Prefeitura e lideranças de Maracaju definem ações para o Plano de Desenvolvimento Econômico

/ / Maracaju

Documento elaborado, em parceria com o Sebrae, vai nortear a execução do programa na cidade

Representantes da Prefeitura Municipal de Maracaju e lideranças locais do município, como membros da Associação Empresarial e do Sindicato Rural, participaram de uma reunião híbrida com o Sebrae/MS, nesta sexta-feira (28), para estabelecer ações de melhorias para a cidade.

Segundo a gerente do Sebrae/MS, responsável pela região Sul, Vanessa Pereira Reis, o encontro foi restrito aos convidados e seguiu as medidas de biossegurança exigidas pelo decreto municipal que está em vigor em Maracaju. “Os 25 participantes foram divididos em cinco grupos e cada um foi alocado em um espaço diferente para evitar aglomeração. De forma remota, por meio de videoconferência, os grupos puderam interagir e todos contribuíram para que as ações voltadas para desenvolver a cidade fossem definidas”, ressaltou Vanessa.

Como parte do programa Cidade Empreendedora, aderido pela prefeitura pela segunda vez neste ano, a reunião consistiu na Oficina de Planejamento Participativo (OPP) que propõe, a partir do diálogo com os interlocutores do município e das análises de pesquisas socioeconômicas feitas pelo Sebrae, a elaboração de um Plano de Desenvolvimento Econômico (PDE) para a cidade. Neste segundo ciclo, o documento vai nortear a execução do Cidade Empreendedora em Maracaju.

De acordo com o prefeito, Marcos Calderan, a reunião teve uma grande representatividade e foi bastante produtiva. “Essa oficina de planejamento envolveu empresários e representantes de vários setores da economia, como os bancos, pessoal do Sindicato Rural, que faz parte do agronegócio e é um setor bem forte aqui em Maracaju, e nós elencamos quais são atividades importantes a serem realizadas aqui, no próximo um ano e meio, por meio deste trabalho feito em parceria com o Sebrae/MS”, expôs o gestor.

O prefeito também pontuou as ações mais relevantes para o município que foram definidas pelos grupos durante a oficina. “Uma das prioridades elencadas foi a nossa feira voltada para a comercialização de produtos da agricultura familiar, a Secretaria de Desenvolvimento já vem atuando para revitalizá-la e a ação vai nos ajudar a desenvolver melhor esse trabalho. Além disso a parte do treinamento e capacitação técnica, especialmente dos nossos comerciantes, também foi algo considerado importante. As pesquisas feitas pelo Sebrae indicaram uma evasão muito grande de consumo e a gente acredita que isso vai nos ajudar a fortalecer a nossa economia local”, esclareceu Calderan.

Segundo a consultora do Sebrae/MS, Aline Casquet, responsável por ministrar oficina, outras iniciativas também foram selecionadas para serem aplicadas em Maracaju, principalmente, nas áreas de turismo rural e cultura. “As ações vêm de encontro com as necessidades identificadas no município através de pesquisas e entrevistas, agora vem o momento de implantar as ações e o envolvimento de todos será fundamental para atingir resultado”, explicou a consultora.

Os pontos elencados como importantes pelos interlocutores do município durante a oficina resultaram em um relatório que vai ser analisado por técnicos do Sebrae e, a partir dele, vai ser feito o Plano de Desenvolvimento Econômico para Maracaju. O documento será entregue a gestão municipal posteriormente, quando vai ser elaborado um cronograma de execução das ações.

Mais informações sobre o programa Cidade Empreendedora podem ser obtidas por meio do número 0800 570 0800.