Após percorrer 17 cidades de Mato Grosso do Sul durante os últimos dois meses, a turnê do evento “Professor Transformador”, realizada pelo Sebrae/MS, por meio do programa Cidade Empreendedora, encerrou-se na noite dessa quinta-feira (5), com uma edição da iniciativa em Dourados. O evento foi realizado em parceria com a Prefeitura Municipal, no Centro de Convenções, e proporcionou ao público a palestra “A educação transformadora e as cidades”, ministrada por Edgar Andrade, criador do Canal Maker e co-fundador e ex-sócio da Mr. Plot, empresa criadora do Mundo Bita.
Representando o prefeito Alan Guedes, o secretário municipal de Desenvolvimento Econômico de Dourados, Cleriston Recalcatti, afirmou que diante de uma Rede Municipal de Ensino com 34 mil estudantes, as reflexões sobre inovação trazidas pela palestra foram muito relevantes. “Incentivos como os deste evento são importantíssimos para trazerem novas visões para as estratégias que implementamos, que já são muito boas, mas que podem ser aperfeiçoadas. Compartilho com vocês as palavras da secretária municipal de Educação, Ana Paula Benitez Fernandes, de que não estamos passando por uma melhoria, mas realmente por uma transformação na educação municipal, por meio de várias evoluções que tivemos nos últimos anos. Então esperamos que possamos sair daqui um pouquinho mais transformados do que quando chegamos”, destacou o secretário.
Para a gestora estadual do programa Educação Empreendedora do Sebrae/MS, Priscila Veloso, essa é mais uma iniciativa desenvolvida para contribuir com a qualificação docente no município. Desde 2021, o Sebrae tem atuado, por meio do Cidade Empreendedora, com a proposta de apoiar na formação dos professores para estimular a adoção de boas práticas e fomentar o empreendedorismo nas escolas. “Mais uma vez quisemos trazer aos professores novas informações para que eles possam criar experiências de aprendizagem mais dinâmicas e envolventes para os estudantes, de modo a proporcionar não só o desenvolvimento das crianças, mas também o envolvimento da comunidade escolar, com a proposta de gerar transformação e impactar positivamente no território onde vivem”, enfatizou Priscila.
A palestra trouxe para o público a abordagem de temáticas como a superação do medo de errar para criar ambientes inovadores em sala de aula; a conexão entre ambientes de inovação e o futuro das cidades; bem como a preparação dos estudantes para profissões do futuro. Na data, o palestrante Edgar Andrade, também trouxe uma reflexão sobre o processo de mudança e a necessidade de fazê-lo enquanto profissional, para que dessa maneira possa transformar o contexto em que está inserido.
“É necessário pensar primeiro na nossa transformação e só então refletir sobre como podemos mudar a vida dos outros. Acredito que a gente precisa redesenhar o mundo para que possamos sobreviver nele e os professores são fundamentais nesse processo. A escola é um importante instrumento de conexão das cidades e dos negócios com o futuro, então, é preciso criar ambientes e experiências que estimulem a inovação e a resolução de problemas presentes na sociedade. Meu papel nessa palestra é promover essa reflexão e fazer provocações para que as pessoas se sintam instigadas a fazer as coisas de um modo diferente”, pontuou Edgar.
Além de Dourados, o evento “Professor Transformador” foi levado para 17 municípios de Mato Grosso do Sul, por meio do programa Cidade Empreendedora: Amambai, Bandeirantes, Camapuã, Chapadão do Sul, Costa Rica, Inocência, Jaraguari, Jardim, Maracaju, Nova Alvorada do Sul, Nova Andradina, Porto Murtinho, Ribas do Rio Pardo, Rio Brilhante, Rio Verde de Mato Grosso, Sonora e Terenos.
Profissionais de Dourados aprovam
Os exemplos das estratégias apresentadas pelo palestrante mostraram a viabilidade da implementação de métodos de ensino inovadores em sala de aula, independente da estrutura tecnológica disponível. Já que diante do cenário de frequentes mudanças, para preparar os alunos para as profissões do futuro, o desenvolvimento de determinadas habilidades nos estudantes seria primordial, mais do que o contato com novos equipamentos em si. Entre essas habilidades estariam o trabalho em equipe, o compartilhamento, a criatividade e a adaptabilidade.
Essa abordagem fez muito sentido em face do que é vivido pela professora Andréia Regina Pereira de Souza, que atua na Educação Especial do Centro de Educação Infantil Municipal (CEIM) Maria de Lourdes Silva, localizado no bairro Altos do Indaiá. “Muitas coisas do que ele falou acontecem no nosso dia a dia. Na nossa profissão, especialmente por eu ser professora da Educação Especial, a necessidade é de inovação todo dia, porque cada aluno é único e demanda uma atividade diferente. Sempre precisamos renovar as atividades, olhar para uma criança e pensar qual é melhor, qual pode funcionar e dar certo. Eu amo muito o que eu faço”, explicou Andréia Regina.
Assim, o problema apontado pelo palestrante Edgar Andrade de um mesmo plano de aula ser aplicado repetidamente por vários anos não é o que ocorre com Andréia Regina e nem com a colega Talyne Pinheiro, que também é professora na Educação Especial do CEIM Maria de Lourdes Silva. Pedagoga e professora de Educação Física, Talyne saiu inspirada do evento, porque tem como prática a criação de atividades que entrelaçam suas áreas de conhecimento. “Tudo na palestra me chamou a atenção, porque eu gosto muito de usar da criatividade, propor novidades, aplicar outras formas de fazer os exercícios, encaixando todas as minhas áreas. O que ele falou me fez pensar em várias oportunidades. Tive muitas ideias”, contou a professora.
Mais informações sobre o programa Cidade Empreendedora podem ser obtidas pelo número 0800 570 0800 ou por meio do site cidadeempreendedora.ms.sebrae.com.br.