Município garantiu o primeiro lugar na categoria mais concorrida da 12ª edição do prêmio com projeto voltado à inclusão produtiva
Em cerimônia realizada pelo Sebrae, em Brasília, na noite dessa terça-feira (11), Porto Murtinho esteve entre os municípios do país reconhecidos pela etapa nacional do 12º Prêmio Sebrae Prefeitura Empreendedora. A cidade de Mato Grosso do Sul garantiu o primeiro lugar na categoria “Inclusão produtiva” – a mais concorrida desta edição que teve 402 iniciativas inscritas – com o projeto “Porto Murtinho na Rota”.
Na data, representando o município, o prefeito, Nelson Cintra, recebeu o troféu. De acordo com o líder do executivo, a premiação é resultado de um trabalho feito pela administração municipal como um todo. “Esse prêmio é da nossa cidade, agradeço toda a equipe da prefeitura que se empenhou e dedico essa premiação para todos os murtinhenses. Agradeço ao Sebrae por estar nos premiando com o reconhecimento do nosso trabalho, principalmente, porque acredito que esse projeto pode incentivar muitos outros municípios a implementarem ações de inclusão produtiva e fomento ao empreendedorismo”, destacou Cintra.
Com a premiação de Porto Murtinho, essa é a sexta edição consecutiva do Prêmio Sebrae Prefeitura Empreendedora em que Mato Grosso do Sul possui projetos desenvolvidos reconhecidos em âmbito nacional, o que coloca o Estado como o único do país conquistar essa quantidade de prêmios. Segundo o diretor-superintendente do Sebrae/MS, Claudio Mendonça, isso destaca o comprometimento das administrações municipais no fomento ao empreendedorismo e fortalecimento do comércio local, além de apontar que o trabalho desenvolvido pelo Sebrae no Estado está no caminho certo.
“A maioria das prefeituras que tem se destacado no prêmio é acompanhada por nós, por meio do programa Cidade Empreendedora, onde possibilitamos a inclusão produtiva e o fortalecimento dos pequenos negócios, gerando renda e emprego para a população. O resultado desse trabalho feito nos municípios é o que traz para Mato Grosso do Sul o reconhecimento nacional e impacta positivamente no desenvolvimento do Estado como um todo”, destacou Mendonça.
O reflexo dessa atuação pôde ser visto na etapa estadual da 12ª edição do Prêmio quando todos os municípios premiados tiveram, em comum, a participação no programa Cidade Empreendedora. Juntamente com Porto Murtinho, essas cidades também representaram Mato Grosso do Sul, na fase nacional realizada nessa terça-feira (11): Brasilândia, Chapadão do Sul, Costa Rica, Coxim, Nova Alvorada do Sul, Rio Brilhante, Rio Verde de Mato Grosso e São Gabriel do Oeste. No total, Mato Grosso do Sul teve 31 municípios participantes com 40 projetos inscritos nesta edição do prêmio.
A cerimônia de premiação nacional reuniu centenas de prefeitos, parlamentares e autoridades para reconhecer gestores públicos que investem no empreendedorismo, na competitividade dos pequenos negócios e na modernização da gestão pública local. Ao todo, 240 projetos divididos em 10 categorias disputaram a grande final do prêmio em 2024, após a etapa estadual realizada em todas as Unidades da Federação.
Conheça o projeto de Porto Murtinho
O projeto “Porto Murtinho na Rota” envolveu 14 ações, executadas com o apoio do Sebrae, por meio do Cidade Empreendedora, voltadas para gerar renda para a população, seja por meio da recolocação no mercado de trabalho ou pelo empreendedorismo. Mulheres em situação de vulnerabilidade social e jovens em busca de emprego fizeram parte do público atendido, além disso, uma ação de fomento de autogestão foi realizada com comunidades indígenas.
Por meio desse trabalho, a Sala do Empreendedor ofereceu atendimentos direcionados e fez iniciativas para formalização de microempreendedores individuais. Nesse contexto, a prefeitura também melhorou a infraestrutura dos prédios utilizados para aprimorar a qualidade do serviço prestado à população.
Mais informações sobre o Prêmio Sebrae Prefeitura Empreendedora podem ser obtidas por meio da Central de Relacionamento do Sebrae no número 0800 570 0800.