Por meio de oficina, servidores municipais tiveram acesso a ferramentas para prover celeridade aos processos de compras públicas
O Sebrae/MS promoveu em Deodápolis, na quinta-feira (29), a oficina “Compras públicas e os benefícios para o desenvolvimento local”. A capacitação foi voltada para os servidores públicos do município com o intuito de tornar os processos de aquisição de produtos e contratação de serviços, pela prefeitura, mais célere e eficiente. A oficina integra as ações do eixo “Compras Públicas” do programa Cidade Empreendedora, executado em Deodápolis por meio de uma parceria entre Sebrae e Prefeitura Municipal.
Dentro da temática tratada no encontro, foram abordadas estratégias que podem ser adotadas pela prefeitura para impulsionar o crescimento da cidade através das compras realizadas pelo município. Uma delas é dar prioridade aos pequenos negócios locais nos editais de licitação. Segundo o coordenador do eixo Compras Públicas do Sebrae/MS, Marcus Rodrigo Faria, a oficina vem como um primeiro passo para o início das ações que serão promovidas por meio dessa vertente do programa Cidade Empreendedora.
“Vamos elaborar um plano de trabalho em conjunto com a administração pública para melhorar o segmento no município. Queremos ajudar os servidores a otimizar os processos licitatórios, além de ajudá-los a priorizar os pequenos negócios nos editais de licitação, oferecendo mais chances de ganharem o pregão. Ao contratar uma empresa local, a prefeitura faz com que o investimento fique na cidade, contribuindo para o aumento de emprego e renda no município, promovendo o desenvolvimento”, destacou Marcus.
Durante a execução do programa Cidade Empreendedora no município, por meio do eixo “Compras Públicas”, os consultores vão trabalhar junto a prefeitura para viabilizar a aplicabilidade da legislação, além de construir, em parceria com os funcionários, uma melhoria no processo de licitação com a proposta de torná-lo mais célere e eficiente. Também estão previstas ações de conscientização dos empreendedores locais para que eles passem a compreender as vantagens de fornecer produtos ao município e tenham interesse em participar das licitações.
Junto com o trabalho desenvolvido na área urbana, o eixo “Compras Públicas” possui outra linha de atuação com o foco no âmbito rural, em que são feitas ações junto a agricultura familiar para que os produtores consigam fornecer alimentos a prefeitura por meio do Programa Nacional de Alimentação Escolar (PNAE) e do Programa Alimenta Brasil (PAB).
Mais informações sobre o programa Cidade Empreendedora podem ser obtidas por meio do número 0800 570 0800 ou pelo site cidadeempreendedora.ms.sebrae.com.br.