Por fomentar o empreendedorismo, escolas municipais de Chapadão do Sul são homenageadas pelo Sebrae/MS

/ / Chapadão do Sul

Chancela de Educação Empreendedora foi concedida para instituições de ensino da Rede Municipal por reconhecimento ao trabalho realizado na formação de jovens empreendedores

Como forma de reconhecer o trabalho desenvolvido por escolas municipais de Chapadão do Sul no âmbito da formação de jovens empreendedores, o Sebrae/MS concede às instituições de ensino a Chancela Educação Empreendedora. Nesta terça-feira (4) e quarta-feira (5), sete unidades escolares foram presenteadas com uma placa que destaca o alto grau de implementação de metodologias voltadas para o empreendedorismo.

De acordo com o Centro Sebrae de Referência em Educação Empreendedora (CER), o índice atingido pelas Escolas Municipais Aroeira e Integral Semear foi de 98%, enquanto a Escola Municipal Carlos Drummond de Andrade alcançou 97%. Já a Escola Municipal Pedra Branca atingiu o índice de 93%, a Ribeirão Polo 89%, a Érico Veríssimo 84% e a Cecilia Meireles 82%. Em todos os casos, o resultado obtido pelas unidades escolares foi superior à média exigida para instituições avançadas que, atualmente, é de 79%.

O descerramento da placa foi feito na sede de cada escola municipal e contou com a presença de pais e alunos, além de representantes da Prefeitura Municipal, como o secretário de Educação e Cultura de Chapadão do Sul, Guerino Perius. “A rede municipal de Chapadão do Sul se sente muito lisonjeada e, realmente, agradece a todo o empenho e parceria da equipe do Sebrae. Realmente , esse trabalho nos trouxe novos horizontes, conquistas e planejamentos”. Perius também ressaltou a característica empreendedora da cidade e a importância de buscar oportunidades para os jovens no mercado de trabalho. “Todo o Sistema S, mas principalmente o Sebrae, somos muito parceiros e esperamos que a gente possa desenvolver várias ações durante 2023”, concluiu o secretário.

A Escola Municipal Integral Semear foi uma das instituições que se destacou pelo seu comprometimento em despertar o espírito empreendedor em seus alunos, resultando em uma nota satisfatória para receber a chancela. A diretora da escola, Josiana Barbosa, disse que o reconhecimento do Sebrae veio como resultado do empenho dos profissionais da educação em estimular o espírito empreendedor nos alunos desde cedo.

“É gratificante para nós saber que nossa escola tem a visão de despertar o espírito empreendedor em todo o processo do ensino fundamental. Mesmo sendo uma escola criada há apenas um ano, conseguimos alcançar uma nota satisfatória para recebermos essa chancela. Receber essa conquista enche-nos de satisfação, alegria e felicidade como equipe e como representantes da comunidade de Chapadão do Sul”, afirmou a diretora Josiana.

Nas sete instituições de ensino premiadas, o trabalho realizado no âmbito do empreendedorismo teve início em 2018 com a chegada do programa Cidade Empreendedora em Chapadão do Sul, realizado pelo Sebrae/MS em parceria com a Prefeitura Municipal. Um dos principais eixos da iniciativa é o Educação e, por meio dele, os professores foram capacitados para aplicação da metodologia Jovens Empreendedores Primeiros Passos (JEPP), voltada para estudantes do 1º ao 9º ano do Ensino Fundamental. Além do JEPP, outras soluções com o foco no empreendedorismo, como palestras e capacitações, também foram oferecidas pelo Sebrae para o município.

Segundo a gestora estadual do programa Educação Empreendedora, Priscila Veloso, a Chancela de Educação Empreendedora foi concedida pelo Sebrae às escolas, por meio do Radar Educação Empreendedora. A ferramenta classificou as instituições de ensino em relação ao grau de ambiência favorável para a implementação das metodologias a partir do preenchimento de um formulário.

“As escolas participantes inseriram informações sobre as iniciativas e projetos desenvolvidos e, a partir disso, o radar mediu o envolvimento dos atores e aspectos como a cultura, estrutura, recursos e políticas públicas. As sete escolas municipais de Chapadão do Sul se destacaram em relação à pontuação e, por isso, foram contempladas com a honraria”, esclareceu Priscila.

Mais do que receber a placa, o reconhecimento permitiu que a escola pudesse compartilhar as boas práticas com outras instituições de ensino. As ações desenvolvidas estão disponibilizadas no site do Centro Sebrae de Referência em Educação Empreendedora na aba “CER Histórias”.

Palestra “Super competências empreendedoras”

O Sebrae/MS também ofereceu para estudantes das sete escolas premiadas, a palestra “Super competências empreendedoras” com a proposta de trabalhar com as crianças e adolescentes características positivas como comunicação, bom relacionamento, organização e planejamento. Mais do que garantir que uma pessoa se destaque no mundo do empreendedorismo, o desenvolvimento de habilidades deste tipo também é fundamental para que o estudante siga a carreira que desejar no futuro.

Mais informações sobre o programa Educação Empreendedora podem ser obtidas por meio do número 0800 570 0800 ou pelo e-mail educacaoempreendedora@ms.sebrae.com.br. Já para saber mais sobre o programa Cidade Empreendedora, acesse o site cidadeempreendedora.ms.sebrae.com.br.