedorismo, aumentar a autoestima da população e fazer com que os moradores adquiram mais produtos dos comerciantes locais, além de trazer também iniciativas para fortalecer os produtores da agricultura familiar. Na data, o documento foi apresentado ao público pelo secretário de Desenvolvimento Econômico e Meio Ambiente, Agadir Mossmann, que ressaltou o fato de as ações terem sido elencadas de forma colaborativa.
“O plano foi construído junto com as lideranças do município, como Sindicato Rural e Associação Empresarial, e com a equipe da prefeitura. Além desse diálogo, também foi feito um diagnóstico da cidade pelo Sebrae, a partir de pesquisas feitas com a população. Esse é um plano muito importante com diversas ações que serão trabalhadas. Hoje Maracaju é uma cidade estrategicamente bem localizada, futuramente serão instaladas diversas empresas aqui e a população e o comércio local tem que estar preparados para o futuro e as novas oportunidades que surgirão, então, pensando nisso, a prefeitura de Maracaju fez essa parceria com o Sebrae por meio do Cidade Empreendedora”, pontuou o secretário.
As ações elencadas no plano irão nortear a execução do segundo ciclo do programa Cidade Empreendedora no município, que é executado a partir do eixo competitivo “Cidade de Negócios”. A vertente foi escolhida pela administração pública e envolve análises e entregas estratégicas para alavancar o desenvolvimento por meio do empreendedorismo.
Segundo o diretor de Operações do Sebrae/MS, Tito Estanqueiro, a parceria com a prefeitura tem possibilitado que a instituição trabalhe em diversas vertentes para fortalecer os pequenos negócios e auxiliar na transformação de Maracaju e o Plano de Desenvolvimento Econômico é mais uma entrega que tem esse propósito. Tito também enfatizou a importância do envolvimento do município como um todo para o sucesso das ações apresentadas.
“As iniciativas que compõem o plano são essenciais para promover o desenvolvimento de Maracaju e é muito importante que a sociedade se engaje nesse processo, acredite na proposta apresentada e que cada um, com o seu protagonismo, possa possibilitar a mudança. Trouxemos para o município as melhores soluções que vão ao encontro não só da geração de emprego e renda, mas também da melhoria da qualidade de vida da população. Queremos ajudar a transformar Maracaju em uma cidade mais saudável, dinâmica e em um município do qual a população sinta, ainda mais, orgulho de pertencer. O Sebrae está ao lado de vocês nessa caminhada. Deixo a todos os maracajuenses o nosso muito obrigado pela oportunidade de ajudar na transformação desse território favorável ao desenvolvimento”, ressaltou Tito.
Com medidas de biossegurança, o evento foi realizado na Câmara Municipal de Maracaju e transmitido, ao vivo, por meio da página da prefeitura no Facebook. Também estiveram presentes no lançamento os conselheiros do Conselho Deliberativo Estadual (CDE) do Sebrae/MS, Fernando Ribeiro Martins, presidente em exercício da Associação das Microempresas e Empresas de Pequeno Porte do Estado de Mato Grosso do Sul (AMEMS), e Nilson dos Santos, presidente da Associação Comercial e Empresarial de Dourados (ACED), além de outras lideranças locais.
Para mais informações a respeito do programa Cidade Empreendedora, entre em contato com o Sebrae/MS por meio do número 0800 570 0800.