O prefeito de Maracaju Maurílio Ferreira Azambuja recebeu, na manhã desta quarta-feira (24/04), na sede do Sebrae em Campo Grande, o Prêmio Prefeito Empreendedor na categoria Pequenos Negócios no Campo com o projeto “Maracaju Forte no Campo”. Os vencedores participam automaticamente da etapa nacional, que terá sua premiação no dia 05 de junho em Brasília-DF.
Para o prefeito, o resultado do projeto vai muito além do prêmio. “Conseguimos resgatar a autoestima das pessoas. Começamos com 20 e hoje temos 70 pessoas incluídas nas ações. Preparamos os cidadãos para o futuro e resolvemos um problema social, de falta de emprego e renda”, afirmou.
Maurílio Azambuja ressaltou que por meio das parcerias com o Sebrae, o município ajudou a comunidade quilombola com técnicas de plantio, colheita e a inserção no mercado. “Só a prefeitura compra da merenda escolar pelo menos R$ 630 mil reais”, disse.
O presidente do Conselho Deliberativo Estadual do Sebrae e da Fiems, Sérgio Longen, afirmou que colocar em prática projetos que trazem resultados práticos e satisfatórios ao município estimula o ambiente para a criação e evolução dos negócios. “É fundamental a união entre o setor público e as federações para que possamos trazer maior facilidade ao setor empresarial, especialmente aos pequenos negócios, gerando oportunidades e renda, profissionalizando as pessoas e reduzindo assim o tamanho da máquina pública”, falou.
Para o superintendente do Sebrae/MS, Claudio Mendonça, a visão empreendedora na esfera pública é fundamental para que o Sebrae atue em parceria com os gestores e desenvolva as potencialidades de cada região. “Nosso grande propósito é o sucesso dos pequenos negócios e, quando a prefeitura cria esse ambiente favorável, a gente consegue isso com uma maior possibilidade de acerto”.
O Secretário de Estado de Meio Ambiente, Desenvolvimento Econômico, Produção e Agricultura Familiar, Jaime Verruck, também participou da cerimônia e disse que o prêmio permite que os prefeitos mostrem aquilo que está na fronteira do conhecimento, da inovação e do empreendedorismo. “Ele também traz a possibilidade de outros prefeitos, que não participaram do projeto, de conhecer casos de sucesso e isso já cria um caminho para que os demais municípios possam implantar essas iniciativas bem-sucedidas”, pontuou.
Cidade Empreendedora
Durante o Programa Cidade Empreendedora, desenvolvido pelo Sebrae/MS junto a Prefeitura de Chapadão do Sul, dentro do eixo Liderança Empreendedora, o Prefeito recebe consultoria para auxílio da redação das boas práticas do município e inserção no sistema para inscrição na premiação do Prefeito Empreendedor.
Nesse contexto, as ações buscam o avanço da capacidade transformadora das lideranças, qualificando e integrando as lideranças municipais vinculadas à promoção do desenvolvimento, visando o planejamento de coordenação das ações municipais, inclusive incrementando a promoção de novas oportunidades para empresários e empreendedores.
Os interessados em conhecer mais sobre a metodologia do programa Cidade Empreendedora e detalhes sobre os trabalhos realizados em Mato Grosso do Sul entre em contato com a Central de Relacionamento do Sebrae no telefone 0800 570 0800 ou pelo site: https://cidadeempreendedora.ms.sebrae.com.br/
Por: Nayara Tiago